Mestrado em Odontologia

Solicite informação sem compromisso UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Mônica Almeida

Mônica Almeida

Mestrado em Odontologia

  • Modalidade
    O mestrado em Odontologia é presencialmente cursado na instituição.
  • Duração
    A informação não está disponível.
  • Certificado oficial
    O aluno terá um certificado de Mestre em Odontologia.
  • Considerações
    O objetivo da UNAERP é especializar o profissional da área para que se torne um pesquisador científico devidamente qualificado, com conhecimento das demandas sociais no que se refere à saúde.
  • Dirigido a
    Odontólogos graduados que queiram se especializar.
  • Área de atuação
    O mercado de trabalho do especialista é bastante requisitado e está sempre em alta, como exemplo: pesquisas em universidades, a Odontologia Legal (perícia) em Institutos como o IML.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Odontologia - Presencial - Ribeirão Preto - São Paulo

  • Objectivos
    Formação de recursos humanos diferenciados, com vistas ao ensino, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico do país.
  • Dirigido a
    Cirurgião dentista
  • Titulação
    Mestre em Odintologia
  • Conteúdo

    Didática Aplicada a Odontologia

    Para proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre a atividade docente na Universidade, elaborando um quadro de referência para a compreensão e sistematização da prática do ensino. Fundamentos teóricos do processo de ensino-aprendizagem na Universidade; Planejamento de ensino: conceito e tipos de plano (curricular, de disciplina, de unidade e de aula), fundamentos lógicos do plano de ensino; componentes básicos; Os objetivos de ensino, dos domínios cognitivo, afetivo e motor, classificação e critério de operacionalização; O conteúdo programático: critérios de seleção e organização seqüencial; a integração dos conteúdos; Os métodos de ensino: individualizados e socializados (pequenos e grandes grupos), mais comuns na Universidade; A avaliação do desempenho acadêmico: conceito, formas e instrumentos de avaliação de aprendizagem.

    Informática Aplicada à Odontologia

    Pesquisar, desenvolver e difundir o uso de sistemas interativos e de diversas abordagens na representação e na estruturação do conhecimento aplicadas ao processo educacional; Assim sendo o objetivo é que o computador seja compreendido como uma nova tecnologia educacional e, por isso, a ênfase do nosso trabalho é explorar os aspectos comunicativos e interativos do computador; Partindo desses pressupostos, procuramos desenvolver o ensino de forma a cobrir paralelamente os aspectos teórico-conceituais e práticos da informática educativa; Assim pode-se desenvolver e testar metodologias e instrumentos para a construção de programas educacionais interativos, integrando as tecnologias da informática ao conhecimento do processo educativo e desenvolver materiais educativos informatizados e ambientes integrados para o ensino

    Metodologia da Pesquisa Científica

    Instrumentos metodológicos básicos, técnicas e conceitos para as tarefas que impliquem investigação de caráter científico. Os pós-graduandos aprenderão a utilizar o instrumental metodológico básico para a pesquisa, levando-os a conhecer e a empregar a normalização da documentação científica.

    Estatística Aplicada à Odontologia

    Conhecimentos básicos; Planejamento prévio da pesquisa; Variáveis e fatores da variação; Significância estatística; Organização dos dados - montagem de tabelas; Distribuição normal e não normal; Escolha correta do teste estatístico; Testes de anormalidade e homogeneidade; Dados vinculados e independentes; Testes estatísticos paramétricos; Testes estatísticos não paramétricos; Testes de correlação; Interpretação dos resultados dos testes; Utilização do programa GMC para estatística. Dar condições aos pesquisadores de realizar análise estatística de seus próprios trabalhos, bem como interpretar e criticar resultados obtidos por outros pesquisadores.

    Fitoterapia Aplicada à Odontologia

    Plantas medicinais; Produção de metabólitos secundários; Produção de compostos biotativos em cultura de tecidos; Obtenção de fitofármacos; Controle de qualidade de fitofármacos; Atividades farmacológicas das plantas medicinais; Correlação estrutura-atividade; toxicidade. Nessa disciplina os alunos poderão desenvolver a capacidade de aprender a pesquisar, utilizando metodologias que podem ser aplicadas para o desenvolvimento científico da endodontia. Essa disciplina dará subsídio para o fortalecimento da linha de pesquisa de fitoterapia relacionada à endodontia.

    Psicologia Aplicada à Odontologia

    Criar condições para o aluno refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem, fundamentado em princípios de diferentes teorias de aprendizagem para o uso de tecnologias de ensino. Nessa fase o pós-graduando irá fortalecer os conceitos envolvidos com o aprender ensinar.

    Análise Crítica dos Apectos Anatômicos de Interesse Endodôntico

    Atualizar os pós-graduandos quanto as variações da anatomia interna dos dentes humanos, bem como, ensiná-los atualizar métodos de pesquisa tanto laboratoriais quanto clínicos. Anatomia interna de cada série de dentes humanos, levando em consideração as origens raciais dos pacientes; Estudo da anatomia radiográfica procurando as diferenças existentes entre os povos de origem caucasiana e mongólica; Método de descalcificação: preparo das soluções ácidas utilizadas nos processos de descalcificação - ácido nítrico; ácido clorídrico; ácido fórmico/citrato de sódio. Nessa disciplina o pós-graduando irá desenvolver atividades de pesquisas de interesse para endodontia, desenvolvendo sua capacidade em pesquisa.

    Avaliação Físico-Químicas das Soluções Irrigantes

    Visão crítica das soluções auxiliares da instrumentação de canais radiculares, com ênfase no estudo das propriedades físico-químicas dessas soluções (pH, tensão superficial, capacidade de umectação, viscosidade, condutividade) e, ainda, a ação dessas soluções sobre a capacidade de limpeza e desinfecção dos canais radiculares utilizando o preparo-químico mecânico com instrumentação manual e sistema mecanizado com limas de Ni-Ti.

    Avaliação das Propriedades Físico-Químicas do Cimento Obturador de Canais Radiculares

    Realização dos testes de avaliação das propriedades físicas dos materiais obturadores dos canais radiculares. Desenvolvendo o raciocínio científico e de investigação nos alunos, dentro dos propósitos do Curso de pós-graduação, e dentro dos padrões aceito internacionalmente. O pós-graduando terá que desenvolver um projeto utilizando as metodologias estudadas, bem como executá-lo e apresentar em forma de artigo para publicação em uma Revista para a conclusão da disciplina. Dessa maneira essa disciplina contribui para desenvolver a capacidade do aluno aprender a pesquisar.

    Patologia Aplicada à Endodontia

    Adaptação e lesão celular; fenômenos evolutivos inflamatórios e reparativos do complexo articular dento alveolar; respostas histopatológicas relacionadas às alterações do complexo polpa dentina; patologias reacionais inflamatórias endo-periodontais; desenvolvimento de processo cístico dos maxilares e interações evolutivas à neoplasias odontogênicas; O aluno terá oportunidade de realizar todas as etapas do processamento histológico em aulas laboratoriais.

    Clínica (Endodontia)

    Desenvolvimento das atividades clínicas em Endodontia de modo a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na fase Pré-clínica, com adição dos conhecimentos de diagnóstico visando estabelecer o tratamento e realizando a preservação, nessa etapa o aluno poderá confeccionar material didático para aplicação na programação Integração Graduação/ Pós-Graduação. Capacidade de aprender a ensinar, para isso será discutido a importância de estabelecer as necessidades para endodontia clínica para formação do egresso do curso de odontologia estabelecido no projeto pedagógico. Nessa fase o aluno colocará em prática os conceitos de plano de disciplina, curricular e de unidade de aulas reforçando de a capacidade de aprender ensinar.

    Microbiologia Aplicada à Odontologia

    Linhas de Pesquisa:
     
    - Propriedades físico-químicas dos cimentos obturadores dos canais radiculares

    - Técnicas e instrumentos utilizados na Odontologia e sua interação com a Endodontia

    - Patologia Aplicada a Endodontia

    - Preparo Biomecânico do Canal Radicular
     
     


     

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber todas informações sobre Mestrado em Odontologia. Já sou especialista em endodontia e quero fazer um mestrado porque sou funcionária da prefeitura e agora terá plano de carreira. Eu quero informação sobre mestrado em endodontia , em saúde pública e em gestão em saúde pública. Se o curso é presencial uma vez por semana, cada quinze dias e também o preço. "

Silvia para Mestrado em Odontologia

São Paulo

"Gostaria de saber mais a respeito do mestrado em odontologia, preço, forma de pagamento, periodicidade para aulas presenciais, formas de inscrições e datas previstas. "

Sheila para Mestrado em Odontologia

Minas Gerais

"Gostaria de saber mais a respeito do mestrado em odontologia, preço, forma de pagamento, periodicidade para aulas presenciais, formas de inscrições e datas previstas. "

Sheila para Mestrado em Odontologia

Minas Gerais

"Gostaria de obter informações sobre o curso de mestrado em clínica odontológica tais como: áreas de concentração, periodicidade, valor, data prevista para a próxima turma, seleção e se o curso É reconhecido pelo mec. "

Monique para Mestrado em Odontologia

Bahia

"Gostaria de saber o valor do curso de mestrado em odontologia? Quando é o processo seletivo e se tem opção de língua estrangeira além do inglês? Quantas vezes por mês se tem o curso? "

Bianca para Mestrado em Odontologia

Espírito Santo

"Gostaria de receber informações sobre mestrado em odontologia: -áreas de formação e de desenvolvimento e principais linhas de pesquisa -datas de início/duração -calendário de aulas -preço -requisitos e datas p matrícula "

Leonardo para Mestrado em Odontologia

Piauí

Outro curso relacionado com odontologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |