Mestrado em Filosofia

Solicite informação sem compromisso UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Filosofia - Presencial - Recife - Pernambuco

  • Conteúdo

    O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco (PPGFIL – UNICAP) apresenta-se como um espaço acadêmico destinado a atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre temas e problemas da Filosofia. Trata-se, na verdade, de um mestrado acadêmico que tem como principal objetivo fornecer um ambiente de problematização, discussão, aprofundamento e produção de conhecimento e formação científica em Filosofia e de sua relação com áreas afins.

    Para tanto, o PPGFIL - UNICAP pretende unir as especificidade que caracterizam o saber filosófico, por um lado, com a enorme diversidade de conteúdos e campos do saber humano em geral, por outro, visando fomentar e enfatiza a interdisciplinaridade do conhecimento especializado, e formar pesquisadores e professores capazes de protagonizar uma reflexão mais profunda e precisa das temáticas que qualificam a área de concentração do programa.

    No cumprimento dessa sua proposta, o PPGFIL – UNICAP não só promove como também solidifica cada vez mais a prática da pesquisa acadêmica em Filosofia na UNICAP, uma vez que mobilizará um conjunto de fatores que proporcionarão o fortalecimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, sobretudo através da realização de eventos científicos, da criação e consolidação de grupos de estudo e de pesquisa, e da paulatina, mas progressiva, iniciativa de internacionalização do Programa.

    Área de concentração

    A área de concentração do PPGFIL, intitulada “Filosofia, Ética e Linguagem”, compreende, por meio da articulação de contribuições das diversas áreas filosóficas e através de ações interdisciplinares, dois campos específicos de investigação: (1) o estudo do agir ético, do comportamento moral e da sua relação com os valores que permeiam a existência humana, e (2) os principais desdobramentos filosóficos da linguagem e da práticas humanas a elas associadas. Nomeadamente, as linhas de pesquisa desta área englobam estudos relacionados aos diversos aspecto e elementos que caracterizam e fundamentam o entendimento filosófico dos seres humanos como agentes linguísticos e éticos, sobretudo os temas clássicos que caracterizam cada um desses campos do saber humano. Nesse sentido, o programa prevê disciplinas que priorizam solidificar e fomentar a compreensão dos principais conceitos que permeiam as questões envolvidas nesses profícuos campos filosóficos.

Outro curso relacionado com filosofia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |