Home>Curso técnico>Arte>Belo Horizonte>Curso de Paisagismo - Belo Horizonte - Minas Gerais
 

Curso de Paisagismo

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Instituto de Arte e Projeto

Curso de Paisagismo - Belo Horizonte - Minas Gerais

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Instituto de Arte e Projeto, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Curso de Paisagismo - Belo Horizonte - Minas Gerais Comentários sobre Curso de Paisagismo - Belo Horizonte - Minas Gerais
Objetivos:
Os Cursos Técnicos promovem a profissionalização do indivíduo para o mundo do trabalho com a introdução de ferramentas gráficas assistidas por computador.
Dirigido a:
O curso técnico em Paisagismo foi idealizado para atender os mais diversos públicos, não sendo necessários conhecimentos e habilidades na área. Foi ainda concebido e aprovado com uma organização curricular moderna e flexível, que permite ao aluno matricular-se por unidades curriculares (disciplinas), respeitando-se os pré-requisitos de cada uma.
Conteúdo:
TEORIA E PRÁTICA DA JARDINAGEM 1
As plantas ornamentais e sua organização sistemática. O solo, a água, a luz, a umidade, a temperatura e o ar, como elementos vitais para as plantas. Propriedades e meios de reprodução e perpetuação dos organismos vegetais. Suporte essencial para o desenvolvimento ativo dos vegetais: substratos, adubos, poda, manutenção e controle dos agentes nocivos. Aulas práticas de campo. Visitas técnicas.
DESENHO ARQUITETÔNICO
Coordenação motora, caligrafia técnica, desenho geométrico e projetivo; escalas, dimensionamento e colocação de cotas. Teoria e prática de desenho arquitetônico com obtenção de plantas, elevações, cortes e fachadas.
HISTÓRIA DA ARTE
Abrange a Pré-História, Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Barroco, Rococó, Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Art Noveau, Expressionismo, Fauvismo, Dadaísmo, Surrealismo, Cubismo, Futurismo, Construtivismo, Art Deco, Neoplasticismo, Escola Bauhaus, Arte pós 2ª guerra, Pop Art e Minimalismo.
TEORIA E PRÁTICA DE JARDINAGEM 2
Pesquisa dos grupos vegetais com finalidade paisagística, adequação das espécies dentro do contexto decorativo, aulas práticas de campo e visitas técnicas.
PROJETO DE PAISAGISMO 1
Metodologia de projeto. Análise de pequenos espaços e seu aproveitamento no paisagismo. Jardineiras e canteiros: tipos, desenhos e soluções. Jardim interno: conceito, tipos, desenhos e soluções. Jardim em fachada de edifícios: tipos, desenho e soluções. Desenvolvimento de projetos a nível de estudo e arte final.
DESENHO DE APRESENTAÇÃO
Conceito e métodos para desenho de observação e acabamento de projetos em cores. Relação entre espaços, forma e contra-forma. Perspectiva intuitiva, luz e sombra, materiais e suas texturas.
PROJETO DE PAISAGISMO 2
Análise dos espaços médios e grandes para projetos residenciais. Estudo dos espaços circundantes e sua integração ao elemento arquitetônico. Jardins de fachada, laterais e de fundos. Jardim campestre: tipos, desenhos e soluções. Consideração dos fatores técnico-ambientais. Jardim de coleção: conceito, tipos e desenhos. Estilo de jardins segundo suas culturas: propostas clássicas e contemporâneas. Desenvolvimento de projetos em nível de estudo e arte final.
MATERIAIS E TECNOLOGIA
Tecnologia e função ornamental dos elementos e materiais. Materiais de revestimento para áreas externas. Mobiliário de jardim. Materiais e tecnologia de drenagem, impermeabilização, fontes e cascatas. Espelhos d’água: projeto e execução. Irrigação: teoria de projeto e execução. Visitas técnicas.
TEORIA DO PAISAGISMO 1
Conceitos: estética, arte e composição. Princípios básicos da composição: unidade, variedade, e proporção espacial. Outros preceitos estéticos: proporção, escala, dominância, harmonia, equilíbrio, ritmo, centro de interesse e originalidade. Composição paisagística na prática: forma, volume, cor, textura e contraste. Organização do espaço e sua função no paisagismo. Paisagem e sua morfologia: elementos naturais e seu aproveitamento. Linhas e padrões do jardim.
DESIGN DE PAISAGISMO ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Objetiva introduzir o uso do computador como ferramenta de trabalho, assim como as técnicas e softwares apropriados para manuseio e trabalho no computador em associação aos conceitos de desenho de paisagismo.
TEORIA E PRÁTICA DE JARDINAGEM 3
Técnicas e procedimentos no macro-paisagismo. Arborização: as espécies vegetais para grandes espaços. Grupos das árvores: estudo, pesquisa e prática de campo. Grupos das palmeiras e coníferas: estudo, pesquisa e prática de campo. Preservação de paisagens.
PROJETO DE PAISAGISMO 3
Análise dos espaços para projetos de jardins comerciais. Jardins de shopping e feiras promocionais: tipos, desenho e soluções. Análise dos grandes espaços para projetos de jardins. Jardins de indústrias: desenho e soluções. Consideração dos fatores técnico-ambientais e aproveitamento da flora existente. Desenvolvimento a nível de estudo a arte final, dando ênfase à expressão áfica.
PROJETO DE PAISAGISMO ASSISTIDO POR COMPUTADOR
Objetiva o aperfeiçoamento das ferramentas de uso regular (assim como softwares adequados), voltadas para o desenho de paisagismo, bem como o desenvolvimento e acompanhamento de projetos de paisagismo anteriormente estudados e assistidos por computador.
DESENHO TOPOGRÁFICO
Objetiva dotar o aluno de conhecimentos da representação gráfica e intervenção sobre desenhos topográficos em 2 e 3 dimensões. Fazer levantamentos de áreas em planimetria e altimetria, através de prática no campo. Calcular e projetar escadas, rampas e taludes. Resolver questões de drenagem.
PROJETO DE PAISAGISMO AMBIENTAL
Visa desenvolver um projeto de graduação do curso com a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, nos módulos anteriores. Avançar no conhecimento e na intervenção paisagística no meio ambiente e nas áreas carentes de recuperação ambiental.
SISTEMÁTICA DAS PLANTAS ORNAMENTAIS
Visa exercitar o aluno na teoria da sistemática dos grupos vegetais e sua aplicação prática, bem como analisar as espécies dentro de seu contexto. Capacitar o aluno a dominar os procedimentos e técnicas para utilização das espécies em função das condições climáticas locais.
TEORIA DO PAISAGISMO 2
Domínio da escala urbana. Funções dos espaços públicos. Intervenção em espaços privados tendo em vista a paisagem urbana. Apropriação dos espaços públicos. Referenciais urbanos. Legislação ambiental. Prática profissional: mercado, atualização e pesquisa.
DESENHO DE PERSPECTIVA
Desenho de observação: objetos, sólidos e volumes arquitetônicos. Conceitos de proporção e diferenciação de planos. Profundidade. Teoria e prática de perspectiva: cavaleira, isométrica, militar, ponto central, visadas diretas, pontos medidores, sombra e reflexo. Perspectiva aplicada ao paisagismo.

Últimas visitas ao cursoSolicitar informação à Instituição

Outro curso relacionado com Curso técnico de Arte: