Mestrado Profissional em Psicologia

Solicite informação sem compromisso UNISC

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado Profissional em Psicologia - Presencial - Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul

  • Objectivos
    O programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Psicologia da UNISC objetiva capacitar profissionais da Psicologia, profissionais da área da Saúde, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas para a inovação e produção de novas tecnologias no campo da Psicologia. A partir disso, pretende-se a formação de um profissional apto a propor formas criativas para a solução de problemas e enfrentamento dos desafios nos diferentes contextos de trabalho.

    O curso reúne alunos com diferentes formações de nível superior e, em uma perspectiva interdisciplinar, visa à articulação de práticas clínicas e sociais, políticas públicas, organizações e cultura com foco na saúde mental. Para tanto, o Mestrado Profissional enfatiza estudos e técnicas voltados ao desempenho de alto nível de qualificação profissional, além de habilitar para a docência.

    O profissional a ser formado atenderá às habilidades e competências necessárias para projetar e desenvolver práticas no âmbito da prevenção, promoção e intervenção em saúde mental e suas interfaces com o campo social, político e institucional.

    Os acadêmicos do PPGPSI com os projetos de intervenção e pesquisa voltados a realidade regional e as demandas dos serviços, instituições e organizações, possibilitarão a qualificação de suas práticas em saúde mental, ampliando a inserção comunitária.

    Desta forma, a própria vocação comunitária da universidade e das ações realizadas pelos docentes da Psicologia da UNISC, justificam a escolha da ÁREA DE CONCENTRAÇÃO do Programa em “SAÚDE MENTAL E PRÁTICAS SOCIAIS”.
  • Dirigido a
    O Mestrado Profissional em Psicologia visa promover a formação e o aprimoramento de profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, de ensino e de extensão, de assessoria e de intervenção em instituições públicas e privadas, valorizando sempre o exercício da cidadania e a promoção da qualidade de vida.
  • Conteúdo
    ESTRUTURA DO CURSO
    Formação Geral
     : 9 créditos em disciplinas obrigatórias, cada disciplina terá 45h/a

    Formação Específica: 2 créditos por seminário de linha (30h/a)

    Práticas e intervenções I, II, III: 9 cr./135h (prática), mais 45h de seminários teóricos distribuídos em 3 quadrimestres;

    Trabalho Final: Créditos de orientação: 4 créditos (60h/a)

    Proficiência: Obrigatória proficiência em uma língua estrangeira até o final do primeiro ano do curso.

    Publicações: Artigo encaminhado até 22 meses do curso.

    Horários das Disciplinas: Sexta-feira tarde e Noite

    Atividades presenciais:1º ano: 175h de disciplinas + orientação2º ano: 135h de prática e intervenção + 45h de disciplina + orientação


    LINHAS DE PESQUISA

    Linha I: Práticas Clínicas Contemporâneas, Políticas Públicas e Saúde Mental

    Abarca o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias clínicas, voltadas para intervenções em contextos em que são implementadas políticas públicas no campo da saúde mental. Elaboração de diagnósticos, ferramentas e intervenções em que os processos de saúde e de adoecimento se façam presentes.

    Professores:

    Betina Hillesheim

    Edna Linhares Garcia

    Jerto Cardoso da Silva

    Karine Vanessa Perez

    Letícia Lorenzoni Lasta

    Vera Elenei da Costa Somavilla


    Linha II: Práticas Sociais, Organizações e Cultura

    Pesquisas voltadas para o desenvolvimento de ferramentas e tecnologias, dispositivos de investigação e programas de intervenção para resolução de problemas ligados às organizações e comunidades nos diferentes contextos culturais. Problematiza as ações e as intervenções institucionais e coletivas numa perspectiva social.

    Professores:

    Ana Luisa Teixeira de Menezes

    Cristiane Davina Redin Freitas

    Eduardo Steindorf Saraiva

    Liane Malmann Kipper

    Marcus Vinicius Castro Witczak

    Pedrinho A. Guareschi

    Silvia Virginia Coutinho Areosa

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |