Pós-graduação em Redes de Computadores e Segurança da Informação

Solicite informação sem compromisso Unipam - Centro Universitário de Patos de Minas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Redes de Computadores e Segurança da Informação - Presencial - Patos de Minas - Minas Gerais

  • Objectivos
    O objetivo geral do curso é preparar profissionais especialistas, capazes de assumir as posições de trabalho que estão sendo geradas pelas empresas de Telecomunicações, provedores da Web, Call Centers e operadoras de TV a cabo que estão ligadas na Internet e toda e qualquer empresa que possua ou necessite aprimorar o funcionamento e desempenho de sua infra-estrutura de rede.

    O Curso de Pós-graduação “Lato-Sensu” em Redes de Computadores e Segurança da Informação visa formar especialistas em redes de computadores, capazes de projetar, administrar/gerenciar e implantar redes locais e geograficamente distribuídas, com segurança, em diversas plataformas de hardware e software, bem como promover uma reciclagem para profissionais das áreas de informática e engenharias e demais profissionais de nível superior com conhecimentos básicos em computação e que desejam aprimorar sua formação na área de Redes de Computadores e Segurança da Informação.
  • Conteúdo
    Carga horária do curso

    372 h/a

    Disciplina e descrição:

    Metodologia Científica - Redes de computadores
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudo da metodologia de planejamento e execução da pesquisa acadêmica em suas dimensões epistemológicas, políticas e técnicas de investigação científica. Reflexão acerca dos tipos de conhecimento e dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa, bem como do método científico e dos instrumentos e recursos utilizados no planejamento, execução e apresentação de uma pesquisa. Apresentação do regulamento do TCC da Pós-Graduação.

    Redes de Computadores
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Histórico evolutivo dos Sistemas de Telecomunicações e das Redes de Computadores; Conceitos básicos sobre arquiteturas de Redes de Computadores: meios de comunicação, redes locais e redes de longa distância; Protocolos de comunicação: características e exemplos; O modelo de referência ISO/OSI: A organização em camadas. O modelo de referência da ISSO para interconexão de sistemas abertos; características das camadas; Interconexão de redes: a necessidade de interconexão. Formas de interconexão. A Internet; Serviços de rede: serviços básicos, Intranets, multimídia, entretenimento, serviços da web; Tendências em redes: redes de alta velocidade, redes virtuais, comunicação peer-to-peer, agentes de softwares, Clusters Grid Computing.

    Programação Orientada a Objetos C/C++
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos de desenvolvimento orientado a objetos. Programação orientada a objetos: implementação de classe, objetos, herança, polimorfismo. Uso de linguagem de programação orientada a objetos.

    Gerenciamento de Segurança da Informação
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

       1. Introdução à segurança da informação.
       2. Políticas e práticas de segurança organizacional aliada ao gerenciamento de risco.
       3. Mecanismos de proteção e processos de continuidade.
       4. Auditoria e normas relacionadas.

    Arquitetura e Protocolos de Redes de Computadores
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos e Elementos de Rede. Protocolos e roteamento. Modelos de Referência. Análise de tráfego em nível 2 e 3. Ferramentas de troubleshooting. Perfil de tráfego.

    Eletrônica de Sinais
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Modelos de comunicação de dados. Sinais: conceitos e terminologias. Transmissão do sinal. Modulação e demodulação de dados. Codificação e decodificação de dados. Técnicas de comunicação de dados. Correção e detecção de erros. Meios de transmissão.

    Criptografia e Certificação Digital
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Estudar os conceitos relacionados à proteção da informação, técnicas e algoritmos criptográficos, incluindo sistemas de chave simétrica e assimétrica, assinatura digital e funções hash. Técnicas de criptoanálise e os principais protocolos utilizados.

    Sistemas Operacionais LINUX/UNIX
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Ambiente LINUX/UNIX. Comandos básicos em LINUX/UNIX

    Segurança em Redes sem Fio
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Conceitos básicos de Segurança de Redes; Introdução às Redes Wireless; Tecnologias sem Fio emergentes: Bluetooth, GPRS, EDGE e 3G; Mecanismos de Segurança: Firewalls, Arquitetura de Firewalls, Redes Privadas, IPS’, IDS’s, Sniffers e ferramentas de análise; Administração de Segurança de Redes sem Fio: métodos e técnicas de ataque, projeto de segurança de Redes sem Fio e Políticas de Segurança.

    Segurança em Sistema Operacional LINUX/UNIX
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Principais aspectos de proteção e segurança lógica em ambiente UNIX/LINUX, notadamente dos aspectos de segurança nativa destes sistemas operacionais. Implementação e revisão de controles de acesso lógico nesta plataforma de processamento de dados.
    PROFESSORES

    Segurança em Sistema Operacional Windows 2000 e 2003
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Informações sobre a estrutura dos sistemas operacionais Windows 2000 e 2003. Conceitos de segurança relacionados ao ambiente Windows 2000 e 2003. Estrutura de Segurança do Windows 2000 e 2003. Implementação de segurança no Windows 2000 e 2003.

    Laboratório de Redes de Computadores
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Instalação e configuração do Sistema Operacional Unix/Linux para ambiente de Rede. Configuração do suporte oferecido por esta plataforma para o gerenciamento de contas de usuários e grupos, para a comunicação em rede e para o compartilhamento de recursos. Protocolos e os serviços de rede presentes nesse sistema e suas configurações. Auditoria em servidor. Ferramentas e métodos para se fazer uma auditoria da segurança em relação a servidores, procurando por vulnerabilidades.

    Administração e Gerência de Redes
    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução ao Gerenciamento de Redes; Network Operation Center; As arquiteturas de Gerenciamento de Redes TCP/IP: MIB, Protocolos de Gerência de Redes, SNMPv1, SNMPv2, SNMPv3, RMONI e II, Gerência Hierárquica e Gerência Distribuída; Gerência de Redes OSI: Gerência de Falhas, Gerência de Configuração, Gerência de Segurança, Gerência de Contabilidade e Gerência de Desempenho, Modelo Organizacional e Protocolo de Gerência de Rede CMIP.

    Desenvolvimento de Software para Internet e Intranet

    DESCRIÇÃO DA DISCIPLINA

    Introdução e Histórico; Conceitos de aplicações Web; Padrões para projetos Web; Modelo MVC-Model View Controller para modelagem de Aplicações web interativas; Plataforma Java para desenvolvimento de aplicações na web; Arquitetura Orientada a Serviços e Web Services; Frameworks e API's para o desenvolvimento de Web Services; Desenvolvimento de Web Services usando Apache Axis e Java Web Services Developer Pack; Aplicações.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     


Outro curso relacionado com redes informáticas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |