Pós-Graduação EAD em Educação Especial - A Distância

Solicite informação sem compromisso Faculdade Prominas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação EAD em Educação Especial - Online

  • Conteúdo
    Pós-Graduação EAD em Educação Especial.

    Reconhecido pelo MEC: Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.
    Aulas transformadoras: Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.
    Conteúdo 100% online: Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

    Certificado de Especialista: Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

    Metodologia Inovadora:  Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

    Professores que você admira: Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.

    Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem
    privilégio de alguns. O curso de Educação Especial visa fornecer as habilidades necessárias para adaptar as práticas da sala de aula, a fim de levar em conta a diversidade de necessidades especiais encontradas no ambiente educacional.
    PLANO DE AULA:

    O que eu vou aprender?
               1 Histórico e Preceitos Legais que Demarcam a História da Educação Especial no Brasil  

    CARGA HORÁRIA: 60h

    Educação Especial: Um Breve Esclarecimento; O Desenvolvimento das Concepções Sociais sobre Educação Especial no Decorrer da História da Humanidade; As Deficiências no Tempo e nas Sociedades; A Educação Especial no Tempo e nas Sociedades; A Sociedade Brasileira e as Deficiências entre os Séculos XVI e XIX; A Educação Especial no Brasil; Marcos Internacionais que Balizam a Educação Especial; Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948; Convenção sobre os Direitos da Criança – 1989; Declaração Mundial de Educação para Todos – 1990; Declaração de Salamanca – 1994; Convenção da Guatemala – 1999; Carta do Terceiro Milênio – 1999; Marcos Legais da Educação Especial no Brasil; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 1961; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Primeira Alteração na LDB) – 1971; Criação do CENESP - 1973; Constituição da República Federativa do Brasil - 1989; Lei n. 7.853 (Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência) – 1989; Criação do ECA – 1990; Política Nacional de Educação Especial; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Atual) – 1996; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) – 1998; Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência – 1999; Políticas e Instrumentos Legais do Século XXI


               2 Considerações sobre os diferentes tipos de deficiências: intelectual, auditiva, visual e física  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Da Deficiência Intelectual: Mudança da Vida Adulta em Ambiente Universitário; A Educação das Pessoas com Deficiência Intelectual ;Deficiência e Educação Superior: Uma Questão de Direitos Humanos; O Papel do Professor com o Aluno com Deficiência Intelectual; Professor X Aluno com Deficiência Intelectual; Professores de Educação Especial Musicoterapeutas; Abordagem Sócio Educacional às Pessoas com Deficiência Física; Visão Social: Igualdade de Oportunidades.


               3 Avaliação escolar e intervenções pedagógicas voltadas ao público da Educação Especial  

    CARGA HORÁRIA: 60h

    Acessibilidade para o Aluno com Deficiência na Educação; Educação e Acessibilidade; Centro Escolar: Cantinas, Bibliotecas, Laboratórios, Oficinas, Banheiros, Etc.; Inclusão Escolar através de Participação em Atividade Práticas e Reflexões em Grupo; Aspectos Chaves da Educação Inclusiva; Comunidade Educativa; Sociedade Inclusiva; Atividade Práticas e Reflexões em Grupo Impacto da Deficiência Intelectual dos Pais; Fatores Relacionados nos Cuidados e Desenvolvimento dos Filhos; Reação dos Pais à Deficiência de uma Criança; Deficiência Intelectual dos Pais (Matrimônio).


               4 Altas habilidades - Superdotação- Conceituação e Intervenções Pedagógicas  

    CARGA HORÁRIA: 60h

    Altas Habilidades ou Superdotação no Sistema Educacional Brasileiro Jurídico; Educação X Legislação; Políticas Públicas para AH/SD; Panorama Global das Altas Habilidades/Superdotação; A Identificação do Superdotado; A Família, Escola e Sociedade Frente as Altas Habilidades e Superdotação; Alternativas de Atendimento para o Aluno com Altas Habilidades/Superdotação; Modelos Explicativos; A Resposta Educacional com Alunos com Alta Habilidades Intelectuais.


               5 Transtornos do Desenvolvimento: Conceituação e Intervenções Pedagógica  

    CARGA HORÁRIA: 60h

    Do Estudo da Síndrome de Klinefelter; Conceitos sobre Síndromes e Síndrome de Klinefelter; Variações Cromossômicas: Crianças e Jovens; Do Estudo da Síndrome de Cri Du Chat; Conceitos da Síndrome Cri Du Chat; Intervenção Familiar, Médica e Educativa; Do Estudo da Síndrome de Huntchinson-Gilford; Conceitos e Características de Huntchinson-Gilford; A Mãe de Todas as Doenças.


               6 Diferentes Instrumentos de Linguagem e Comunicação Alternativa  

    CARGA HORÁRIA: 60h

    História da Linguagem; Primeiras Tentativas de Comunicação do Homem e a Criação dos Jornais; Pensamento e Linguagem: Lógica; As Funções da Linguagem; Linguagem Formal; Linguagem Informal; Comunicação Alternativa.


               7 Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Educação Especial: Aspectos Legais e Sociais; Aspecto Legal na Educação Especial; Aspecto Social na Educação Especial; Da Integração, Normatização e Inclusão; Conceitos de Integração e Normatização; Inclusão e os Diferentes Tipos de Necessidades; Deficiência: Enfoque Biológico e Social; Deficiência Biológica; Deficiência Social.


               8 Tecnologia Assistiva  

    CARGA HORÁRIA: 60h

    Sala de Recursos Multifuncional, Materiais e Estratégias; Recursos na Tecnologia Assistiva; As Estratégias Didáticas; A Tecnologia Assistiva em Prol da Inclusão Social e Educativa; Inclusão Assistiva na Educação Superior; Tecnologia Assistiva na Universidade; Divisão das Categorias Assistivas; Categorias Assistivas; Braille.


               9 Relacionamento Interpessoal e Ética Profissional  

    CARGA HORÁRIA: 60h

    Relacionamento Interpessoal: Conceitos e Contextos; Uma Breve Contextualização; Das Psicologias Sociais e do Desenvolvimento às Outras Áreas do Conhecimento; Gestão de Pessoas e os Relacionamentos Humanos; Inteligência Emocional; Gestão de Conflitos no Ambiente de Trabalho; Liderança, Comunicação e Equipe de Trabalho; Liderança nas Organizações; Comunicação Interpessoal nas Organizações; Trabalho em Equipe; Gestão de Conflitos: Conceitos e Causas de Conflito; Formas, Estratégias e Táticas de Negociação; Ética Profissional: Conceitos e Fundamentos; A Ética Profissional; A Conduta Ética de um Profissional; Código de Ética Profissional.


               10 Docência do Ensino Superior  

    CARGA HORÁRIA: 30h

    O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.


               11 Metodologia de Trabalho Científico  

    CARGA HORÁRIA: 30h

    Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

    CARGA HORÁRIA TOTAL: 640h



Outro curso relacionado com educação especial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |