Home>Mestrado>Odontologia>Ribeirão Preto>Mestrado em Odontologia - Ribeirão Preto - São Paulo
 

Mestrado em Odontologia

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Mestrado
Loading...

Solicite informação sem compromisso
UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto

Mestrado em Odontologia - Ribeirão Preto - São Paulo

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto:
Foto UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Brasil Centro
Foto UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Brasil Centro
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Centro UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto São Paulo
Foto Centro UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto
UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Brasil Centro
Foto UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Brasil Centro
Centro UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto Brasil

Análise da Educaedu

Mônica Almeida
Mestrado em Odontologia
  • Modalidade

    O mestrado em Odontologia é presencialmente cursado na instituição.

  • Duração

    A informação não está disponível.

  • Certificado Oficial

    O aluno terá um certificado de Mestre em Odontologia.

  • Considerações

    O objetivo da UNAERP é especializar o profissional da área para que se torne um pesquisador científico devidamente qualificado, com conhecimento das demandas sociais no que se refere à saúde.

  • Preço do Curso

    Consultar.

  • Dirigido a

    Odontólogos graduados que queiram se especializar.

  • Área de atuação

    O mercado de trabalho do especialista é bastante requisitado e está sempre em alta, como exemplo: pesquisas em universidades, a Odontologia Legal (perícia) em Institutos como o IML.

  • Salário estimado

    O salário é de acordo com a especialização. Para este profissional o saldo pode ser de R$ 5000.

Gostaria de saber mais sobre esse curso?

Mestrado em Odontologia - Ribeirão Preto - São Paulo Comentários sobre Mestrado em Odontologia - Ribeirão Preto - São Paulo
Objetivos:
Formação de recursos humanos diferenciados, com vistas ao ensino, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico do país.
Dirigido a:
Cirurgião dentista
Diploma:
Mestre em Odintologia
Conteúdo:

Didática Aplicada a Odontologia

Para proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre a atividade docente na Universidade, elaborando um quadro de referência para a compreensão e sistematização da prática do ensino. Fundamentos teóricos do processo de ensino-aprendizagem na Universidade; Planejamento de ensino: conceito e tipos de plano (curricular, de disciplina, de unidade e de aula), fundamentos lógicos do plano de ensino; componentes básicos; Os objetivos de ensino, dos domínios cognitivo, afetivo e motor, classificação e critério de operacionalização; O conteúdo programático: critérios de seleção e organização seqüencial; a integração dos conteúdos; Os métodos de ensino: individualizados e socializados (pequenos e grandes grupos), mais comuns na Universidade; A avaliação do desempenho acadêmico: conceito, formas e instrumentos de avaliação de aprendizagem.

Informática Aplicada à Odontologia

Pesquisar, desenvolver e difundir o uso de sistemas interativos e de diversas abordagens na representação e na estruturação do conhecimento aplicadas ao processo educacional; Assim sendo o objetivo é que o computador seja compreendido como uma nova tecnologia educacional e, por isso, a ênfase do nosso trabalho é explorar os aspectos comunicativos e interativos do computador; Partindo desses pressupostos, procuramos desenvolver o ensino de forma a cobrir paralelamente os aspectos teórico-conceituais e práticos da informática educativa; Assim pode-se desenvolver e testar metodologias e instrumentos para a construção de programas educacionais interativos, integrando as tecnologias da informática ao conhecimento do processo educativo e desenvolver materiais educativos informatizados e ambientes integrados para o ensino

Metodologia da Pesquisa Científica

Instrumentos metodológicos básicos, técnicas e conceitos para as tarefas que impliquem investigação de caráter científico. Os pós-graduandos aprenderão a utilizar o instrumental metodológico básico para a pesquisa, levando-os a conhecer e a empregar a normalização da documentação científica.

Estatística Aplicada à Odontologia

Conhecimentos básicos; Planejamento prévio da pesquisa; Variáveis e fatores da variação; Significância estatística; Organização dos dados - montagem de tabelas; Distribuição normal e não normal; Escolha correta do teste estatístico; Testes de anormalidade e homogeneidade; Dados vinculados e independentes; Testes estatísticos paramétricos; Testes estatísticos não paramétricos; Testes de correlação; Interpretação dos resultados dos testes; Utilização do programa GMC para estatística. Dar condições aos pesquisadores de realizar análise estatística de seus próprios trabalhos, bem como interpretar e criticar resultados obtidos por outros pesquisadores.

Fitoterapia Aplicada à Odontologia

Plantas medicinais; Produção de metabólitos secundários; Produção de compostos biotativos em cultura de tecidos; Obtenção de fitofármacos; Controle de qualidade de fitofármacos; Atividades farmacológicas das plantas medicinais; Correlação estrutura-atividade; toxicidade. Nessa disciplina os alunos poderão desenvolver a capacidade de aprender a pesquisar, utilizando metodologias que podem ser aplicadas para o desenvolvimento científico da endodontia. Essa disciplina dará subsídio para o fortalecimento da linha de pesquisa de fitoterapia relacionada à endodontia.

Psicologia Aplicada à Odontologia

Criar condições para o aluno refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem, fundamentado em princípios de diferentes teorias de aprendizagem para o uso de tecnologias de ensino. Nessa fase o pós-graduando irá fortalecer os conceitos envolvidos com o aprender ensinar.

Análise Crítica dos Apectos Anatômicos de Interesse Endodôntico

Atualizar os pós-graduandos quanto as variações da anatomia interna dos dentes humanos, bem como, ensiná-los atualizar métodos de pesquisa tanto laboratoriais quanto clínicos. Anatomia interna de cada série de dentes humanos, levando em consideração as origens raciais dos pacientes; Estudo da anatomia radiográfica procurando as diferenças existentes entre os povos de origem caucasiana e mongólica; Método de descalcificação: preparo das soluções ácidas utilizadas nos processos de descalcificação - ácido nítrico; ácido clorídrico; ácido fórmico/citrato de sódio. Nessa disciplina o pós-graduando irá desenvolver atividades de pesquisas de interesse para endodontia, desenvolvendo sua capacidade em pesquisa.

Avaliação Físico-Químicas das Soluções Irrigantes

Visão crítica das soluções auxiliares da instrumentação de canais radiculares, com ênfase no estudo das propriedades físico-químicas dessas soluções (pH, tensão superficial, capacidade de umectação, viscosidade, condutividade) e, ainda, a ação dessas soluções sobre a capacidade de limpeza e desinfecção dos canais radiculares utilizando o preparo-químico mecânico com instrumentação manual e sistema mecanizado com limas de Ni-Ti.

Avaliação das Propriedades Físico-Químicas do Cimento Obturador de Canais Radiculares

Realização dos testes de avaliação das propriedades físicas dos materiais obturadores dos canais radiculares. Desenvolvendo o raciocínio científico e de investigação nos alunos, dentro dos propósitos do Curso de pós-graduação, e dentro dos padrões aceito internacionalmente. O pós-graduando terá que desenvolver um projeto utilizando as metodologias estudadas, bem como executá-lo e apresentar em forma de artigo para publicação em uma Revista para a conclusão da disciplina. Dessa maneira essa disciplina contribui para desenvolver a capacidade do aluno aprender a pesquisar.

Patologia Aplicada à Endodontia

Adaptação e lesão celular; fenômenos evolutivos inflamatórios e reparativos do complexo articular dento alveolar; respostas histopatológicas relacionadas às alterações do complexo polpa dentina; patologias reacionais inflamatórias endo-periodontais; desenvolvimento de processo cístico dos maxilares e interações evolutivas à neoplasias odontogênicas; O aluno terá oportunidade de realizar todas as etapas do processamento histológico em aulas laboratoriais.

Clínica (Endodontia)

Desenvolvimento das atividades clínicas em Endodontia de modo a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na fase Pré-clínica, com adição dos conhecimentos de diagnóstico visando estabelecer o tratamento e realizando a preservação, nessa etapa o aluno poderá confeccionar material didático para aplicação na programação Integração Graduação/ Pós-Graduação. Capacidade de aprender a ensinar, para isso será discutido a importância de estabelecer as necessidades para endodontia clínica para formação do egresso do curso de odontologia estabelecido no projeto pedagógico. Nessa fase o aluno colocará em prática os conceitos de plano de disciplina, curricular e de unidade de aulas reforçando de a capacidade de aprender ensinar.

Microbiologia Aplicada à Odontologia

Linhas de Pesquisa:
 
- Propriedades físico-químicas dos cimentos obturadores dos canais radiculares

- Técnicas e instrumentos utilizados na Odontologia e sua interação com a Endodontia

- Patologia Aplicada a Endodontia

- Preparo Biomecânico do Canal Radicular
 
 


 

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Mestrado de Odontologia: