Pós - graduação em Gestão em Agronegócio

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós - graduação em Gestão em Agronegócio - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    O objetivo principal do curso é capacitar profissionais que atuam no agronegócio a utilizar técnicas, instrumentos e informações, de forma adequada, contribuindo, assim, para aumentar a eficiência de empresas, dos órgãos governamentais e de outros negócios a que estejam associados.

    Especificamente, pretende-se:

    • formar profissionais capazes de enfocar os conceitos fundamentais relacionados com o agronegócio, do ponto de vista analítico e prático, considerando-se o cenário nacional e internacional;

    • fornecer conhecimentos e metodologias adequadas à tomada de decisões em empresas agrícolas e agroindustriais;

    • formar e capacitar profissionais executivos responsáveis pela gestão do Sistema Agroindustrial (SAG).
  • Conteúdo
    Carga horária do curso

    390 h/a


    Disciplina e descrição:

    Introdução ao Agronegócio
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A evolução do setor agrícola brasileiro. A modernização da agricultura. O crescimento do agronegócio. A produção de alimentos e fibras. A produção florestal. A agroindustrialização. A característica do agronegócio brasileiro.

    Gestão de Pessoas no Agronegócio
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Ferramentas de gestão, práticas de liderança e desenvolvimento de equipes.

    Tecnologia da Informação
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos em sistemas de informação. Fundamentos de tecnologia da informação. Sistemas de apoio à decisão.

    Mercados Agroindustriais e de Futuros
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estruturas de mercado. Modelo estrutura-conduto-desempenho. Coordenação vertical. Formação de preços agrícolas. Componente temporal dos preços agrícolas. Componente espacial dos preços agrícolas. Mercados futuros.

    Políticas Governamentais Aplicadas ao Agronegócio
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conjuntura do agronegócio. Efeitos das políticas macroeconômicas no agronegócio. Política agrícola. Política comercial.     

    O Agronegócio e o Setor Externo
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A agricultura e a economia mundial. A teoria básica das relações comerciais internacionais. Inter-relações entre políticas domésticas, agrícolas e comerciais. O papel das instituições internacionais. Aspectos monetários do comércio internacional. Acordos regionais de comércio e agricultura. Problemas contemporâneos do comércio internacional.

    Administração Estratégica do Agronegócio
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos básicos. O planejamento estratégico. Diagnóstico estratégico. Missão, objetivos e desafios empresariais. Estratégias de administração empresarial. Controle e avaliação do planejamento estratégico. A administração estratégica no agronegócio.

    Planejamento de Marketing no Agronegócio
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Modelo de marketing e seu processo de planejamento. Satisfação do consumidor. Sistemas de informações e ambiente de marketing. Mercado de consumo e industrial. Concorrência. Segmentação de mercado. Posicionamento. Gerência de produtos, preços, canais de distribuição e comunicação.

    Gestão Ambiental e da Qualidade
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Importância estratégica da qualidade e da questão ambiental no agronegócio. Conceitos e desenvolvimento histórico da gestão da qualidade e gestão ambiental. Instrumentos e métodos da gestão da qualidade e sua implementação na gestão ambiental. Certificação de sistemas de gestão da qualidade e gestão ambiental. Sistemas informatizados de gestão da qualidade (CAQ). Implementação de sistemas de gestão da qualidade e gestão ambiental na agricultura.

    Metodologia Científica -
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos tipos de conhecimento e dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa.

    Projetos Agroindustriais
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O projeto agroindustrial. Mercado. Engenharia do projeto agroindustrial. Tamanho. Localização. Investimento e financiamento. Custos. Avaliação financeira. Análise de sensibilidade e risco.

    Gestão da Produção Agroindustrial
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Especificidades da agroindústria e sistemas de gestão da produção. Tipologia e análise dos sistemas de produção agroindustriais. Sistemas de planejamento da produção. Sistemas de gestão da produção. Planejamento e controle de estoques. Estudos de caso.

    Cadeias Agroindustriais
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Análise das cadeias agroindustriais. Estudos de caso das cadeias agroindustriais. As relações inter-cadeias agroindustriais.

Outro curso relacionado com gestão de negócios

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |