Mestrado em Turismo

Solicite informação sem compromisso UCS - Universidade de Caxias do Sul

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Mestrado em Turismo

  • Modalidade
    A graduação é presencial.
  • Duração
    O curso dura 2 anos.
  • Certificado oficial
    O título outorgado é o de Mestre em Turismo.
  • Considerações
    Este mestrado da UCS possui como área de concentração o Desenvolvimento Regional do Turismo, caracterizando-se por atender a necessidades no setor do planejamento e da gestão do turismo, assim como na formação de profissionais para o ensino superior e também para a pesquisa na área. Este programa é recomendado pela CAPES e obteve nota 3 na avaliação do triênio 2007/2009. Possui as seguintes linhas de pesquisa: Turismo, organizações e sustentabilidade, e Turismo, cultura e educação.
  • Dirigido a
    O curso está dirigido a profissionais com diploma de nível superior em Turismo ou áreas afins.
  • Área de atuação
    Os profissionais poderão atuar na docência a nível universitário em faculdades e universidades públicas ou privadas, bem como na pesquisa.

Comentários sobre Mestrado em Turismo - Presencial - Caxias do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    - Promover a pesquisa e a reflexão teórica sobre o Turismo e suas interfaces.

    - Qualificar docentes e gestores na área do Turismo Sustentável.

    - Formar e qualificar recursos humanos para atuar nas áreas de planejamento, gestão, pesquisa e docência em Turismo.

    - Viabilizar o aprofundamento do conhecimento em Turismo através das visões holística e setorizada, de modo a permitir o alcance de elevados padrões de competência científica, técnico-profissional e didático-pedagógica.

    - Instrumentalizar seus egressos para o desenvolvimento de novas abordagens metodológicas e para aplicação de novas tecnologias, tanto na docência como em outras atuações profissionais.

    - Promover processos de identificação de setores de participação no desenvolvimento integrado e sustentável do Turismo, e analisar métodos e procedimentos gerenciais da administração pública e privada, comparando sua eficiência e pesquisando novas formas de gestão compartilhada.

    - Incentivar a análise do Turismo como fenômeno, com repercussões econômicas e socioculturais.
  • Estágios
    Não
  • Dirigido a
    Graduados em Turismo, Hotelaria, Administração de Empresas, Economia e em outras áreas afins.
  • Titulação
    Mestre em Turismo
  • Conteúdo
    Discipinas Obrigatórias
     - Turismo e Meio Ambiente / 3 créditos] Professoras: Rosane Maria Lanzer e Suzana Maria De Conto Ementa: O meio ambiente natural e construído; conceitos fundamentais em ecologia e suas relações com o turismo; os diferentes compartimentos ambientais e suas relações; preservação de espécies e biodiversidade; áreas protegidas e o turismo; uso dos recursos naturais; principais impactos do turismo; o turismo e a preservação ambiental; saneamento ambiental em municípios turísticos; sistema de gestão ambiental; legislação ambiental; ações ambientais em empreendimentos turísticos.
     - Análise Estrutural do Turismo / 3 créditos Professores: Edegar Luis Tomazzoni e Eric Dorion Ementa: Contextualização do turismo no setor de serviços. Sistema de Turismo (SISTUR): conceituação e estrutura. Subsistemas econômico, ambiental e cultural. Dinâmicas do mercado, oferta e demanda. Turismo e desenvolvimento socioeconômico, dimensões, elementos e indicadores.Cadeias produtivas, redes, cooperação e competitividade. Organizações, gestão e desenvolvimento local. Políticas de planejamento do turismo no Brasil. Tendências e perspectivas do turismo mundial. O Brasil no cenário da globalização do turismo.
     - Turismo e Cultura / 3 créditos Professor: Rafael José dos Santos Ementa: O turismo como fenômeno cultural. A experiência turística na cultura contemporânea. Análises das relações entre turistas e culturas locais. Turismo, etnicidade e identidade. Turismo e legado cultural material e imaterial.
     - Metodologia da Pesquisa / 3 créditos Professoras:Janaina Macke e Marcia Maria Cappellano dos Santos Ementa: Análise dos critérios de demarcação entre o conhecimento científico e não científico, dos elementos que constituem a ciência como processo de investigação, nos seus contextos de descoberta, realização e análise das implicações diretas na educação e na prática de sala de aula, do conhecimento visto como processo e como produto.
    Disciplinas Eletivas
     - Perspectivas Sociais nas Organizações / 2 créditos Professora: Janaina Macke Ementa: Fenômenos sociais nas organizações: alguns elementos fundamentais. Teoria do capital social. Capital social, organizações e desenvolvimento local. A teoria social e o futuro das corporações. Confiança: elemento necessário à formação do capital social. Confiança, comprometimento e capital social. Mensurando capital social: nas empresas e nas comunidades. Cultura e estratégia. Uma visão sócio-antropológica de cultura. Cultura regional e a influência de outras culturas. Responsabilidade Social Corporativa: uma visão crítica.
     - Economia do Turismo / 2 créditos Professor: Antony Peter Mueller Ementa: Conceitos e modelos da teoria econômica, micro e macro, aplicado para turismo. A formação dos preços no mercado de bens e serviços turísticos. Estratégias de competição no mercado turístico. O impacto das políticas monetárias, fiscais e regulamentarias sobre as empresas turísticas e sobre preços, demanda e oferta. Aspectos da economia internacional. Aplicação sistemática dos conceitos, modelos e teoremas para o turismo. A posição do turismo na economia nacional e internacional.
    Disciplinas Optativas
     - Gestão de Impactos Ambientais em Turismo e Hotelaria / 2 créditos Professora: Suzana Maria De Conto Ementa: Conceituação, princípios, avaliação da organização de produtos, processos e implementação; Política e legislação ambiental; ISO 14001; Impacto ambiental; Gerenciamento ambiental integrado; Diagnóstico da geração de resíduos sólidos e líquidos e de consumo de energia e de água; Gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos; Licenciamento ambiental.
     - Imagens e Imaginários no Turismo / 2 créditos Professora: Susana de Araújo Gastal Ementa: Turismo contemporâneo e pós-modernidade. A indústria cultural e sociedade do espetáculo. A produção simbólica no turismo. Os imaginários e o pós-turismo.
     - Turismo e Ludicidade: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano / 2 créditos Professor: Airton da Silva Negrine Ementa: Estuda a ludicidade como ciência no âmbito das instituições, do turismo, da hotelaria e como processo de aprendizagem e de desenvolvimento humano. Aborda as teorias do lazer, da recreação e do tempo livre. Analisa aspectos bio-sócio-culturais das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento humano e vincula o estudo da ludicidade ao planejamento e a gestão de projetos turísticos. Promove visitas de campo com objetivo de ampliar o debate sobre a ludicidade como componente de determinados produtos turísticos.
     - Turismo e Desenvolvimento Regional / 2 créditos Professor: Edegar Luis Tomazzoni Ementa: Elementos do desenvolvimento do turismo regional. Gestão dos indicadores do desenvolvimento do turismo regional. Brasil e regionalização do turismo. Globalização do turismo e blocos econômicos: Mercosul, Comunidade Andina, União Européia, Nafta, Apec, Caricom, Asean, Sadc, Saarc. Tendências do turismo nacional, regional e global.
     - Comunicação na Gestão do Turismo / 2 créditos Professora: Kenia Maria Menegotto Pozenato Ementa: Processos de comunicação organizacional: a construção coletiva do planejamento turístico. Do emissor ao receptor: a construção da mensagem do produto turístico. A comunicação no processo de venda (Marketing) do produto turístico.
     - Gestão Cognitivo-textual no Turismo / 2 créditos Professora: Marcia Maria Cappellano dos Santos Ementa: Construção de perfis para o Mestre em Turismo na qualidade de profissional e pesquisador de Turismo e como formador de turismólogos. Identificação e aplicação de elementos de natureza epistemológica, metodológica e técnica tomados como referenciais para reflexões, decisões e ações do Mestre em Turismo em diferentes campos de atuação profissional. Desenvolvimento de processos de gestão cognitivo-textual na abordagem e compreensão de situações problematizadoras, mediante integração de informações extraídas de múltiplas fontes documentais.
     - Cidades e Turismo / 2 créditos Professora: Susana de Araújo Gastal Ementa: A cidade e o fenômeno civilizatório. A cidade e a sua história: proto-cidades, a polis grega, a cidade medieval, a cidade industrial, a cidade jardim,a cidade sob a pós-modernidade. A cidade e o urbano. As teorias sobre a cidade. O planejamento e a gestão das cidades. A cidade como espaço privilegiado do turismo. As respostas urbanas ao turismo.
     - Cognição Social e Comportamento no Turismo / 2 créditos Professor: Luiz Antonio Rizzon Ementa: Estudo de temas da Psicologia Social que contribuem para a compreensão e análise do comportamento no turismo e que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades próprias do gestor em turismo.
     - Sociologia do Turismo / 2 créditos Professora: Vera Maria Guimarães Ementa: O turismo como um fenômeno sócio-cultural. Abordagens sociológicas no estudo do turismo. Os processos turísticos no contexto da sociedade global. Os novos padrões de mobilidade na sociedade global e o turismo Os processos turísticos e seus efeitos sociais e culturais.

Últimas visitas ao curso

"Eu gostaria de saber como funciona o processo seletivo desta universidade. Eu sou do litoral do rio de janeiro, acabei de terminar minha graduação em turismo e gostaria de fazer o mestrado de vocês, nesta mesma área. "

Izabelle para Mestrado em Turismo

Rio de Janeiro

Outro curso relacionado com turismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |