Pós-Graduação EAD em Engenharia Ambiental - A Distância

Solicite informação sem compromisso Faculdade Prominas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação EAD em Engenharia Ambiental - Online

  • Conteúdo
    Pós-Graduação EAD em Engenharia Ambiental.

    Reconhecido pelo MEC: Seja reconhecido e valorizado no mercado estudando em uma das maiores instituições de ensino do país.

    Aulas transformadoras
    : Aulas que inovam e surpreendem pela qualidade, desenvolvidas com tecnologia de cinema.

    Conteúdo 100% online
    : Você gestor do seu estudo! Liberdade do online em aulas dinâmicas, com qualidade e certificado igual ao presencial.

    Certificado de Especialista: Descubra uma nova trajetória profissional de sucesso, com o título de especialista em seu currículo.

    Metodologia Inovadora:  Com aulas interativas e intuitivas, envolvemos as gerações atuais e desenvolvemos as habilidades necessárias ao seu futuro.

    Professores que você admira: Aprofunde seu conhecimento sobre fundamentos práticos estudando com os melhores mestres, doutores e especialistas da área.

    Existimos porque acreditamos que o sucesso não é obra do acaso nem
    privilégio de alguns. O curso de Engenharia Ambiental visa obter as
    habilidades necessárias para explorar, avaliar criticamente e produzir soluções sistemáticas e coerentes.

    PLANO DE AULA:

    O que eu vou aprender?

               1 Organização e Sistema de Gestão Ambiental  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Caracterização da Gestão Ambiental: Contextualização e Definição da Gestão Ambiental; Políticas Públicas de Gestão Ambiental; Paradigmas do Desenvolvimento Sustentável; As Questões Ambientais em um Mundo Globalizado. Sistema de Gestão Ambiental: Contextualização e Conceitos do Sistema de Gestão Ambiental; Fases de Elaboração do Sistema de Gestão Ambiental; Fase 1: Política Ambiental; Fase 2: Planejamento: Aspectos Ambientais; Requisitos Legais; Fase 3: Implementação e Operação; Fase 4: Verificação e Ação Corretiva; Fase 5: Análise e Avaliação Crítica; Do Desenvolvimento Sustentável à Certificação: Contextualização da Certificação Ambiental; Desafios e Tendências do SGA para a Organização.


               2 Relatórios Ambientais  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Conformidade Ambiental; Gestão Pública Ambiental; Instrumentos de Aplicação; Instrumentos de comando e controle; Instrumentos econômicos; Instrumentos de informação e participação; Estudos Ambientais de Licenciamento; Introdução ao Licenciamento Ambiental; Obtendo a licença ambiental; Processo de licenciamento ambiental; Estudos Ambientais; Estudo Ambiental Simplificado; Relatório Ambiental Preliminar; Estudo de Impacto Ambiental; Relatório de Impacto Ambiental; Relatórios Complementares; Exigências Ambientais; Estudos Ambientais Complementares; Relatório Ambiental Simplificado – RAS; Relatório de Controle Ambiental – RCA; Plano de Controle Ambiental – PCA; Projeto Básico Ambiental – PBA; Relatório de Detalhamento dos Programas Ambientais – RDPA; Plano de Recuperação de Áreas Degradas – PRAD.


               3 Perícias Ambientais  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Ecologia e o Direito Ambiental: Conceitos de Ecologia; Ambiente biológico, ambiente físico e recursos ambientais; Direito Ambiental: Legislações e normas ambientais vigentes; Características da Perícia Ambiental; Princípios e Processos da Perícia Ambiental; Perícia judicial, perito e assistente técnico; A Perícia Ambiental: Quesitos da perícia ambiental, prova da perícia ambiental e laudo pericial; Avaliação e Análise dos Impactos Ambientais; Definições e Caracterização da AIA como Instrumento da Sustentabilidade; Métodos de AIA: Checklist, Matrizes de Interação, Diagramas de Sistemas, Métodos Cartográficos, Redes de Interação, Métodos Ad Hoc, Método de Battelle, Análise mMlticritério, Folha de Balanço e Matriz de Realização de Objetivos.


               4 Auditoria Ambiental  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Introdução à Auditoria Ambiental: A Complexidade da Gestão Ambiental; Características dos Processos de Auditoria Ambiental: Tipos de Auditorias e Etapas da Auditoria Ambiental; Princípios Gerais da Auditoria Ambiental: ISO 19011; Auditoria Compulsória. Auditoria Ambiental: Procedimentos de Auditoria: Princípios e Processos de Auditoria: Gerenciamento do Programa de Auditoria; Atividades da Auditoria: Condução das Atividades de Auditoria, Constatações e Conclusões da Auditoria, Preparação, Aprovação e Distribuição do Relatório de Auditoria. Planejamento e Execução da Auditoria Ambiental: Caracterização do Auditor e Avaliação do Auditor.


               5 Avaliação Econômica de Danos Ambientais  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Caracterização da Gestão Ambiental; Tipologia do Pensamento Ambiental; Ecologia Profunda e Preservacionistas; Verdes; Cornucopianos; Ambientalismo Moderado e Marxistas ou Humanismo Crítico; Sustentabilidade Ambiental; A Evolução do Conceito de Sustentabilidade; A Sustentabilidade Ambiental: dimensões ecológica, econômica e social; A sustentabilidade Ambiental no Direito Positivo Brasileiro; O Licenciamento Ambiental e a Avaliação de Impactos Ambientais; Licenciamento Ambiental Brasileiro; Lei complementar 140/2011; Ferramentas de Gestão Ambiental: Qualidade ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental; Evolução da AIA no Direito; Evolução Legislativa da AIA no Direito Brasileiro e Métodos de AIA; Economia Ambiental; Introdução à Economia Ambiental; Valoração Ambiental, Caracterização e Valoração do Dano Ambiental; Métodos de Valoração Ambiental.


               6 Legislação Ambiental  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Contextualização da Legislação Ambiental: Perspectiva Histórica: Questão ambiental como problema global e programa das Nações Unidas: meio ambiente; Desenvolvimento Sustentável. Políticas Públicas Ambientais e a Constituição Federal: Evolução das Políticas Públicas Brasileiras: Estrutura e competências, instrumentos da política ambiental, instrumentos regulatórios ou de comando e controle: Instrumentos econômicos , instrumentos voluntários e de cooperação, instrumentos de informação; A Constituição Federal e o Meio Ambiente; Legislações Ambientais Brasileiras: A Política Nacional do Meio Ambiente: Instrumentos da PNMA, Licenciamento ambiental e avaliação de impactos ambientais; Lei de Crimes Ambientais; Código Florestal; Política Nacional de Recursos Hídricos; Política Nacional de Resíduos Sólidos; Política Nacional de Saneamento Básico; Sistema Nacional das Unidades de Conservação.


               7 Docência do Ensino Superior  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos.


               8 Metodologia de Trabalho Científico  

    CARGA HORÁRIA: 80h

    Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento.

    CARGA HORÁRIA TOTAL: 640h

Outro curso relacionado com engenharia ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |