Home>Pós-graduação>Educação Especial>A Distância>Pós-Graduação EAD em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla - A Distância
 

Pós-Graduação EAD em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla - A Distância

Método: A Distância
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Faculdade Prominas

Pós-Graduação EAD em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla - A Distância

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Faculdade Prominas, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Pós-Graduação EAD em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla - A Distância Comentários sobre Pós-Graduação EAD em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla - A Distância
Conteúdo:
 Pós-Graduação EAD em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla.

Reconhecido pelo MEC: Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.
Aulas transformadoras: Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.
Conteúdo 100% online: Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

Certificado de Especialista: Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

Metodologia Inovadora:  Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

Professores que você admira: Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.

Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem
privilégio de alguns. O curso de Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla visa compreender os fundamentos do desenvolvimento e aprendizagem que embasam a educação das pessoas com deficiência múltipla/intelectual. Compreender as singularidades e particularidades da deficiência múltipla/intelectual, recursos necessários e a atuação do professor de AEE, com vistas à gestão e avaliação dos processos de aprendizagem e da inclusão do aluno.
PLANO DE AULA:

O que eu vou aprender?
           1 Princípios Filosóficos e Políticas Públicas que Fundamentam a Educação Inclusiva no Brasil  

CARGA HORÁRIA: 60h

A Educação Especial na História da Humanidade; Educação Especial: Um Breve Esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais Sobre Educação Especial no Decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; O Desenvolvimento da Educação Especial no Brasil; A Sociedade Brasileira e as Deficiências Entre os Séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Orientações e Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que Balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção Sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação Para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração Na LDB) – 1971; Criação do CENESP – 1973; Constituição da República Federativa do Brasil – 1989; Lei N. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional Para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI.


           2 Histórico e Preceitos Legais que Demarcam a História da Educação Especial no Brasil  

CARGA HORÁRIA: 60h

Educação Especial: um breve esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais sobre Educação Especial no decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; A Sociedade Brasileira e as Deficiências entre os séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração na LDB) – 1971; Criação do CENESP - 1973; Constituição da República Federativa do Brasil - 1989; Lei n. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI.


           3 Sistema Educacional Inclusivo Construção, Implementação e Intervenções Pedagógicas no espaço da sala de aula  

CARGA HORÁRIA: 60h

Introdução Estudo do Sistema Educacional Inclusivo: Vertente Legal; Conceitos Sobre Educação Inclusiva; Legislação no Âmbito da Inclusão Social Educacional; Educação Especial e Prática Docente; Fundamentos da Educação Especial; Fundamentos da Prática Docente; Inclusão e Escolarização: da Teoria a Prática; Os Elementos de um Currículo na Escola Inclusiva; Escolarização Inclusiva.


           4 Deficiência Intelectual  

CARGA HORÁRIA: 80h

Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência Mental; Conceito de Retardo Mental e suas Implicações Educativas; Deficiência Mental de Diferentes Modelos e Teorias; Defectologia na Perspectiva Vigotskiana; A Perspectiva Histórico-Cultural e a Educação Especial; Implicações Educacionais; Causas da Deficiência Intelectual e as Alterações Sensoriais e Motoras; Transtorno do Desenvolvimento: Deficiência Intelectual; Quadros Clínicos Associados a Deficiência Intelectual.


           5 Deficiência Múltipla  

CARGA HORÁRIA: 80h

Neurociência versus Educação; Contextualização do Desenvolvimento Humano; As Deficiências Múltiplas Frente ao Desenvolvimento Humano; Conceitos e Aplicações de Plasticidade Neural e a Aprendizagem; O que são Teorias de Aprendizagem?; Da Visão de Ausebel, Bruner, Vigostsky e Piaget em Relação as Teorias de Aprendizagem; Sistema Límbico versus Aprendizagem; Transtornos de Aprendizagem (Dislexia); Transtornos de Aprendizagem (Discalculia).


           6 Avaliação Escolar, Adequações Curriculares e Plano de Ensino Individualizado (PEI)  

CARGA HORÁRIA: 60h

Avaliação Escolar; Conceitos de Avaliação Aplicada; Avaliação das Unidades Didáticas; Adequações Curriculares; Adaptações Curriculares para Necessidades Educativas Especiais; Vantagens das Adaptações Curriculares; Plano de Ensino Individualizado (PEI); Planejamento Educacional para o Cuidado Integral de Alunos com Dificuldades de Aprendizagem; Planejamento Educacional.


           7 AEE para Deficiência Intelectual  

CARGA HORÁRIA: 60h

Deficiência Intelectual; Importância do Estudo da Deficiência Intelectual; Síndromes Onde a Deficiência Intelectual é Manifestada; O Trabalho e as Deficiências Intelectuais; A Inclusão das Crianças com Necessidade de Atendimento Educacional Especializado; A Inclusão da Criança com Necessidades Especiais; A Educação Especial na Sociedade Contemporânea; Educação Especial na Sociedade Atual; Transtornos da Linguagem.


           8 Tecnologia Assistiva  

CARGA HORÁRIA: 60h

Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias; Recursos na Tecnologia Assistiva; As Estratégias Didáticas; A Tecnologia Assistiva em Prol da Inclusão Social e Educativa; Inclusão Assistiva na Educação Superior; Tecnologia Assistiva na Universidade; Divisão das Categorias Assistivas; Categorias Assistivas; Braille.


           9 Transtornos do Desenvolvimento: Conceituação e Intervenções Pedagógica  

CARGA HORÁRIA: 60h

Do estudo da síndrome de Klinefelter; Conceitos sobre síndromes e síndrome de Klinefelter; Variações Cromossômicas: crianças e jovens; Do estudo da síndrome de Cri Du Chat; Conceitos da síndrome Cri Du Chat; Intervenção familiar, médica e educativa; Do estudo da síndrome de Huntchinson-Gilford; Conceitos e características de Huntchinson-Gilford.


           10 Diferentes Instrumentos de Linguagem e Comunicação Alternativa  

CARGA HORÁRIA: 60h

História da linguagem; Primeiras tentativas de comunicação do homem e a criação dos jornais; Pensamento e linguagem: lógica; As funções da linguagem; Linguagem formal; Linguagem informal; Comunicação alternativa.


           11 Docência do Ensino Superior  

CARGA HORÁRIA: 40h

O ensino superior no Brasil. A Universidade na sociedade. Legislação da Educação Superior. A prática docente no contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As teorias pedagógicas. A didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de ensino e prática docente. Avaliação educacional. Ambiente virtual de aprendizagem e tecnologias para o ensino. Interações em sala de aula EAD e Presencial: o papel dos professores e dos alunos.


           12 Metodologia de Trabalho Científico  

CARGA HORÁRIA: 40h

Conceitos de ciência, método científico, hipóteses, variáveis, probabilidade, validade, fidedignidade, amostragem; delineamentos de pesquisa; metodologia qualitativa e quantitativa; aplicação de questionário em pesquisas; caracterização da linguagem científica e do sistema de produção científico; elaboração de pesquisa acadêmico-científica; ética na pesquisa; técnicas de apresentação. Resumo científico, artigo científico, ficha catalográfica, pré projeto de pesquisa, resenha, relatórios de pesquisa, fichamento.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 720h
Outro curso relacionado com Pós-graduação de Educação Especial: