Pós-graduação em Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda - Online

Solicite informação sem compromisso Uniara - Centro Universitário de Araraquara

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda - Online

  • Conteúdo
    Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda

    Pós-Graduação
    Formação
    : lato sensu
    Modalidade: EAD
    Próxima turma: Abril 2018

    O Curso:

    As origens da Análise do Discurso como campo das ciências humanas se encontram na França da década de 1950, com os trabalhos do pensador Michel Pêcheux, que levaram à publicação de l’Analise Automatique Du Discour, texto que se encontra na base da área de pesquisa.

    Nos últimos 50 anos, essa ferramenta de análise evoluiu e, como é típico de qualquer real evolução, dividiu-se em variantes, vertentes teóricas que concordam ou discordam de determinados aspectos e procedimentos de análise. No entanto, há determinados pontos pacíficos que podem ser entendidos como intersecções teóricas entre as vertentes, entre os quais a ideia de que todo discurso, independentemente de sua natureza, carrega em si uma construção de sentido, uma tentativa de persuasão que pode ser mais ou menos explícita dependendo de suas intenções. É essa característica que faz do discurso a maior arma de persuasão e convencimento conhecida pelo homem.

    Essa base teórica, que passará pelos principais nomes da Análise do Discurso na França, fará também incursões pontuais por outros campos da filosofia da linguagem, como a teoria do Dialogismo Bakhtiniano e algumas de suas implicações, sempre com o intuito de apresentar um panorama coerente acerca das trocas ideológicas presentes em nosso cotidiano discursivo.

    O curso de especialização em Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda tem o foco voltado à área de comunicação, encarando a Publicidade e a Propaganda como vias de transmissão de um discurso carregado de sentido, que visa a persuadir um público específico.

    Mercado de Trabalho:

    Para qualquer profissional da comunicação, a Análise do Discurso constitui um campo de conhecimentos de ampla utilidade e aplicabilidade. Para o profissional de Publicidade e Propaganda, ela constitui um conjunto de ferramentas de trabalho quase que indispensável. Tanto a Publicidade quanto a Propaganda lidam diretamente com as hierarquias de valor do indivíduo, seus desejos, suas ideologias, seja redimensionando, reorganizando ou mesmo reconstruindo esses valores.

    Nesse contexto, a Análise do Discurso, aliada a outras modernas teorias da comunicação social, tais quais o Dialogismo de Mikhail Bakhtin e a Nova Retórica de Chaim Perelmann, vem complementar a formação do profissional com um arcabouço amplo e prático de instrumentos de construção de sentidos e ideias. . Esse conteúdo, devidamente absorvido, dará ao profissional de comunicação um olhar analítico e atento às astúcias da enunciação de ideologias implícitas em discursos.

Outro curso relacionado com publicidade

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |