Pós-graduação em Auditoria e Controladoria

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Auditoria e Controladoria - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Auditoria e Controladoria


    Inscrições abertas


    Objetivo:

    Habilitar profissionais a atuar nas áreas de especialização de Auditoria e Controladoria fornecendo-os,através de conceitos e técnicas fundamentais,visão ampla empresarial,tanto no âmbito legal quanto no gerencial.
     

    Disciplinas


    1 - AUDITORIA CONTÁBIL - ÊNFASE EM ATUAÇÃO DE AUDITORIA EXTERNA

    Principais Normas do CFC, da CVM e PCAOB. Ética profissional. Modalidades de Auditoria. Auditoria das Demonstrações Contábeis. Parecer do auditor independente. Tipologias de amostragem. Planejamento de Auditoria. Principais Riscos Contábeis. Procedimentos de testes de detalhes e de testes de controles. Evidência em auditoria. Avaliação do ambiente de Controles Internos. Auditoria integrada. Impactos da Lei Sarbanes-Oxley e de outras Leis e iniciativas que impactam as organizações (CVM/480/09, Dodd Frank, FCPA, PACI)

    2 - AUDITORIA DE SISTEMAS

    A metodologia da Auditoria de sistemas na revisão dos controles internos da organização e a sua contribuição no alcance dos objetivos estratégicos da governança. Avaliação da Segurança da Informação corporativa, através da aplicação da Norma NBR ISO/IEC 27002, sobre os requisitos da Disponibilidade, Integridade, Confidencialidade, e Autenticidade (DICA). Avaliação e gerenciamento dos riscos relativos às soluções corporativas de TIC. O ambiente de Tecnologia da Informação e as técnicas e procedimentos de Auditoria de Sistemas. Aplicação da Lei de Benford, da distribuição de Gauss e a seleção de amostras na verificação da conformidade dos sistemas. Estudo de caso completo envolvendo análise de dados utilizando ACL (Audit Command Language)

    3 - AUDITORIA EMPRESARIAL - ÊNFASE EM ATUAÇÃO DE AUDITORIA INTERNA


    Governança corporativa e auditoria. Sarbanes-Oxley Act: principais aspectos. Novos paradigmas da auditoria interna. Auditoria e compliance. Modalidades de Auditoria e sua integração na gestão do risco e controles internos. Metodologia COSO. Monitoramento contínuo de controles x auditoria contínua. fraude: prevenção, detecção, investigação.

    4 - CONTABILIDADE FINANCEIRA

    Contabilidade no Brasil. Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Mensuração dos elementos patrimoniais e evidenciação. Grupo de contas do ativo e do passivo. Contas de resultado. Demonstrações Contábeis de acordo com o CPC: Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo de Fluxo de Caixa. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido. Demonstrativo de Valor Adicionado. Demonstração do Resultado Abrangente. Notas Explicativas e Relatório da Diretoria. Principais Pronunciamentos do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC). Análise de balanço ((indicadores financeiros, econômicos e operacionais)

    5 - CONTABILIDADE GERENCIAL

    Contabilidade Gerencial: principais conceitos e aplicações. Classificação e comportamento de Custos. Sistema de alocação de custos na produção. Estoques. Sistemas e métodos de custeio. Custos para controle. Análise Custo-Lucro-Volume: ponto de equilíbrio, margem de segurança e alavancagem operacional.Cálculo e análise das variações dos elementos de custos e receitas e análise do desempenho dos produtos, estabelecendo a maximização dos resultados. Análise Financeira do Capital de Giro. Alavancagem Financeira e Operacional. EVA e EBITDA.

    6 - CONTROLADORIA

    Controladoria. O papel da Controladoria no processo de gestão. Principais funções do controller. Estrutura de uma controladoria. Governança corporativa e conflito de agência. Planejamento estratégico, BSC e controladoria. Mercado de capitais, Avaliação de Ativos e o desafio da sua mensuração. O valor de uma empresa. O Lucro passível de distribuição. Resultado Contábil X Financeiro X Econômico. Fluxo de caixa, Gerenciamento da Necessidade de capital de giro. Gerenciamento de riscos e metodologia controles internos. Cultura de controle.

    7 - ESTATÍSTICA APLICADA A AUDITORIA E CONTROLADORIA

    Medidas de Posição e Dispersão. Correlação. Principais Distribuições. Teste de Hipóteses. Regressão Linear, técnicas de seleção e avaliação de amostras (técnicas de amostragem estatística e não estatística), inferência estatística.

    8 - MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA A AUDITORIA E A CONTROLADORIA

    Juros simples e compostos. (Diferenciação entre os sistemas de capitalização, características e aplicações). Desconto racional e comercial (Conceituação e aplicações). Taxas de juros (Taxas efetivas, taxas nominais e equivalência de taxas). Séries uniformes (Conceitos, cálculo de prestações, taxa e prazo). Planos de Amortização (Sistema PRICE, SAC, SACRE e Sistema de Amortização Americano).

    9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

    APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.
    AULAS 1 VEZ NA SEMANA :

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.
     

Outro curso relacionado com auditoria de empresas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |