Mestrado em Tecnologia Ambiental

Solicite informação sem compromisso UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Mônica Almeida

Mônica Almeida

Mestrado em Tecnologia Ambiental

  • Modalidade
    O mestrado em Tecnologia Ambiental pode ser feito presencialmente na Instituição.
  • Duração
    São 300 horas de curso.
  • Certificado oficial
    Os graduados no curso receberão um certificado de Mestre em Tecnologia Ambiental.
  • Considerações
    A concentração de grande parte da produção de etanol do país na região faz com que a matriz energética brasileira de Ribeirão Preto seja um destaque. O curso possui uma nota de avaliação na Capes - Tecnologia Ambiental: 3.
  • Dirigido a
    Profissionais com curso de nível superior interessados na especialização ambiental.
  • Área de atuação
    A área de atuação pode ser em empresas públicas e privadas. A pesquisa feita pela Educaedu verificou que alunos que fizeram este curso na UNAERP estão trabalhando em empresas conceituadas como a PETROBRÁS.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Mestrado em Tecnologia Ambiental - Presencial - Ribeirão Preto - São Paulo

  • Objectivos
    A região de Ribeirão Preto tem destaque na matriz energética brasileira por concentrar grande parte da produção de etanol do país, com implicações econômicas e ambientais importantes. O curso pretende buscar alternativas tecnológicas viáveis no contexto das Ciências Ambientais e da Engenharia, formar profissionais aptos a atuar na pesquisa, ensino e na inovação tecnológica, além de oferecer à comunidade uma avaliação criteriosa e sistemática dos seus problemas ambientais.
  • Dirigido a
    Profissionais diretamente envolvidos com a Tecnologia Ambiental, graduados em cursos das áreas de Engenharia, Ciências Exatas, Geociências, Ciências Ambientais e correlatas.
  • Titulação
    Mestre em Tecnologia Ambiental
  • Conteúdo

    Disciplinas

    As disciplinas do curso de mestrado profissionalizante são dividas em de formação geral, obrigatórias a todos os discentes, e de formação específica, eletivas que contemplam a área de atuação profissional e o tema de pesquisa do pós-graduando. Fazem parte do elenco de disciplinas de formação geral:

     

    GS2 - 006  - Gerenciamento de Resíduos Sólidos
    Processos e operações de tratamento de resíduos sólidos. Conceitos fundamentais e gerenciamento de resíduos sólidos. Classificação e caracterização de resíduos sólidos urbanos, de serviço de saúde e industriais. Normas e resoluções relacionadas aos resíduos sólidos. Programas de gerenciamento de resíduos sólidos com base em aspectos normativos e em técnicas de redução, reutilização e reciclagem. Principais técnicas e resultados de prevenção à poluição. Processos de tratamento de resíduos por compostagem, incineração, pirólise, autoclavagem e aquecimetno dielétrico. Formas de disposição final, características, dimensionamento e monitoramento de aterros sanitários e industriais.

    LA - 001 - Legislação Ambiental
    A legislação ambiental no Brasil: sua evolução e situação atual. As bases da legislação brasileira face a outros países. As constituições e leis orgânicas no Brasil. As estratégias de controle ambiental e a legislação. Aspectos institucionais e legais de gestão dos recursos naturais. Legislação Federal e Estadual. Competências e aspectos legais referentes às sanções. Normas de gestão ambiental. A ação pública e privada no controle ambiental. A economia do controle ambiental e as estratégias de controle. Discussão das propostas das normas e aplicabilidade nacional. Setores industriais e necessidade de certificação. Pressão do mercado externo.


    MTP - 012 - Metodologia da Pesquisa
    Pesquisa e referências bibliográficas. Organização da dissertação e sua normalização. Redação de textos técnicos. Projetos de pesquisa: organização, conteúdo e finalidades. Experimentação científica e análise de dados. Estatística: análise preliminar de dados, análise gráfica de dados, distribuições de probabilidade e testes estatísticos.


    PA - 007 - Poluição Atmosférica

    Definição e principais tipos de poluentes atmosféricos. Propagação das diferentes formas de poluição. Composição química da atmosfera. Efeitos globais da poluição por fontes antropogênicas e naturais. Principais danos à saúde humana causados pelos poluentes gasosos (SO2, CO, NOx, compostos orgânicos voláteis, aromáticos e O3 e particulados (fumos metálicos, óxidos de metais pesados e sílica libre cristalizada). Padrões de qualidade do ar dos poluentes regulamentados. Técnicas de monitoramento da qualidade do ar em ambientes abertos e fechados. Caracterização de poluentes particulados. Dimensionamento de equipamentos de controle de poluição atmosférica: câmara gravitacional, ciclones, filtro de manga, lavadores, precipitador eletrostático, incineradores, colunas absorvedoras e adsorvedoras.

    RH1- 003 - Poluição das Águas Superficiais
    Classificação das águas em função dos usos. Fontes de poluição e noções de qualidade da água. Ciclo hidrológico e hidrologia básica. Dispersão de poluentes. Cinética de aeração e desoxigenação de matéria orgânica em cursos d’água.


    GS1 - 004 - Poluição do Solo e de Águas Subterrâneas
    Fontes de contaminação do solo relacionadas às atividades antrópicas: agrícola, industrial, mineradora e urbana. Ocorrência de contaminação e dispersão de poluentes em solos saturados e insaturados. Aspectos relevantes na identificação de áreas contaminadas com base no uso e ocupação do solo. Métodos diretos e indiretos de detecção de contaminantes, definições, princípios de funcionamento e potencialidades de aplicação. Formas de remediação e recuperação de áreas contaminadas.


    QT - 009 - Química Toxicológica
    Compostos orgânicos e a sua relação com o meio ambiente. Estrutura e propriedades físico-químicas. Solventes orgânicos e sua ação toxicológica. Herbecidas e Pesticidas, sua ação e degradação na planta. Metais pesados como contaminantes do meio e sua ação nos organismos vivos. Contaminação das águas. Contaminação do solo. Compostos aromáticos e a contaminação do ar.


    RH2 - 005 - Tratamento de Efluentes Líquidos
    Aspectos quantitativos e qualitativos da caracterização físico-química e biológica de águas residuárias (esgoto sanitário e efluentes industriais). Determinação de parâmetros para avaliação e monitoramento de fontes de poluição. Fundamentos do tratamento biológico. Cinética aplicada ao tratamento biológico. Níveis de tratamento de efluentes: preliminar, primário, secundário e reuso. Processos de tratamento secundário: aeróbios, anaeróbios, unidades e dimensionamento. Tratamento terciário de águas residuárias. Escolha de parâmetros  de avaliação e monitoramento de unidades de tratamento. Geração de Iodo: características, taxas de geração e classificação.


    SGA - 010 - Tratamento de Água de Abastecimento
    Parâmetros de qualidade de água. Produtos químicos utilizados em ETA. Coagulação. Floculação. Decantação convencional e de alta taxa. Filtração rápida. Desinfecção, oxidação e adsorção. Resíduos gerados no tratamento de água. Ensaios de tratabilidade de águas.


    TAA - 002 - Tópicos de Análise Ambiental
    Estudo dos métodos analíticos utilizados em análises físicas e químicas ambientais. Medidas de pH, série de sólidos (sólidos totais, suspensos, voláteis, sedimentáveis e fixos), cor, turbidez, cloro residual, demanda química de oxigênio, demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido, série de nitrogênio e série de fósforo. Aplicação de técnicas analíticas de cromatografia em fase gasosa, cromatografia em fase líquida de alta eficiência, espectrofotometria de absorção atômica e análises bacteriológicas para a identificação de poluentes e contaminantes. Métodos de caracterização e análise de aerossóis (material particulado total e material particulado inalável) com a determinação de parâmetros de forma, distribuição granulométrica e concentração. Métodos de monitoramento de parâmetros de forma, distribuição granulométrica e concentração. Métodos de monitoramento de aerossóis por amostradores gravimétricos e contadores a laser. Amostragem isocinética em dutos.


     

    As disciplinas obrigatórias de formação geral, comuns a todos os alunos, devem ser preferencialmente cursadas no primeiro semestre do curso. Recomenda-se que os demais 8 créditos em disciplinas específicas sejam realizados em paralelo no segundo semestre, permitindo a finalização da carga horária total em disciplinas no decorrer de 12 meses.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Venho por este meio pedir mais informações sobre o mestrado em ambiente e desenvolvimento leccionado na vossa instituição, tais informações devem ser constituídas de: -apresentação do mestrado -condições de acesso ao mestrado -plano de estudos -propinas e documentação. "

Amaro para Mestrado em Tecnologia Ambiental

Exterior

"Gostaria de receber informações sobre o curso em questão, desde as linhas de pesquisas até o investimento no curso, se existem bolsas, etc. Informo ainda que sou professor universitário da fatec de Botucatu e em nosso curso de agronegócios já possuímos laboratório de biodiesel em pleno funcionamento, desenvolvendo pesquisas da viabilidade econômica de instalação de equipamento para os pequenos produtores. "

Edson para Mestrado em Tecnologia Ambiental

São Paulo

Outro curso relacionado com estudos do meio ambiente

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |