Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética - A Distância

Solicite informação sem compromisso Funiber - Fundação Universitária Iberoamericana

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análise do Educedu

Ricardo di Buono

Ricardo di Buono

Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética

  • Modalidade
    O curso é ministrado a distância.
  • Duração
    A duração do curso é de 24 meses.
  • Certificado Oficial
    A titulação expedida é de Mestre Internacional em Nutrição e Dietética.
  • Considerações
    O curso tem como foco a formação de profissionias capacitados para o exercício de funções relacionadas a práticas de pesquisas e estudos voltados para a boa disciplina da alimentação e cuidados com a saúde. Durante o curso o aluno se dedica ao estudo de disciplinas e temas que variam desde os fundamentos da alimentação e nutrição, bioquímica e tecnologia alimentar até transtornos de condutas, nutrigenômica e temas realacionados a nutrição e dietas voltados para os praticantes de atividades físicas.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a profissionais graduados em Ciências da Saúde que tenham desejo em uma especialização ou reciclagem de conhecimentos nas área da Nutrição e Dietética.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar tanto em empresas particulares como públicas. Algumas das empresas que contratam o profissional da área são Hospital Nove de Julho, Hospital São Paulo, Hospital das Clínicas, Hospital Sírio Libanês, Gran Sampore e GRSA - Grupo de Soluções em Alimentação.

Comentários sobre Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética - Online

  • Objectivos
    Ser capaz de discernir entre crenças alimentares e alimentação adequada para cada pessoa ou grupo, mediante a articulação pedagógica de fundamentos teóricos baseados em evidência científica.
  • Dirigido a
    A metodologia de formação somada à clareza, amplitude e didática da organização dos conteúdos, permite dirigir o Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética a profissionais que desenvolvem as suas atividades em postos relacionados com a saúde, a indústria ou empresas que queiram especializar-se na Área da alimentação.

    O Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética tem como destinatários:

    * Licenciados e Graduados em Ciências da Saúde que desejam atualizar ou aprofundar seus conhecimentos em Nutrição e Dietética.

    * Licenciados e Graduados que em razão do exercício profissional desejam se especializar em Nutrição e Dietética.

    *Pessoas com Licenciatura ou Graduação universitária que tenham interesse próprio na matéria.

    *O Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética é um complemento ideal para enriquecer qualquer formação de Pré-graduação ou de Pós-graduação para pessoas interessadas em especializar-se em temas de saúde e nutrição.
  • Conteúdo


    Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética

    Apresentação do Programa



    Uma boa alimentação ajuda, em grande parte, a contribuir para um ótimo estado de saúde das pessoas. Esta premissa deve-se considerar. Por isso, devemos educar e conscientizar as pessoas que nos rodeia sobre sua vital importância.

    O campo da alimentação e da nutrição durante muitos anos tem estado em um segundo plano em nossa sociedade. Não se dava a importância que realmente tem. Atualmente temos um sistema de saúde baseado na cura; a prevenção deve ser nosso primeiro objetivo e a cura deve-se deixar em um segundo termo. Em termos econômicos, alguns programas adequados de prevenção ajudariam a reduzir o gasto atual em Saúde, focalizado em grande parte aos tratamentos paliativos ou curativos.

    O avanço das ciências que dão sustentação à nutrição, como a bioquímica, a biologia molecular, a fisiopatologia, a toxicologia, a dietética e a bromatologia faz da nutrição uma ciência fascinante por ser moderna e aplicada. Este avanço faz com que se contemple a nutrição não apenas com olhos científicos, mas com um olhar humano.

    O campo da alimentação e da nutrição afeta toda a sociedade, razão pela qual tem uma relação direta com vários campos profissionais. Em muitas ocasiões, estes profissionais não têm uma graduação universitária, no entanto, por suas características pessoais ou por sua experiência, desejam uma formação de qualidade neste campo.

    Este Programa é necessário para acessar a uma série de conteúdos que serão imprescindíveis em uma boa execução de trabalho no âmbito da nutrição e para tomar a decisão mais oportuna em todo momento com base nos novos critérios nutricionais.


    Bolsas

    A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

    Para solicitá-la, remeta sua solicitação de bolsa de estudo, apresentada na página principal do portal, com os dados requeridos, e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura à concessão de uma ajuda econômica, sob a forma de bolsa de estudo em Formação FUNIBER. 


    Duração, estrutura de créditos e titulação

    A duração estimada para a realização do Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética é de 2 anos.


    Com relação à distribuição do tempo se estabelece que:
    • por ser um Curso a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, razão pela qual o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis;
    • o tempo máximo para poder realizar o curso é de 24 meses . Neste período de tempo, o aluno deve finalizar todas as avaliações correspondentes ao curso.
    • A aprovação com êxito no programa de Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética permitirá obter o grau de: MESTRADO INTERNACIONAL EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA ESPECIALIZADO EM ... (aquele módulo optativo que o aluno tenha escolhido) .
    • Os Diplomas serão expedidos pela Universidade na qual o aluno se matriculou com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). 


    Programa de Estudos
    • 1ª Parte: Módulo obrigatório
    • 2ª Parte: módulos Optativos
    • 3ª Parte: Dissertação de mestrado

    1ª Parte: Módulo Obrigatório
    1. Fundamentos de Alimentação e Nutrição
    2. Bioquímica Nutricional
    3. Nutrientes e Sistema Nervoso
    4. Inflamação e Nutrição
    5. Avaliação do Estado Nutricional
    6. Tabelas de Composição dos Alimentos e Dietética
    7. Nutrição, Envelhecimento e Antiaging
    8. Patologia Digestiva: Teoria e Prática Clínica
    9. Tecnologia Alimentar


    2ª PARTE: Módulos Optativos
    1. Nutrigenômica e Alimentos Funcionais
    2. Transtornos da Conduta Alimentar
    3. Alimentação e Atividade Física na Infância
    4. Nutrição Clínica
    5. Nutrição, esporte e Atividade Física

    3ª Parte: Dissertação de Mestrado
    1. Metodologia da Pesquisa Científica
    2. Dissertação de Mestrado 


    Metodologia da Pesquisa Científica

    Estudo de técnicas e etapas da pesquisa científica, análise entre variáveis, regras para a organização de dados e elaboração de raciocínios lógicos para comparar conjuntos de dados.


    -O Método Científico

    -As Técnicas de Pesquisa

    -O Processo de Pesquisa

    -O Critério Estatístico para o Processo de Pesquisa

    -Estatística Descritiva

    -Estatística Diferencial

    -Correlação e Regressão

    -Relatório Final de Pesquisa



    Projeto Final ou Dissertação de Mestrado


    O aluno deverá realizar a Memória Final ou Pré-projeto do Mestrado sobre algum tema relacionado com a especialidade escolhida e desenvolvê-la após aceita pelo tutor designado.

    O trabalho deverá apoiar-se no documento "Normas de Elaboração da Dissertação de Mestrado" que o aluno receberá na primeira entrega de material didático.


    Sistema de Avaliação

    A avaliação do Mestrado é efetuada, seguindo a filosofia do ensino a distância, mediante um método de avaliação continuada.

    É requisito imprescindível para a obtenção do título a aprovação em todos e em cada um dos exames por separado.

    O processo a seguir consiste na avaliação dos exercícios correspondentes a cada parte mediante o seguinte critério:


    Avaliação de cada disciplina

    A pontuação obtida nos exames, tipo teste ou tipo perguntas de desenvolvimento, representa 100% da nota de cada disciplina, com exceção daquelas que contemplem além disso exercícios práticos, cuja contribuição sobre a nota total se descreverá em seu momento.


    Avaliação de cada Parte

    A nota do exame final representará 20% da pontuação e 80% restante será a nota obtida pela ponderação de cada disciplina.


    Avaliação da Dissertação do Mestrado

    A pontuação obtida da Dissertação de Mestrado representa 100% da nota desta parte.


    Avaliação do Mestrado

    A nota final é calculada em função da carga letiva de cada uma das partes.

Outro curso relacionado com Dieta e Nutrição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |