Home>Pós-graduação>Saúde Pública e Segurança Ocupacional>São Paulo Capital>Pós-Graduação em Avaliação de Risco à Saúde Humana em Áreas Contaminadas - São Paulo Capital - São Paulo
 

Pós-Graduação em Avaliação de Risco à Saúde Humana em Áreas Contaminadas

Método: Presencial
Locais Disponíveis:
Loading...

Solicite informação sem compromisso
Centro Universitário Senac - São Paulo

Pós-Graduação em Avaliação de Risco à Saúde Humana em Áreas Contaminadas - São Paulo Capital - São Paulo

Nome
Sobrenome
E-mail
Telefone de Contato
DDD Ex: 14
 
 
 
 
Teléfono Fijo Ej: 24344444
 
 
 
 
Estado
Cidade
CPF
Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável da Centro Universitário Senac - São Paulo, entrará em contato contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Valores da Marca Senac
O Campus Santo Amaro abriga a segunda maior biblioteca do Estado de São Paulo
Conheça o Centro Universitário Senac.
Imagens - Centro Universitário Senac - São Paulo:
Foto Centro Universitário Senac - São Paulo São Paulo
Foto Centro Universitário Senac - São Paulo São Paulo
AnteriorAnterior
PróximaPróxima
Foto Centro Universitário Senac - São Paulo São Paulo Capital
Centro Centro Universitário Senac - São Paulo São Paulo Capital Foto
Foto Centro Centro Universitário Senac - São Paulo São Paulo Capital
Centro Universitário Senac - São Paulo São Paulo Foto
Foto Centro Universitário Senac - São Paulo São Paulo
Foto Centro Centro Universitário Senac - São Paulo São Paulo
Centro Universitário Senac - São Paulo São Paulo Capital São Paulo Foto
Foto Centro Universitário Senac - São Paulo São Paulo Capital São Paulo
Pós-Graduação em Avaliação de Risco à Saúde Humana em Áreas Contaminadas - São Paulo Capital - São Paulo Comentários sobre Pós-Graduação em Avaliação de Risco à Saúde Humana em Áreas Contaminadas - São Paulo Capital - São Paulo
Objetivos:
Componentes Curriculares

Metodologia da Pesquisa: Apresenta os fundamentos teóricos para as diferentes formas de pesquisa e produção acadêmica, proporcionando condições ferramentais para que o aluno elabore o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Fornece instrumentos de análise para o desenvolvimento do TCC de acordo com a proposta do curso, orpotunizando a escolha do tema e a sua pertinência e originalidade.

Matemática Básica: Apresenta os métodos numéricos para a aprozimação e interpolação como MMQ, Lagrange, Hermite, Splines. Discute a integração numérica considerando os métodos de Newton-Cotes e Gaussiana. Apresenta os métodos interativos de soluções de equações e sistemas de equações algébricas e transcendentes pelos métodos de Newton, raízes de polinômios, gradientes conjugados. Apresenta noçoes de aproximação, aplicações de vetores e geometria, e de álgebra linear, discutindo, em cada um deles, modelos matemáticos e a teoria básica envolvida, considerando a visualização gráfica e/ou numérica. Discute conceitos básicos de aproximação, supremo e ínfimo. Apresenta noções de sistemas de equações lineares e matrizes, determinantes e vetores no espaço bi e tridimensional. Aborda exemplos práticos da aplicação de cálculo numérico e álgebra linear para estudos ambientais.

Estatística: Apresenta e discute conceitos básicos de estatística clássica, indicando os caminhos mais adequados para aquisição de dados a serem tratados estatisticamente e demonstrando o processo de cálculo de informações estatísticas. Discute os conceitos, aplica e dá exemplos de aplicação das diferentes formas de cálculo do Limite Superior de Confidencialidade (UCL). Aborda exemplos práticos da aplicação de estatística para estudos ambientais.

Química Ambiental: Apresenta os conceitos básicos da inorgânica onde serão trabalhadas as finções de ácido, base, sais e óxidos, o que compreende a identificação e caracterização, nomenclatura oficial e usual, reações, entre as funções. Apresenta os conceitos básicos da química orgânica que tratará do estudo de cadeias carbônicas e comportamento nas propriedades físicas das funções da química orgânica. Adicionalmente, tratará da identificação e caracterização de compostos orgânicos, bem como de sua nomenclatura oficial e usual. Também serão tratados tópicos da físico-química como o equilíbrio químico constantes de equilíbrio físico-químico. Apresentará conceitos básicos de química analítica visando fundamentar as técnicas básicas de análises químicas laboratoriais para projetos ambientais e o controle de qualidade laboratorial necessário para estes tipos de projetos.

Toxicologia Básica: Apresenta conceitos e fundamentos sobre Toxicologia Humana. Apresenta conceitos de toxicinética (absorção, distribuição, biotransformação e eliminação de agentes toxicantes). Discute a toxidinâmica caracterizando os mecanismos de ação destes agentes e as relações estrutura química X atividade toxicante. Discute as avaliações de toxicidade com relações de doses e tipos de testes toxicológicos, como os de dose-resposta para efeitos carcinogênicos e efeitos não carcinogênicos. Apresenta e fundamenta conceitos de carcinogenicidade e mutagenicidade. Discute sobre as diferentes formas de geração de informações toxicológicas a partir de estudo epidemiológicos, estatísticos e de laboratório.

Metodologias de Avaliação de Risco à Saúde Humana: Apresenta os fundamentos da avaliação de risco à saúde humana, considerando a ótica técnica atual das diferentes metodologias de avaliação como o RAGS/HHEM EPA, ATSDR, RBCA, entre outras, utilizadas em diferentes países para o gerenciamento de áreas contaminadas. fornece subsídios teóricos sobre os documentos de referência sobre o assunto, no qual será abordado o histórico e a origem da avaliação de risco à saúde humana, bem como suas definições e conceitos básicos. Apresenta e discute os conceitos sobre percepção do risco e encaminha o debate sobre a aplicação prática e estudos de caso sobre o tema.

Transporte de Contaminantes em Meios Porosos: Fornece os fundamentos técnicos para qauntificação do transporte de contaminantes em meio saturado e não saturado, com base na equação de fluxo em meio não saturado e transporte de contaminantes visando à criação da base de conhecimento específico do comportamento das substâncias químicas no meio físico. Aborda questões técnicas relativas ao diagnóstico, amostragem, controle e modelamento de intrusão de vapores orgânicos provenientes de fontes de contaminação no solo e água subterrânea, que podem ser observados em ambientes confinados.

Técnicas de Investigação Ambiental: Fornece os fundamentos técnicos de investigação ambiental do solo, água superficial e água subterrânea para projetos de gerenciamento de áreas contaminadas com base na avaliação do risco. Trata de tópicos ligados a elaboração de modelos conceituais, avaliação de informações ambientais históricas, elaboração de planos de amostragem ambiental. Para tanto, fornece subsídios teóricos e práticos para amostragem de solo e água subterrânea para discussão de técnicas e equipamentos utilizados para este fim. Discute conceitos relativos à instalação e desenvolvimento de poços de monitoramento, preparação das amostras e procedimentos de garantias da qualidade em campo.


Coleta, Avaliação e Validação de Dados: Apresenta os conceitos e técnicas de coleta, avaliação e validação de dados ambientais para apliação em avaliação de risco. Discute a necessidade do tratamento de dados com foco na identificação de grupos a serem coletados e avaliados. Fornece o escopo suficiente para sistematização de fontes de dados ambientais para avaliação de risco, como dados químicos e físico-químicos, dados das fontes de contaminação, dados do meio físico, dados de uso e ocupação. Apresenta soluções para elaboração de arranjo e distribuição de dados ambientais visando à elaboração de modelos conceituais de exposição.

Avaliação de Exposição: Fornece e discute os fundamentos para elaboração e avaliação de cenários de exposição, tratando de tópicos ligados aos processos que relacionam fontes de contaminação, receptores, caminhos de transporte e exposição e vias de ingresso, estabelecendo critérios para elaboração de unidades de exposição.

Encaminha soluções para categorização e identificação de receptores humanos e a validação de caminhos de exposição, bem como auxilia no desenvolvimento de fluxogramas de exposição. Apresenta e discute as equações e conceitos técnicos para quantificação das Doses Teóricas de ingresso com base no cálculo das doses máximas razoáveis para os compartimentos ar, solo, água subterrânea, água superficial, sedimento e vegetação.

Análise de Toxicidade: Apresenta os princípios para estabelecimento do perfil toxicológico de susbtâncias químicas de interesse, avaliando e qualificando os efeitos adversos não carcinogênicos e carcinogênicos a saúde humana. Fornece subsídios para identificação de perfis toxicológicos e apresenta roteiro para identificação de parâmetros toxicológicos de substâncias químicas de interesse. Discute os diferentes caminhos para identificação de banco de dados como fonte de dados toxicológicos.

Quantificação do Risco: Apresenta e discute as equações e conceitos técnicos para quantificação e caracterizaçao do risco carcinogênico e não carcinogênico. Apresenta técnicas para o gerenciamento do risco e avaliação de incertezas, bem como discute problemas associados à análise de sensibilidade.

Estabelecimento de Metas de Intervenção: Apresenta e discute as equações e conceitos técnicos para a quantificação e estabelecimento de meta de intervenção. Apresenta técnicas para qualificação de estratégias de intervenção com base em ações institucionais, de engenharia e de remediação. Discute o cálculo de concentrações nos pontos de exposição considerando o estabelecimento de posntos de exposição e pontos de conformidade. Dsicute os diferentes caminhos para análise matemática entre concentrações em pontos de exposição/ conformidade, fontes secundárias de contaminação e metas de intervenção.

Estudo de Alternativas de Remediação: Apresenta os principais caminhos para estabelecimento de alternativas de intervenção ambiental, considerando ações com base no risco. Discute sistemáticas de priorização de alternativas de remediação ambiental, considerando aspectos do meio físico, da contaminação e exposicionais. Fornece subsídios teóricos e práticos para a caracterização e desenvolvimento das aplicações de ações institucionais, de engenharia e remediação, visando o gerenciamento de áreas contaminadas com base no risco. Uniformiza conhecimentos fundamentais sobre a escolha de técnicas de descontaminação ambiental de solo e água subterrânea visando o estabelecimento de cronogramas de execução de etapas de remediação ambiental. Discute a estrutura de planos de intervenção ambiental para o gerenciamento de áreas contaminadas.

Gerenciamento e Comunicação do Risco: Apresenta as principais estratégias para o gerenciamento e comunicação social do risco à ´saúde humana associado à ocupação e contato com as áreas contaminadas. Discute as consequências e desdobramentos sociais econômicos causados pelo impacto da presença de áreas contaminadas em centros urbanos, apresentando estratégia de reurbanização e revitalização destas áreas com base no controle do risco. Fornece subsídios teóricos e práticos para a compreensão dos problemas ambientais causados por estas áreas, por meio de uma visão multidisciplinar, buscando uniformizar os conhecimentos entre os profissionais com formação em diferentes áreas. Como encaminhamento à solução destes problemas apresenta e discute o conceito de controle e minimização do risco.
Conteúdo:
































Outro curso relacionado com Pós-graduação de Saúde Pública e Segurança Ocupacional: