Home>Mestrado>Psicologia - Todas>Argentina>Mestrado em Psicologia Organizacional - Argentina
 

Mestrado em Psicologia Organizacional

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Tipo: Mestrado
Loading...

Solicite informação sem compromisso
SEG Internacional

Mestrado em Psicologia Organizacional - Argentina

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da SEG Internacional, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - SEG Internacional:
Centro SEG Internacional Brasil
Centro SEG Internacional Brasil

Análise da Educaedu

Pablo Nieves
Mestrado em Psicologia Organizacional
  • Modalidade

    O Mestrado em Psicologia Organizacional será assistido na instituição.

  • Duração

    Total de 2 anos.

  • Certificado Oficial

    Título de Mestre em Psicologia Organizacional.

  • Considerações

    O curso objetiva passar um sólido conhecimento teórico e prático ao aluno, para que possa lidar com as problemáticas organizacionais, buscando soluções corporativas.

  • Preço do Curso

    Consultar.

  • Dirigido a

    Psicólogos e áreas afins.

  • Área de atuação

    A área de atuação são as empresas.

  • Salário estimado

    A faixa salarial do profissional é de R$ 6.000 mensais.

Mestrado em Psicologia Organizacional - Argentina Comentários sobre Mestrado em Psicologia Organizacional - Argentina
Conteúdo:
Conhecimento
Psicologia

Modalidade
Presencial

Justificativa
A última década do século XX e os primeiros anos do novo século se caracterizaram pelas profundas mudanças de ordem econômica, social e cultual. A globalização dos mercados, as contínuas fusões de empresas com todas as suas implicâncias no que refere à assimilação e integração de culturas empresariais diferentes, a deterioração das condições sócio-econômicas, a profunda reformulação das relações trabalhistas, as mudanças nos hábitos de consumo e dos valores culturais configuraram um novo cenário onde a relação empresa-pessoa-sociedade mudou drasticamente.

Neste dinâmico e complexo contexto, os profissionais que desejam desenvolver-se nas áreas de Recursos Humanos, desenvolvimento e mudanças Organizacionais, Cultura e Comportamento Organizacional ou Marketing, devem contar com uma sólida formação interdisciplinar que lhes permita enfrentar problemas onde se misturam, em uma complexa trama, fatores econômicos, sociais e psicológicos. A administração e o gerenciamento de qualquer tipo de organização exige, junto às mais atualizadas ferramentas de management, um sólido conhecimento, compreensão e manejo dos fatores psicossociais implicados em cada problema organizacional. De forma correlativa a estas mudanças, durante os anos 90 se produziu uma crescente demanda de profissionais em psicologia para trabalhar em instituições e organizações, levando a uma reformulação de seu perfil de competências e experiências.

Em consonância com este cenário é que se promove o Mestrado em Psicologia Organizacional, ministrado e certificado pela Universidade Aberta Interamericana – UAI – através de convênio com o SEG Internacional, que enfatiza a formação especializada neste campo de confluência entre a psicologia e as ciências empresariais e econômicas.

Instituições
A Universidad Abierta Interamericana - UAI - integra a rede Vanguardia Educativa - VANEDUC, grupo de entidades dedicadas à docência e pesquisa educacional desde 1942. Fundada em 1995, a UAI atua com base em um Projeto Acadêmico inovador, baseado na aproximação entre o aluno e o trabalho desde o início do seu curso, conectando-o à realidade de seu futuro profissional e consolidando sua aptidão vocacional. Também integra este projeto um sistema de avaliação personalizada dos estudantes, que observa seus desempenhos ocupacionais e suas formações pessoais e humanas. Atualmente, a UAI possui cerca de 20 mil alunos.

Já o SEG Internacional é um instituto voltado ao encaminhamento de profissionais brasileiros ao ensino de pós-graduação em países da América Latina. Através de importantes convênios com instituições de ensino do Brasil e do exterior, vem cumprindo com sua principal missão: oportunizar a qualificação de profissionais brasileiros de diferentes áreas em altos estudos internacionais, a partir da integração educacional com as diversas culturas vizinhas.

Profissionais de ambas as instituições trabalharam juntos na estruturação do curso de mestrado de forma que reúna conteúdos e formatos ajustados às principais necessidades dos alunos brasileiros com a já tradicional qualidade acadêmica dos cursos de Pós-Graduação da UAI.

Assim, em 2008, o SEG Internacional e a UAI materializam um fruto deste convênio: o Mestrado Internacional em Psicologia Organizacional, em Buenos Aires - Argentina.

Público
Poderão ser admitidos no Mestrado aqueles profissionais que possuam diploma superior (Licenciatura Plena, Bacharelado ou equivalente, com duração mínima de 04 anos e 2.700 horas cursadas) outorgado por uma Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC, preferencialmente egressos de Psicologia ou Ciências Empresariais, provenientes de instituições Universitárias Públicas ou Privadas, devidamente legalizados perante autoridade competente.

Perfil
A partir de uma sólida formação teórico-prática, o egresso estará capacitado A abordar um amplo leque de problemáticas organizacionais, especialmente as vinculadas com a gestão e desenvolvimento dos recursos humanos das organizações e empresas.

Estará altamente capacitado e com sólidas habilidades e destrezas para abordar a observação, diagnóstico e análise dos fatores psicosociais presentes no meio das distintas formas organizacionais e empresariais, intervindo com alternativas de solução através do desenho e implementação de estratégias que favoreçam a dinâmica e o desenvolvimento organizacional.

Competências

Especificamente, o egresso estará capacitado a:

    * Pesquisar e analisar o comportamento humano, manifestado ou implícito, no cenário organizacional, compreendendo a influência que exercem as distintas formas organizacionais sobre as respostas que as pessoas e/ou grupos dão.
    * Diagnosticar e solucionar problemas pertinentes a conflitos organizacionais de diversos tipos e em diversos setores da organização.
    * Assessorar e participar do planejamento da comunicação interna da organização.
    * Atuar como consultor, assessorando empresas comerciais, órgãos públicos, ONGs, instituições sem fins lucrativos (de âmbito educativo, social, da saúde, governamental, etc), e outros tipos de organizações, através de estratégias vinculadas à problemática de cultura organizacional e seus efeitos sobre a produtividade e o desenvolvimento sustentável.
    * Assessorar, criar e dirigir processos e programas de troca organizacional que incidam na efetividade das organizações e que contribuam para o desenvolvimento e aprendizagem organizacional.
    * Gerir e formar parte de processos integrais que promovam o desenvolvimento produtivo e o normal funcionamento das diferentes áreas organizacionais, com ênfase na gestão global de recursos humanos, processos de seleção, capacitação, desenvolvimento de carreiras, evolução de desempenho, orientados ao cumprimento da efetividade das organizações e o bem – estar das pessoas envolvidas com a gestão e desenvolvimento das mesmas.

Pesquisa

Atualmente existem três linhas de investigação no mestrado em Psicologia Organizacional:

I. Aspectos cognitivos e atitudinais implicados no e-learning corporativo:

    * Avalia os aspectos cognitivos e atitudinais em relação às atividades educativas desenvolvidas em âmbitos organizacionais sob plataformas de e-learning.
    * Realiza uma análise comparativa entre modalidades sincrônicas (de tempo real como chat, vídeo-chat, videoconferências, mural eletrônico, etc.) e asincrônicas (reservatórios de conteúdo, fóruns, blogs, wikis, etc.) e ambientes sem tutoria virtual, com tutoria virtual e com tutoria virtual automatizada.

II. Psicologia Organizacional e Management 2.0:

    * Revela o estado atual das práticas organizacionais no uso de tecnologias web 2.0, incluindo: blogging, microblogging, wikis, postagem de conteúdos, redes sociais corporativas, ambientes de aprendizado colaborativo através da internet, etc.
    * Analisa e cria modelos psicológico-organizacionais das referidas práticas.

III. Estilos cognitivos e estilos gerenciais:

    * Identifica habilidades e estilos gerenciais para relacioná-los com estilos psicológio-cognitivos.
    * Explora a dimensão intuição-razão analítica dentro do repertório de práticas gerenciais.

Caso o aluno desejar, ainda poderá, juntamente e em acordo com seu orientador, seguir outra linha de pesquisa.

Espanhol


O SEG Internacional oferecer de forma totalmente gratuita para os seus alunos a mais completa e moderna opção de estudar o idioma espanhol falado nos países do MERCOSUL. Com o sistema de ensino, uma parceria com o Espanhol Online, o aluno aprende em 08 módulos estruturados seqüencialmente, simulando situações cotidianas (em hotel, restaurante, aeroporto, compras, anúncios, informações, etc.). Em sua metodologia, o curso proporciona ao aluno um amplo conhecimento cultural dos países que integram a região, percorrendo através de sua temática diversas informações históricas, lendas, gastronomia típica, ecologia, turismo e vários aspectos de interesse do MERCOSUL.
Como uma particularidade sem igual, oferecemos ainda aos nossos alunos o apoio do Professor/Tutor, para esclarecer todas as suas dúvidas via e-mail por um período de até 03 meses durante o curso e mais 03 meses após a conclusão do curso, fator que nos diferencia e nos compromete com cada aluno em particular.

Está incluído no curso:
- Dicionário Digital Espanhol-Português.
- Contato com o Professor/Tutor;
- Envio de lições em PDF;
- Certificado em PDF.

Suficiência

Para receber o título de mestre o aluno deverá realizar uma prova de suficiência em idioma estrangeiro. A prova será elaborada, aplicada e corrigida pela UAI na primeira etapa de aulas na Argentina.
O exame consistirá na leitura de um pequeno texto, geralmente uma notícia, redigido em Língua Espanhola, e posterior resposta a uma série de perguntas que avaliarão compreensão do mesmo. Será considerado aprovado o aluno que obtiver o conceito suficiente. Durante a realização da prova, os alunos poderão consultar material de pesquisa, tais como, gramáticas ou dicionários. Para a realização da prova, o candidato disponibilizará de 60 minutos.
A realização desta prova não tem custo extra para o aluno, estando incluídas no valor total do curso as despesas postais e de aplicação da mesma.

Certificado_de_Proficiência

Durante o último módulo de aulas, a UAI oferecerá de forma gratuita aos alunos a possibilidade de realizar uma prova de proficiência em Espanhol. Os aprovados receberão um certificado de proficiência em idioma espanhol pela Universidade Aberta Interamericana. Cabe ressaltar que esta prova e certificado são opcionais e sem nenhum custo extra para o aluno.

Seimnário

O Seminário de Intercâmbio Internacional é obrigatório e tem por objetivo fornecer informações sobre a cidade de Buenos Aires e a Universidade Aberta Interamericana - UAI, incluindo informações específicas e detalhadas sobre as normas de funcionamento do curso e os requisitos básicos para uma boa estada na cidade.
O Seminário será realizado a distância, através do ambiente virtual de ensino e terá carga horária total de 10h.
Este seminário está incluso no valor total do curso e não representa taxas extras para o aluno.

Seleção
A aprovação se decide por estrita ordem de méritos, de acordo com a qualidade dos antecedentes, da perspectiva de desenvolvimento pessoal e da solidez da motivação para desenvolver o curso de mestrado.
Para tanto, serão analisados os seguintes itens:

    * Carta de Intenções original impressa – responder, em forma textual, os ítens sugeridos no Modelo de Carta de Intenções, considerando:
          o emprego correto das regras de ortografia, gramática e expressão escrita;
          o formatação textual;
          o profundidade e fundamentação das idéias;
          o explicitação clara da intenção de realizar o curso;
          o explicitação clara da ligação deste curso com sua atividade profissional ou com a atividade que deseja exercer;
          o demonstrar o grau de conhecimento e a importância que terá para a UAI tê-lo como aluno.
    * Currículo Lattes completo – gerado pela Plataforma Lattes
    * O histórico de Graduação.
    * Duas Carta de Recomendação que ateste sua qualificação profissional.

OBS: Ver documentos necessários no item Documentos Necessários.

Validade

O Curso de Mestrado é reconhecido pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Argentina, através da Resolução N° 659/05, e pela CONEAU (Comissão Nacional de Avaliação e Credenciamento Universitário) que aprova o Curso de Mestrado em Psicologia Organizacional pela Resolução N° 351/04.

No Brasil, de acordo com a LDB , capitulo 4, Art. 48. Inciso 3º, os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras deverão ser reconhecidos por universidades brasileiras que possuam cursos de pós–graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior.

Para a obtenção de informações sobre o processo de revalidação, pode-se consultar a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES (lista de universidades que possuem cursos na mesma área de conhecimento: psicologia) e as universidade que possuem curso na mesma área de conhecimento: Psicologia. Nas universidades deve-se buscar as Pró-reitorias de Pós-Graduação e as Coordenações de cursos de Pós-Graduação em Educação.
Títulos_e_Certificados

    * Certificado do curso de Espanhol
    * Título de Mestre em Psicologia Organizacional com orientação Gerencial (UAI- Argentina)

Desenvolvimento

O Mestrado em Psicologia Organizacional é dividido em quatro etapas com duração média de 3 semanas cada. Os períodos de aula são concentrados nos meses de  Fevereiro e Julho, em Buenos Aires (Argentina), na sede centro da UAI. A defesa da Dissertação de Mestrado será realiza na Argentina nas dependências da UAI.

Disciplinas


    * Psicologia dos Públicos Organizacionais - 32h
    * Planejamento Estratégico e Marketing - 32h
    * Psicologia Organizacional - 32h
    * Estrutura e Desenho Organizacional - 32h
    * Teoria do Comportamento Gerencial - 32h
    * Psicologia da criatividade e da inovação - 32h
    * Condução de equipes de trabalho - 32h
    * Metodologia da investigação organizacional - 32h
    * Seminário de integração I - 16h
    * Gestão estratégica de Recursos Humanos - 32h
    * Psicologia da Negociação e Resolução Alternativa de Conflitos - 32h
    * Estratégias em seleção, inserção e reinserção de Pessoal - 32h
    * Seminário saúde, trabalho e organizações - 16h
    * Oficina de Pesquisa: Enfoques qualitativos em pesquisa do comportamento organizacional - 16h
    * Oficina de Tese (1ª parte) - 32h
    * Planejamento e desenvolvimento de recursos humanos - 32h
    * Pesquisa de públicos organizacionais: métodos e técnicas - 32h
    * Princípios e práticas de análise e mudança organizacional - 32h
    * Perspectiva em análise organizacional e institucional - 32h
    * Seminário de integração II - 16h
    * Oficina de tese (2ª parte) - 32h

Dissertação

O aluno será orientado por professores Argentinos da UAI. O processo de orientação será realizado de forma presencial durante as viagens dos alunos a Buenos Aires e complementado através de ferramentas de e-learning, como e-mail, fóruns etc. A defesa da dissertação será oral e pública, em Buenos Aires.

Duração

    * Cursos Preparatórios: 70 horas
          o Espanhol: 60 horas
          o Seminário de Intercambio: 10 horas

    * Curso de Mestrado UAI: 608 horas de aula presenciais.
          o Estimativa de Duração: 2 anos + elaboração da tese.
          o Prazo máximo para a defesa da dissertação: 48 meses a partir do inicio das aulas na UAI.

Coordenação

Universidade Aberta Interamericana - Argentina
Prof. Federico González
Diretor do Mestrado em Psicologia Organizacional


Autoridades

Diretor do Mestrado em Psicologia Organizacional

    * Prof. Federico González

Comitê Acadêmico:

    * Dr. Gustavo E. González
    * Prof. Javier Serrano
    * Dra. María Esther Ziade
    * Dr. Fernando López Alves

Docentes


    * Dr. Gustavo González
    * Dr. Fernando Grosso
    * Dra. María Esther Ziade
    * Dra. Susana Azzollini
    * Dr. Aldo Schlemenson.
    * Prof. Guillermo Serafini
    * Prof. Rubén Rodríguez
    * Prof. Nélida Santillán
    * Prof. Jorge Aquino

*Lista de professores responsáveis pelas disciplinas, podendo ser substituídos.

Horários

As aulas do Curso de Mestrado acontecem de segunda a sábado, nos períodos das 9h às 18h, na sede Centro da Universidade Aberta Interamericana, na Faculdade de Ciências Empresariais, localizada na Avenida San Juan, 951 – Buenos Aires, Argentina.

Seguro

Tendo em vista o bem-estar e segurança dos alunos, o SEG Internacional firmou convênio com a ASSIST-CARD, líder mundial em assistência ao viajante, para formatarem um plano especial para nossos alunos. Desta forma, todos os alunos estarão cobertos durante o período de permanência na Argentina pelo plano ASSIST-CARD JUNIOR, que contempla:

    * Gastos médicos em caso de doença ou acidente de até US$ 6.000 (ao redor de R$12.000);
    * Gastos com medicamentos até US$ 300 (ao redor de R$600);
    * Gastos de odontologia até US$ 100 (ao redor de R$200,00);
    * Repatriação funerária;
    * Deslocamento com ambulância;
    * Serviço de localização e identificação de bagagens;
    * Assistência legal (Adiantamentos para custos) até US$ 1.500 (ao redor de R$ 3.000);
    * Acompanhamento de menores;
    * Transmissão de mensagens urgentes;
    * Assistência em caso de roubo ou extravio de documentos, bilhetes aéreos e/ou cartões de crédito.

OBS: Mais informações e detalhamento sobre estes serviços você encontra no Guia de Buenos Aires para Alunos SEG Internacional.

Documentos


1 - No ato da Inscrição:

    * Currículo Lattes Completo (incluir a atuação profissional);
    * Carta de intenções, impressa e assinada, dirigida ao Decano da Faculdade de Ciências Empresariais da UAI, conforme instruções disponibilizadas pelo Instituto ILIADE;
    * Cópia do Histórico Escolar de Graduação;
    * Cópia do Diploma de Graduação;
    * Duas carta de recomendação que ateste a qualificação profissional do aluno.

2 - No ato da Matrícula:

    * Currículo Lattes Completo;
    * Carta de Intenções original dirigida ao Diretor do Mestrado, conforme guia de orientação do aluno, devidamente datada e assinada pelo candidato (modelo disponível abaixo);
    * Ficha de inscrição no Mestrado da UAI devidamente preenchidas (modelo disponível abaixo);
    * Diploma de graduação Original com todas as assinaturas reconhecidas*;
    * Histórico do Ensino Médio com todas as assinaturas reconhecidas*;
    * 03 cópias do Diploma de Graduação (sendo uma via autenticada);
    * 03 cópias do Histórico Escolar da Graduação;
    * 03 Cópias da Carteira de Identidade (sendo uma via autenticada);
    * 03 Cópias do CPF;
    * 03 Cópias do comprovante de residência;
    * 01 Cópia do comprovante de renda;
    * 03 Cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento;
    * Contrato Mestrado;
    * Ficha de Seguro Saúde ASSIST-CARD (modelo disponível abaixo);
    * 04 fotos 4x4;
    * Atestado Físico-Psicológico de aptidão para realizar o curso**;
    * Declaração do reconhecimento de independência Turística (modelo disponível abaixo).

* O SEG Internacional providenciará a legalização destes documentos junto às autoridades competentes, para tanto, deverá ter todas as assinaturas reconhecidas em cartório.

** Atestado (emitido por médico ou psiquiatra) informando sua aptidão físico-psicológica para a realização do referido Curso de Mestrado, incluindo todo o processo nele envolvido: viagem ao exterior, períodos concentrados de aulas, grau de exigência, dedicação aos estudos e trabalhos decorrentes, etc. Histórico Escolar do Ensino Médio original com todas as assinaturas reconhecidas;*
Serviços Oferecidos pelo SEG Internacional

    * Intermediação dos processos de seleção;
    * Legalização dos documentos;
    * Estrutura especial de curso: concentrada;
    * Curso Preparatório de Espanhol;
    * Cursos de Nivelamento;
    * Seminário de Intercâmbio;
    * Acompanhamento na Argentina;
    * Assistência médica e de viagem incluída (Assist-Card);
    * Dicas sugestões através do amplo know how mobilizações acadêmicas internacionais;

Diferenciais


    * O aluno recebe um Título Internacional, de Mestre pela UAI – Universidade Aberta Interamericana (Argentina);
    * Título da maior universidade privada da Argentina em número de alunos, com grande e reconhecida qualidade acadêmica;
    * Preço acessível e com possibilidade de grande parcelamento, muito abaixo dos concorrentes;
    * Parcelamento próprio, sem necessidade do envolvimento de Financeiras.
    * Forma concentrada de desenvolvimento, o que possibilita a realização em um curto espaço de tempo e com poucas viagens;
    * Experiência internacional. Atualmente com grande importância no mercado de trabalho;
    * Possibilidade de entregar trabalhos em Português;
    * Realização do curso em Buenos Aires, que possui inúmeros pontos turísticos e opções de lazer, estudo e pesquisa;
    * Curso carga horária bastante superior àqueles realizados no Brasil;
    * Seguro saúde da maior seguradora do mundo incluído no preço do curso;
    * Equipe de acompanhamento em Buenos Aires;
    * Ampliação da rede de relacionamentos, pois o aluno estará em contato com novas pessoas do Brasil e da Argentina;
    * O aluno terá a oportunidade de realizar uma prova (gratuita) de Proficiência em Língua Espanhola ao final do curso (prova opcional).

Observações

    * As aulas serão ministradas em língua espanhola.
    * As provas serão elaboradas em língua espanhola. Entretanto, poderão ser respondidas em língua espanhola ou portuguesa. Neste último caso, cabe ressaltar que o aluno deve ter o cuidado de escrever de forma clara e com um vocabulário pouco rebuscado, de modo que o professor possa entendê-lo.
    * Os trabalhos escritos poderão ser entregues em espanhol ou português, levando-se em consideração as observações do item anterior.
    * A dissertação deverá ser entregue necessariamente em Espanhol;
    * O aluno deve ter seu passaporte em mãos, como registro de permanência em país estrangeiro, comprovando a data de entrada e saída no país. Com o uso do Passaporte, os vistos de entrada, permanência e saída ficam carimbados no documento, facilitando a comprovação da estada no País.
    * O valor da parcela não inclui despesas de viagem como transporte, hospedagem ou alimentação. Informe o candidato sobre as estimativas destes custos com um dos nossos consultores.
Outro curso relacionado com Mestrado de Psicologia - Todas: