Pós-graduação em Arteterapia em Educação e Saúde

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Arteterapia em Educação e Saúde - Presencial - Niterói - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Arteterapia em Educação e Saúde

    Inscrições abertas


    Objetivo:

    Informar os profissionais sobre a importância e utilização dos conceitos e técnicas da Arteterapia como método facilitador terapêutico nas áreas da saúde e educação; Observar e experimentar o despertar do potencial criativo do ser humano; Promover o reconhecimento dos genuínos valores emocionais e materiais, somente através dos quais poder-se-á abrir uma porta para o acesso, individual ou coletivo, a um mundo verdadeiramente mais humano.
     

    Disciplinas


    1 - ARTETERAPIA

    Contextualização histórica da Arteterapia. Principais correntes teóricas . A arte, a história da arte e a psicologia: possibilidades de intercâmbio com a arteterapia. O processo de individuação da psicologia analítica de C.G. Jung : fundamentos teóricos. Aplicação dos princípios teóricos de Jung nas áreas de saúde e de educação. Aspectos práticos da arteterapia.

    2 - CRIATIVIDADE


    Abordagens da subjetividade humana através da história da arte.Os sentidos: possibilidade para desenvolver o potencial criativo. Criação. Potencial criador. O momento criativo como fazer artístico: processo de desencadeamento da atividade criativa. Principais movimentos criadores na história da arte.

    3 - LINGUAGEM DOS MATERIAIS

    Os materiais plásticos e sua linguagem terapeutica. A utilização de materiais plásticos, nas diferentes técnicas artísticas, através de atelier livre e arteterapeutico. Os materiais plásticos facilitando o contato com imagens internas, esquecidas e materializadas em símbolos carregados de significados afetivos. Os materiais plásticos nos diferentes movimentos da história da arte.

    4 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    5 - NEUROBIOLOGIA DO CONHECIMENTO

    Funções gerais do sistema nervoso: recepção de informações, interpretações, e elaboração das respostas. Noções da fisiologia do encéfalo: relações com os fatores biopsicosociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano. Desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e relacional. Reorganização e requilíbrio do sujeito ao meio ambiente.

    6 - OFICINA DE ARTES

    O contexto prático da Arteterapia. O atelier arteterapeutico através das diferentes linguagens expressivas e visuais da arte, dos materiais plásticos e de diferentes técnicas artísticas. Os procedimentos artísticos utilizados em Arteterapia. O fazer expressivo, o simbólico e a procura do seu significado. Os elementos visuais da arte: o ponto, a linha, o plano, a forma , a cor , a composição como forma de expressão do imaginário.

    7 - PSICOPATOLOGIA

    A arterapia e a doença da alma. Estruturas clínicas: neurose, psicose e perversão. O normal e o patológico. O paciente psicossomático e as contribuições do processo arterapêutico na melhoria da qualidade de vida. O material simbólico : ferramenta para o diagnóstico e para o prognóstico em pacientes psiquiátricos.Estruturação do sujeito sob a leitura lacaniana da obra de Freud.

    8 - TERAPIAS EXPRESSIVAS

    A arteterapia e as diferentes linguagens da arte - a dança, o teatro , a fotografia, música e o cinema - como parte do processo Arteterapêutico. As técnicas expressivas no contexto arteterapeutico. A arteterapia e suas interfaces com a arte, em suas diferentes manifestações. A expressão artística e a compreensão dos Sentimentos humanos através do processo arteterápico, a partir de uma relação integradora e organizadora da psique.

    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
     

    APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.
    AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com terapias alternativas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |