Pós-graduação em Auditoria em Saúde - Especialização Lato Sensu - Online

Solicite informação sem compromisso EUNAPÓS

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Auditoria em Saúde - Especialização Lato Sensu - Online

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Auditoria em Saúde - especialização lato sensu.

    Capacitar profissionais da área de saúde, para atuar em auditoria financeira e de qualidade aplicada nos serviços de saúde, utilizando ferramentas para uma melhor gestão, organização, planejamento e avaliação das ações executadas dentro dos diversos serviços prestados aos clientes e pacientes, visando garantir uma melhoria contínua dos serviços prestados.

    Carga horária
    : 420 horas

    O que vou aprender:

    Acreditação em Serviços de Saúde - 40h

    Ementa: Esta disciplina aborda o tema Acreditação Hospitalar, os contextos organizacionais necessários às Instituições de Saúde, a elaboração de manuais, bem como aborda a Lógica e o Método, fundamentais na Organização em Saúde. Os conceitos, abordagens e elementos relacionados ao processo. Também o planejamento e a organização das atividades técnico e administrativas em Saúde do ensino, bem como o conhecimento de novas concepções metodológicas e o uso da tecnologia no contexto hospitalar.


    Aspectos Jurídicos e Legislação Aplicada em Saúde - 40h

    Ementa: Aspectos Jurídicos e Legislação Aplicada em Saúde. Direito à Saúde na Constituição Federal de 1988. Responsabilidade Civil e Penal em Saúde. O Código de Defesa do Consumidor e a prestação de serviços de saúde. Biodireito constitucional.


    Auditoria de Serviços de Saúde: Medicina e Enfermagem - 40h

    Ementa: Introdução à Auditoria de Sistemas de Gestão. ISO 19011:2012. Vocabulário, Objetivos e Princípios de Auditoria. Preparando uma auditoria. Designando o líder e a equipe auditora. Definindo objetivos, escopo e critério de auditoria. Determinando a viabilidade da auditoria. Estabelecendo contato com o auditado. Preparando o plano de auditoria. Preparando documentos de trabalho (lista de verificação). Conduzindo a auditoria. Reunião de Abertura. Comunicação e papéis durante a auditoria. Coleta e verificação de informação. Completando a auditoria. Escrita das não conformidades. Conclusão da Auditoria. Reunião de Fechamento. Relatório de Auditoria. Follow-up. Auditoria em Serviços de Saúde. Auditoria da Assistência: Medicina e Enfermagem. Auditoria de Assistência Domiciliar (Home Care). Auditoria da Assistência Ambulatorial e Hospitalar. Auditoria da Assistência em Serviço Móvel.


    Auditoria em Planos de Saúde - 40h

    Ementa: ISO 19011:2012. Vocabulário, Objetivos e Princípios de Auditoria. Preparando uma auditoria. Designando o líder e a equipe auditora. Definindo objetivos, escopo e critério de auditoria. Determinando a viabilidade da auditoria. Estabelecendo contato com o auditado. Preparando o plano de auditoria. Preparando documentos de trabalho (lista de verificação). Conduzindo a auditoria. Reunião de Abertura. Comunicação e papéis durante a auditoria. Coleta e verificação de informação. Completando a auditoria. Escrita das não conformidades. Conclusão da Auditoria. Reunião de Fechamento. Relatório de Auditoria. Follow-up. Auditoria em Planos de Saúde. Auditoria em material de propaganda das operadoras. Auditoria nos aspectos regulatórios das operadoras de Planos, como Autorização de Funcionamento e Registro. Auditoria na cobertura do plano.


    Conhecimentos e Evolução Profissional - Reflexões e Práticas - 40h

    Ementa: Reflete sobre os desafios profissionais a partir de atitudes e comportamentos de autonomia e colaboração, bem como informação e conectividade. Apresenta conceitos que embasam o autoconhecimento e a proatividade.


    Metodologia da Pesquisa Científica - 40h

    Ementa: A importância da Metodologia Científica na vida acadêmica e passos da construção do conhecimento científico. Como evitar um plágio, utilizando os diferentes tipos de citações bibliográficas e noções básicas de referências bibliográficas, segundo a ABNT. Partes constituintes do Projeto de Pesquisa, enfatizando as suas estruturas, conforme normas da ABNT. Principais tipos de pesquisa trabalhados na pós-graduação.


    Metodologia de Ensino - Espaços Acadêmicos e Corporativos - 40h

    Ementa: Esta disciplina considera a necessidade do conhecimento de todos os contextos onde possa existir o processo ensino-aprendizagem, privilegiando aqueles referentes à educação de adultos, podendo ser acadêmicos ou corporativos. Os conceitos, abordagens e elementos relacionados a esse processo. Também o planejamento e a organização do ensino, bem como o conhecimento de novas concepções metodológicas e o uso da tecnologia no contexto de aprendizagem. E ainda, a indicação das possibilidades de maior capacitação.


    Política Nacional de Saúde e Gestão de Saúde - 40h

    Ementa: Sistemas de Saúde. Sistema Único de Saúde: regulamentação, princípios, diretrizes. Redes de Atenção à Saúde. Regulação da Saúde. Planejamento em Saúde. Vigilância em Saúde e sua importância para a gestão. Competências para gestão em saúde. Formação e Educação no SUS.


    Sistema Único de Saúde e os Sistemas Privados de Assistência à Saúde - 40h

    Ementa: História das políticas públicas no Brasil e implantação do SUS. Regulamentação legal e técnica, diretrizes e princípios do SUS e implicações para a assistência em saúde. Planejamento, gestão e financiamento do SUS. Sistemas Privados de Assistência à Saúde. Redes de Atenção à Saúde no SUS.


    Trabalho de Conclusão de Curso - 60h

    Ementa: Elaboração, orientação e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso.

    Avaliação e Certificado:

    O sistema avaliativo é composto por:

        Atividades: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina.
        Prova Online*: o aluno fará duas provas on-line.
        Prova Final: prova presencial individual, que abordará sobre todo o conteúdo do curso.
        Trabalho de Conclusão de Curso: produção e apresentação de um trabalho científico, conforme normas específicas do curso.


    * As questões da prova online são aleatórias.

    * Será considerado aprovado, tanto nos módulos como no curso de pós-graduação lato sensu, o pós-graduando que obtiver nota mínima de 7,0.

    * O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso

    Metodologia:

    Percebendo um ambiente organizacional em constante transformação e um mercado cada vez mais competitivo o curso foi concebido visando a preparação de profissionais especialistas, com conscientização do papel do cidadão no seio da sociedade contemporânea. Na UNAERP, o aluno está em sintonia com uma educação contemporânea, cujos pilares estão baseados em aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver junto.
    Por esse viés, entende-se como fundamentos metodológicos do curso:
    - Concepção do Aprendizado - caracterizado pela mudança de foco do ensino para a aprendizagem, em que o professor assume o papel de mediador do processo, enquanto o aluno assume um papel ativo, sendo capaz de assumir uma postura reflexiva, repensando a própria prática.
    - Integração entre disciplinas - busca-se no curso a integração entre os conceitos e disciplinas, visando uma aproximação teórica entre os diversos conteúdos abordados.
    - Aprendizagem significativa - por meio das dinâmicas trabalhadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, será buscado que o discente seja capaz de relacionar o conhecimento teórico com a prática, fazendo com que os mesmos tenham condições de assumir uma postura reflexiva frente os desafios oriundos do dia a dia.
    - Desenvolvimento de Atitude Científica - a articulação entre os diversos conteúdos do curso, com a metodologia de orientação para elaboração do Trabalho de Conclusão de Cursos - TCC, o aluno será capaz de desenvolver uma postura científica, tendo interesse na descoberta e resolução de problemas.
    - Interdisciplinaridade - será buscado por meio das atividades desenvolvidas uma postura interdisciplinar em que o aluno seja capaz de aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a conhecer. Nesse sentido, os conteúdos, serão trabalhados de forma interdisciplinar, como capazes de promover a relação da vivência do sujeito com os conteúdos abordados em sala de aula.
    - Fundamentos Didático-Pedagógicos - para alcançar todos os requisitos explicitados acima e em vista de garantir uma aprendizagem significativa, capaz de associar teoria e prática, serão considerados os seguintes fundamentos: abordagem pedagógica centrada no aluno; flexibilidade de opções de área de conhecimento e atuação; valorização do ser humano; ênfase na síntese e na multidisciplinaridade; base filosófica com enfoque na competência; vinculação entre teoria e prática; conteúdos trabalhados com dinamismo; avaliação coerente com as habilidades a serem desenvolvidas; abrangência na metodologia de ensino.

    Corpo Docente:

    O corpo docente é composto por:

        Coordenador: É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.
        Professor: É o responsével pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.
        Tutor: É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.
        Atendimento 1o nível: São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curso, acesso e demais dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.
        Designer Instrucional: Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção os objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos, de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós-graduando.

    Instituição/MEC:

    A Universidade de Ribeirão Preto está credenciada, pela Portaria nº 1210, de 12 de dezembro de 2007, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

    Os cursos de especialização oferecidos por Universidades não constam de "reconhecimento" junto ao MEC, porque não existe reconhecimento para curso de especialização.

    O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

    Documentação:

    1. Realize seu cadastro.

    2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;

    3. Envie os seguintes documentos:

        - Requerimento de Matrícula/Termo Adesão com firma reconhecida .
        - Cópia autenticada frente e verso do diploma de Graduação .
        - Declaração de Conclusão de Curso .
        - Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação .
        - Cópia autenticada de RG .
        - Cópia autenticada de CPF .
        - Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento .
        - Cópia simples de comprovante de residência .
        - Cópia autenticada de passaporte (quando estrangeiro) .

    Observações:

    - Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação;
    - A confirmação de matrícula depende do pagamento da 1ª mensalidade;
    - O deferimento da matrícula está condicionado ao envio da documentação por parte do aluno e que, se não for recebida, o aluno não receberá a certificação.
    - Para ter a matrícula deferida, o aluno deve atender aos requisitos de ser graduado e ter colado grau antes do início da turma.

    Restrições:

    Profissionais de nível superior.

    Encontro Presencial:

    Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.

    A UNAERP em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório nas principais capitais brasileiras.

Outro curso relacionado com administração de saúde

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |