Home>Pós-graduação>Administração e Gestão Hospitalar>Online>Pós-graduação em Administração Hospitalar - Especialização Lato Sensu - Online
 

Pós-graduação em Administração Hospitalar - Especialização Lato Sensu - Online

Centro: EUNAPÓS
()
Método: Online
Loading...

Solicite informação sem compromisso
EUNAPÓS

Pós-graduação em Administração Hospitalar - Especialização Lato Sensu - Online

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da EUNAPÓS, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Imagens - EUNAPÓS:
Centro EUNAPÓS Brasil
Centro EUNAPÓS Brasil
Pós-graduação em Administração Hospitalar - Especialização Lato Sensu - Online Comentários sobre Pós-graduação em Administração Hospitalar - Especialização Lato Sensu - Online
Conteúdo:
Pós-graduação em Administração Hospitalar - Especialização Lato Sensu.

O curso de Pós-graduação em Administração Hospitalar prepara o aluno para a administração de unidades hospitalares apresentando técnicas e ferramentas essenciais para projetar, planejar, organizar e gerir essas instalações, bem como criar um diferencial competitivo no mercado. Garanta hoje a sua vaga.

Carga horária: 450 horas

O que vou aprender:

Administração de Materiais e Suprimentos Hospitalares - 45h

Ementa: Gestão de materiais, Organização hospitalar e função da gestão de materiais, Previsão da demanda e sistemas de gestão de estoques e Logística hospitalar.


Controladoria, Custos e Orçamentos - 45h

Ementa: Contabilidade de Custos para a gestão de empresas, Ponto de equilíbrio, formação do preço de venda. Classificação de Custos. Critérios de rateio. Margem de Contribuição, Custos por absorção, Custo padrão, Custeamento direto e Custeio ABC. Análise crítica dos critérios de custeamento. Administração de Capital de Giro. Variações do CCL, Administração do Ativo e do Passivo Circulante. Alavancagem Operacional e Financeira. Fluxo de Caixa: balanços consecutivos, restrito e amplo, efetivo, operacional e incremental. Fontes de Recursos. Políticas de Financiamentos. Políticas de Investimentos. Políticas de Dividendos - Contabilidade de Custos para a gestão de empresas, Ponto de equilíbrio, formação do preço de venda. Classificação de Custos. Critérios de rateio. Margem de Contribuição, Custos por absorção, Custo padrão, Custeamento direto e Custeio ABC. Análise crítica dos critérios de custeamento.


Epidemiologia e Gerenciamento de Resíduos - 45h

Ementa: Definições e conceitos básicos. Histórico e evolução da epidemiologia. Objetivos da epidemiologia. Atividades desenvolvidas pela Vigilância Epidemiológica. Indicadores epidemiológicos. Programas utilizados, Apresentação de dados e interpretação. Doenças de notificação compulsória e vigilância epidemiológica. Resíduos de Serviço de Saúde. Higiene e saneamento do ambiente de trabalho.


Ferramentas e Gestão da Qualidade Total - 45h

Ementa: Ferramentas Básicas: Brainstorming; Votação múltipla; Técnicas de grupo nominal; Diagramas de causa e efeito; Fluxogramas; Análise de campos de força; Matriz GUT; Coleta de dados; Folha de verificação; Estratificação; Diagrama e análise de Pareto; Histograma; Box-plot; Matriz 5W - 1H; Ferramentas gerenciais: Diagrama de seta; Diagrama KJ; A matriz em "T"; Pentagrama; Diagrama das relações; Diagrama de afinidades. Histórico e Conceitos Básicos; Dimensões e Definições de Qualidade; Qualidade do Produto, do Processo e da Organização; Clientes Internos e Externos; Estratégia da Empresa e a Qualidade Total; Qualidade e Produtividade; Nova Missão da Administração; Expoentes da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa...); Visões japonesa, americana, europeia e brasileira da Qualidade.


Gestão de Pessoas e Clima Organizacional - 45h

Ementa: A importância do estudo de Recursos Humanos na organização. Sistema de administração de RH. A moderna gestão de Pessoas. Gestão de pessoas em ambiente dinâmico e competitivo. Motivação e liderança. Trabalho em equipe. Recrutamento e seleção de pessoas. Treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações. Organização de pessoas. Avaliação e controle do desempenho humano. Administração de Cargos, Salários e Remuneração. Gestão Integrada de Benefícios e Recursos Sociais. Introdução à saúde ocupacional (Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho). Relações de trabalho, Sindicalismo e Negociação Coletiva de trabalho. O indivíduo e a organização. Processo de organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Ideologia. Visão abrangente das ciências do Comportamento. O indivíduo e os grupos na organização. Clima. Motivação. Mudança organizacional. Mudanças contínuas, planejadas e radicais. Novas tendências mundiais que afetam as organizações e a gestão de pessoas. Conceitos de cultura organizacional. Relação entre cultura e mudança organizacional.


Gestão dos Riscos Profissionais e Segurança do Paciente - 45h

Ementa: Higiene e saneamento do ambiente de trabalho. Aspectos humanos, sociais e econômicos da prevenção de acidentes. Conceitos e objetivos da segurança do trabalho. Política e programa de segurança do trabalho na empresa. Equipamentos de proteção individual e coletiva. Normas regulamentadoras. Organização do SESMET, CIPA. Cadastro de acidentes do trabalho: preenchimento; registro de dados. Classificação e caracterização dos riscos ocupacionais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Controle e eliminação de riscos. Recursos materiais: impressos, equipamentos e instalações físicas. NR-4 Organização: ações a serem realizadas. Ações preventivas/ ações curativas. Organização de arquivos e do ambiente de trabalho. Avaliação da qualidade em saúde, Avaliação externa da qualidade hospitalar, Segurança do paciente, Instrumentos para avaliação interna da qualidade da assistência em saúde.


Marketing em Saúde - 45h

Ementa: Noções de marketing em saúde. Implantação de novos produtos em saúde. Planejamento estratégico. Ferramentas do marketing. Elaboração, estruturação e implantação de projetos de marketing de saúde. O marketing aplicado aos serviços de saúde.


Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - 30h

Ementa: Elaboração e Defesa do TCC em uma das seguintes modalidades: Artigo Científico; Monografia; Memorial descritivo; Estudo de caso; Relato de experiência. Seguindo normas técnicas da ABNT para produção de trabalhos científicos.


Sistemas de Saúde e Saúde Suplementar - 45h

Ementa: Sistemas de saúde, Sistema de saúde brasileiro e Setor suplementar de saúde.


Trabalho de Conclusão de Curso - 60h

Ementa: Estudos individuais e/ou em grupos com a finalidade de elaboração de trabalho interdisciplinar.

Avaliação e Certificado:
  • Atividades: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 25 pontos).
  • Prova On-line: prova individual realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao final da disciplina. As questões da prova on-line são randômicas e aleatórias (valor: 20 pontos).
  • Prova Final: prova presencial individual, que abordará sobre todo o conteúdo do curso (valor: 55 pontos).
A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova on-line da disciplina + Prova Final do curso) atinja a nota mínima de 70 pontos, conforme cálculo de nota.

Como critério de arredondamento de nota e atribuições de pontos extras, a participação nas atividades de fórum e discussões em grupo será utilizada para definição de até 1 ponto na disciplina relacionada.

No Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso.

A emissão do certificado de conclusão do curso está condicionada ao cumprimento de todos os requisitos do curso, conforme prazos estabelecidos.

O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso como modelo abaixo, após solicitação formal de sua emissão.

Metodologia:

Percebendo um ambiente organizacional em constante transformação e um mercado cada vez mais competitivo o curso foi concebido visando a preparação de profissionais especialistas, com conscientização do papel do cidadão no seio da sociedade contemporânea. No UNIS, o aluno está em sintonia com uma educação contemporânea, cujos pilares estão baseados em aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver junto.
Por esse viés, entende-se como fundamentos metodológicos do curso:

- Concepção do Aprendizado - caracterizado pela mudança de foco do ensino para a aprendizagem, em que o professor assume o papel de mediador do processo, enquanto o aluno assume um papel ativo, sendo capaz de assumir uma postura reflexiva, repensando a própria prática.
- Integração entre disciplinas - busca-se no curso a integração entre os conceitos e disciplinas, visando uma aproximação teórica entre os diversos conteúdos abordados.
- Aprendizagem significativa - por meio das dinâmicas trabalhadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, será buscado que o discente seja capaz de relacionar o conhecimento teórico com a prática, fazendo com que os mesmos tenham condições de assumir uma postura reflexiva frente os desafios oriundos do dia a dia.
- Desenvolvimento de Atitude Científica - a articulação entre os diversos conteúdos do curso, com a metodologia de orientação para elaboração do Trabalho de Conclusão de Cursos - TCC, o aluno será capaz de desenvolver uma postura científica, tendo interesse na descoberta e resolução de problemas.
- Interdisciplinaridade - será buscado por meio das atividades desenvolvidas uma postura interdisciplinar em que o aluno seja capaz de aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a conhecer. Nesse sentido, os conteúdos, serão trabalhados de forma interdisciplinar, como capazes de promover a relação da vivência do sujeito com os conteúdos abordados em sala de aula.
- Fundamentos Didático-Pedagógicos - para alcançar todos os requisitos explicitados acima e em vista de garantir uma aprendizagem significativa, capaz de associar teoria e prática, serão considerados os seguintes fundamentos: abordagem pedagógica centrada no aluno; flexibilidade de opções de área de conhecimento e atuação; valorização do ser humano; ênfase na síntese e na multidisciplinaridade; base filosófica com enfoque na competência; vinculação entre teoria e prática; conteúdos trabalhados com dinamismo; avaliação coerente com as habilidades a serem desenvolvidas; abrangência na metodologia de ensino.

Corpo Docente:

O corpo docente é composto por:

Coordenador: É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.
Professor: É o responsével pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.
Tutor: É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.
Atendimento 1o nível: São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curso, acesso e demais dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.
Designer Instrucional: Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção os objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos, de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós-graduando.

Instituição/MEC:

Fepesmig – mantenedora do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS - surgiu do ideal de educadores que um dia sonharam transformar Varginha no maior centro educacional do Sul de Minas.A entidade não-governamental sem fins lucrativos foi criada em 1965 como Fundação Universidade do Sul de Minas(Decreto Estadual nº 8.496, de 15/7/1965), denominação alterada em 1974 para Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas(Lei Estadual nº 6.387, de em 17/7/1974).

Sua criação se justificava pelo desejo por uma instituição de ensino superior que atendesse aos anseios não só da cidade, mas de toda a região do Sul de Minas.A primeira semente de uma universidade em Varginha foi lançada com o apoio da Mitra Diocesana da Campanha, participante do projeto político-cultural da Igreja Católica, que visava a combater o positivismo, o liberalismo político e dar à laicização do ensino e da cultura um cunho cristão.

A história da Fepesmig está intrinsecamente ligada ao crescimento e desenvolvimento do Sul de Minas.Desde os primeiros passos, com a formação de professores através dos cursos de Licenciatura em História, Letras, Matemática e Pedagogia na Fafi e de engenheiros mecânicos e químicos na Fenva, a Fepesmig cumpriu honrosamente a sua missão diante da sociedade.

Por meio do Decreto Estadual nº 41.371, de 22 de novembro de 2000, as faculdades mantidas pela Fepesmig passaram a constituir o Centro Universitário do Sul de Minas.O novo milênio foi marcado pelo rompimento das fronteiras do município, com a criação de unidades e cursos fora de sede.

O Centro Universitário do Sul de Minas está credenciado, pela Portaria Ministerial nº 4385, de 15 de dezembro de 2005 e recredenciado pela Portaria Ministerial nº 547 de 03 de junho de 2015, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

Documentação:

1. Realize seu cadastro.

2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;

3. Envie os seguintes documentos:

    - Requerimento de Matrícula/Termo Adesão com firma reconhecida .
    - Cópia autenticada do diploma de graduação .
    - Declaração de Conclusão de Curso .
    - Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação .
    - Cópia autenticada de RG .
    - Cópia autenticada de CPF .
    - Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento .
    - Cópia autenticada de passaporte (quando estrangeiro) .

Observações:

- Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação;
- A confirmação de matrícula depende do pagamento da 1ª mensalidade;
- O deferimento da matrícula está condicionado ao envio da documentação por parte do aluno e que, se não for recebida, o aluno não receberá a certificação.
- Para ter a matrícula deferida, o aluno deve atender aos requisitos de ser graduado e ter colado grau antes do início da turma.

Restrições:

Profissionais das mais diversas áreas como: enfermeiros, administradores, médicos, bem como outros graduados que se interessem pelo assunto e queiram se especializar na área.

Encontro Presencial:

Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.

O UNIS em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório nas principais capitais brasileiras.
Outro curso relacionado com Pós-graduação de Administração e Gestão Hospitalar: