Pós - graduação em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão Pedagógica.

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós - graduação em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão Pedagógica. - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    Qualificar, atualizar, aperfeiçoar e capacitar profissionais de educação, formados e com diploma de Licenciatura Plena em: Pedagogia, Normal Superior ou outros Cursos de Licenciatura, que atuam ou pretendem atuar na Gestão da Educação Básica, nas áreas de Inspeção, Orientação ou Supervisão Pedagógica, através do aprofundamento teórico e prático de saberes essenciais à melhoria da qualidade do trabalho escolar.
  • Conteúdo
    Carga horária do curso

    470 h/a


    Disciplina e descrição:

    Gestão de Recursos Humanos e Ética nas Instituições
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA
     
    Em um primeiro momento, abordam-se questões gerais e introdutórias sobre a gestão de recursos humanos. Posteriormente, aprofundam-se os temas relativos aos modelos de gestão de recursos humanos, às pessoas nas organizações, às relações de trabalho e à mudança organizacional.
    Numa segunda parte, serão tratados os temas referentes à ética, considerando a importância da mesma na gestão de recursos humanos e de sua condição como pilar da cultura organizacional e como vantagem competitiva.
    Todos os temas terão como alicerce sua aplicabilidade às instituições educacinais.
    PROFESSORES

    Legislação do Ensino Brasileiro e Política Educacional Contemporânea
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A disciplina propõe: o estudo da educação como produtora e produto do contexto social, político e econômico de uma sociedade, com foco no Brasil atual; a reflexão acerca dos novos paradigmas sociais e da conseqüente necessidade de se estabelecerem novos paradigmas educacionais; o conhecimento acerca das mudanças decorrentes do movimento de descentralização da gestão da educação brasileira e a identificação dos limites e conexões do público e do privado na educação nacional. Serão objeto de estudo também as finalidades constitucionais da educação nacional, o conceito de cidadania e seu impacto na qualidade da educação. Será estudada a legislação educacional em vigor e a forma como ela prevê a organização da educação brasileira. O nível da escola e os impactos dos novos paradigmas educacionais no cotidiano escolar também serão objetos de análise crítica. Finalmente, serão discutidos os parâmetros de avaliação dos sistemas de ensino e das escolas enquanto mecanismo de regulação da qualidade.
    PROFESSORES

    A Intervenção Pedagógica na Perspectiva das Competências
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O significado histórico-social das competências. A avaliação formativa e a construção de competências. A atual Proposta Curricular do Estado Minas Gerais na perspectiva da construção de competências nas áreas da leitura e da escrita - Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SSE/MG) e Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação de Minas Gerais (CEALE).

    Novas Tecnologias em Educação
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

     Esta disciplina propõe-se a dar uma visão do momento vivido pela sociedade na era da informação, a importância das tecnologias digitais e suas conseqüências para o ensino e a formação em um mundo globalizado; planejar e elaborar aplicações educacionais utilizando editor de texto, planilha eletrônica, software de apresentação/autoria e ferramentas da Internet coerente com a realidade da escola; comparar as práticas educativas do ensino à distância com as do ensino presencial; desmistificar o uso do computador, caracterizando suas vantagens e desvantagens; propor exercícios práticos ensinando a utilizar WebQuest, Cmaps, Lousa Digital, Blogs e outras ferramentas que possam auxiliar o professor; discutir softwares educacionais averiguando a sua qualidade para o processo ensino/aprendizagem.

    Dinâmicas e Vivências de Grupos na Gestão Educacional
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O papel dos Jogos, vivências e dinâmicas de grupo. A aplicabilidade de jogos, dinâmicas e vivências no desenvolvimento dos recursos humanos.
    O papel do facilitador na aplicação de jogos, vivências e dinâmicas

    Teoria e Prática em Inspeção Escolar
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O serviço de inspeção escolar diante dos paradigmas atuais da educação. As funções e as práticas do trabalho de inspeção escolar no contexto das políticas públicas de educação. Competências técnico-administrativas, pedagógicas e políticas necessárias ao exercício das funções de acompanhamento, apoio, supervisão, controle, orientação e avaliação das instituições escolares na implementação das políticas estabelecidas pelas Diretrizes Nacional e Estadual da Educação Básica.

    Projetos Escolares/ Pedagógicos (PDI,PDE, PPP)
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Fundamentos epistemológicos e ontológicos da concepção de Projeto; Tendências e perspectivas emergentes em Projetos Pedagógicos; Aspectos preponderantes da construção de Projetos Pedagógicos Escolares; Compreensão, análise e elaboração de Projetos Pedagógicos Escolares.

    Estatística Aplicada a Educação
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução. Séries e Gráficos Estatísticos. Estatística Descritiva. Números Índice.Técnicas de Amostragem.  Investigação por Questionário. Cruzamentos e medidas de associação. Probabilidade Básica e Distribuições de Probabilidade. Determinação do tamanho Amostral. Estimava. Testes de Hipóteses. Correlação. Regressão linear simples e Múltipla. Noções de estatística multivariada. Comunicando os resultados da pesquisa. Uso de recursos computacionais aplicados à estatística usando os programas Excel, SPSS e Assistat

    Teoria e Prática em Orientação Educacional
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Tendo em vista a necessidade de se pensar a escola frente às demandas do mundo contemporâneo, essa disciplina objetiva, essencialmente, oferecer subsídios ao profissional de educação com relação às contribuições da orientação educacional para a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Partindo do pressuposto que se faz necessária uma educação que conceba o indivíduo de maneira integral, considerando os aspectos físicos, emocionais, cognitivos e sociais que podem interferir no processo de desenvolvimento e de aprendizagem, esse profissional precisa trabalhar em parceria com os demais profissionais da escola, bem como, com alunos e comunidade, fomentando uma prática educativa crítica, criativa, reflexiva e emancipatória.

    Fundamentos Sociopsicopedagógicos da Educação Especial e Inclusiva
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Instrumentalizar o/a aluno/a para a reflexão e discussão em torno das temáticas que envolvem o cotidiano da Educação Especial e Inclusiva.

    Metodologia de Pesquisa - Gestão Escolar
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Reflexão acerca do conhecimento científico e fornecimento de condições para a condução de uma pesquisa científica.

    Metodologia do Ensino Superior - Gestão Escolar
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    A Educação Superior diante da nova realidade social. Abordagens do processo ensino-aprendizagem. O planejamento de Ensino como instrumento da ação educativa. Procedimentos Didáticos no cotidiano da sala de aula universitária: desafios e possibilidades. A avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: desafios e alternativas.

    Teoria e Prática em Supervisão Pedagógica
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Contextualização da educação: as dimensões políticas, humanas, sócio-culturais e técnico-científicas que envolvem a organização do trabalho escolar. A identidade da Supervisão Pedagógica: história, princípios e práticas. Gestão democrática na escola, o Projeto Político-Pedagógico e a Formação Continuada. A ação supervisora na contemporaneidade: desafios, saberes e fazeres com vias a uma escola de qualidade.

    Aspectos Psicopedagógicos da Aprendizagem

    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    O processo de aprendizagem e suas múltiplas dimensões. Reflexões críticas sobre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. Diálogos entre o sujeito que aprende e o sujeito que ensina. A queixa escolar e o processo ensino-aprendizagem. O papel do pedagogo frente à não culpabilização do aluno e da família diante da queixa de dificuldades de aprendizagem e de escolarização. Recursos psicopedagógicos como facilitadores da aprendizagem.

Outro curso relacionado com administração educativa

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |