Pós-Graduação em Administração e Marketing do Esporte

Solicite informação sem compromisso ESPM - Campus São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Administração e Marketing do Esporte - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Desenvolver gestores para atuarem na indústria de esportes; eFornecer o ferramental necessário para o planejamento, implementação e controle de estratégias voltadas para os negócios do esporte.Carga Horária e DuraçãoO Pós-Graduação em Administração e Marketing do Esporte tem carga horária de 360 horas-aula, com duração aproximada de 15 meses. Este programa é oferecido no período noturno, com aulas duas vezes por semana, das 19:30 às 22:40 h. As visitas técnicas obrigatórias previstas no currículo do Curso são realizadas, preferencialmente, nos finais de semana.
  • Dirigido a
    Graduados nas mais diversas áreas de conhecimento que desejem se especializar na área de administração e marketing do esporte, capacitando-os a trabalhar como gestores desta área nos mais diversos tipos de organização.
  • Titulação
    Especialista em Administração e Marketing do Esporte
  • Conteúdo

      ESTRUTURA DO CURSO

    O Curso de Pós-Graduação em Administração e Marketing do Esporte possui uma estrutura disciplinar voltada às características típicas desta Indústria buscando sempre o equilíbrio entre conceitos e prática. A seguir, são apresentadas as ementas dos módulos constantes na grade curricular.

    Evolução e Desenvolvimento das Modalidades e de Organizações Esportivas

    Aborda a evolução histórica de modalidades esportivas e a sua importância para a indústria do esporte. Trata de entidades que organizam atividades de gestão e competições em diferentes modalidades. Analisa os impactos políticos, econômicos e sociais de atividades esportivas.

    Desenho e Analise Estratégica de Negócios

    A disciplina objetiva o entendimento das variáveis do macroambiente da indústria do esporte (econômicas, políticas, sociais, legais, demográficas, ambientais e tecnológicas) possibilitando a identificação de oportunidades e a conseqüente formatação de negócios.

    Estratégias de Marketing

    A partir de uma visão estratégica, os conceitos, processos e modelos de marketing são apresentados e discutidos na perspectiva de negócios e aplicados ao esporte.

    Estruturas e Processos Organizacionais

    A disciplina aborda a modelagem organizacional de entidades integrantes da indústria do esporte e dos seus principais processos gerenciais e operacionais, considerando-se a cadeia de valor de organizações voltadas ao esporte e o contexto desta Indústria.

    Gestão da Comunicação Integrada

    A exemplo de outras organizações, as entidades esportivas devem comunicar-se com diversos públicos (internos e externos), de forma coerente e eficaz. O desenvolvimento e a maneira de gerir um plano de comunicação integrada é o objetivo dessa matéria 

    Gestão Financeira Aplicada

    A disciplina aborda conceitos financeiros fundamentais associados à gestão de organizações da indústria do esporte e à verificação do seu desempenho, enfatizando o entendimento dos principais demonstrativos financeiros e a análise de investimentos.

    Fator Humano

    O módulo aborda os processos de gestão de pessoas associados ao ciclo de vida de uma organização, e a gestão de carreiras de atletas e de equipes de alto desempenho.

    Branding

    Uma marca vai alem de um nome, símbolo ou logotipo. É uma promessa que reduz o risco na aquisição de um produto ou serviço. Este modulo aborda os conceitos para a gestão desse importante ativo na indústria do esporte.

    Fundamentos do Direito Esportivo

    A disciplina aborda os principais conceitos e dispositivos legais aplicados ao esporte. Enfatiza as questões relacionadas às atribuições e responsabilidades gerenciais, à direito de imagem e de propriedade intelectual, direitos e deveres de colaboradores e de atletas e das interfaces com a Justiça Comum.

    Sistemas de Informações Aplicados

    Esta disciplina aborda, a partir de uma perspectiva gerencial, os diferentes papéis desempenhados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas às atividades e organizações esportivas, bem como seus custos e benefícios. Engloba as diversas categorias de sistemas de informação, como sistemas integrados de gestão, sistemas de gestão de cadeias de suprimento, de gestão de relacionamento com clientes, os principais recursos de infra-estrutura, de comunicação e soluções comércio eletrônico.

    Gestão de Eventos Esportivos

    O módulo integra conceitos, modelos e ferramentas constantes da estrutura disciplinar do Curso para o entendimento e aplicação dos processos de planejamento, realização, coordenação e controle de eventos esportivos, que constituem um dos serviços essenciais da indústria do esporte.

    Seminários e Visitas Técnicas

    A disciplina abrange um conjunto de atividades que são realizadas em conjunto com o São Paulo Futebol Clube e outras empresas da Indústria do esporte, distribuídas ao longo dos três semestres letivos. Inclui visitas técnicas e seminários temáticos como gestão de operações e a realização de eventos esportivos; medicina esportiva; formação de atletas; gestão de patrocínios, entre outros.

    Trabalho de Conclusão

    O trabalho de conclusão, de natureza individual, visa à aplicação dos conhecimentos assimilados pelos alunos ao longo do programa. Estes trabalhos podem ter o caráter monográfico, de elaboração de planos estratégicos de novos negócios ou a revisão de planos estratégicos de organizações já atuantes na indústria do esporte.

Outro curso relacionado com administração esportiva

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |