Pós-Graduação em Design Estratégico

Solicite informação sem compromisso ESPM - Campus São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Design Estratégico - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Promover atualização de conceitos, metodologias e práticas, na busca por maiores possibilidades de ampliação da oferta profissional.Desenvolver habilidades e trabalhar atitudes relacionadas ao novo perfil profissional.Lançar parâmetros de integração do design no planejamento estratégico de empresas/projetos, independentemente de seu porte, bem como na condução da inovação.Auxiliar na construção e intensificação de diferenciais para os projetos e seus profissionais. Refletir sobre identidade e imagem das marcas na elaboração de projetos em design.
  • Dirigido a
    Destinado a designers graduados em áreas de produto ou visual (gráfico, digital), profissionais de marketing, propaganda, consultores que queiram ampliar seu escopo de atuação, direcionando-o ao design.
  • Titulação
    Especialista em Design Estratégico
  • Conteúdo

    Estrutura do Curso

    Ambiente Globalizado de Negócios

    A proposta dessa disciplina é apresentar uma perspectiva do ambiente globalizado de negócios, de modo a aperfeiçoar o nível de compreensão dos alunos quanto ao contexto onde se situam as empresas e as suas relações com os diversos ambientes com os quais transacionam. O curso irá examinar aspectos internacionais e nacionais para a construção de cenários de negócios, com a identificação das ameaças e oportunidades derivadas desse contexto e a capacitação interna da empresa em termos de potencialidade e fragilidades.

    Fundamentos do Design

    Pontuação de aspectos históricos na emergência do design na industrialização. Premissas de forma e função, a dimensão estético-formal relacionada a tecnologias, processos reprodutivos e consideração de usuários. Tangenciamento com a arte, arquitetura e comunicação e a busca de autonomia de projetos na contemporaneidade.

    Tópicos de Semiótica

    Apresentação de alguns pontos da Semiótica, como recurso e subsídio ao projeto. Compreensão das diferentes instâncias signicas para o estabelecimento da relação teórico – pratica. Enunciados formais de um objeto ou mensagem e suas implicações semânticas e pragmáticas.

    Tópicos de Ergonomia

    Abordagem ergonômica com foco no projeto. Perfil do usuário e dimensionamento das interfaces envolvidas. Ergonomia visual/ergodesign. Abordagem contemporânea voltada ao design universal e inclusivo.

    Estratégias de Marketing e Design

    Compreender o ambiente mercadológico e, a partir daí, adaptar estrategicamente a empresa a esse ambiente, por meio do desenvolvimento de estratégias de marketing e da definição de adequado posicionamento competitivo, usando o design como elemento central.

    Antropologia do Design

    Convergências entre os dois campos. Sistemas culturais e as relações simbólicas desencadeadas por produtos, objetos de design, predominantemente na sociedade contemporânea. Antropologia, Design e Etnografia. Emprego dos conceitos antropológicos em análises da realidade projetual do designer. Consumo e cidadania.

    Gestão de Equipes

    Nesta disciplina os participantes conhecerão os conceitos que orientam a gestão de pessoas e a formação de equipes voltadas para o alto desempenho.

    Design e Branding

    Compreensão das relações entre design, gestão de marcas e estratégias de negócios. Identidade e valor de marca. O design na percepção de consumo que envolve aspectos racionais, emocionais e sensoriais. Design- marcas e produtos – e a participação na nova ordem social.

    Design e Parâmetros Legislativos

    Aspectos da legislação concernente à atividade do designer e aos projetos em design. Propriedade industrial e intelectual e os direitos autorais. Relação dos aspectos legais e a busca ética.

    Design e Parâmetros Financeiros

    Finanças como linguagem de valor em negócios. Estudos centrados na importância da aproximação do design ao mundo das finanças. Visão e avaliação financeira de projetos. Elaboração de projeções e estimativas para estudo de viabilidade.

    Metodologias de Design

    Fundamentos de pesquisa e investigação. Suporte para identificação de problemas, definição de objetivos, conceituação e reconhecimento de um discurso visual inerente ao design. Estabelecimento de etapas e a consideração de diferentes dimensões no projeto, suas prioridades e agentes específicos.

    Seminários Avançados

    Palestras e exposições dialogadas com profissionais e pesquisadores da área, criadores e/ou aprovadores de projetos em design, com foco em temas emergentes e áreas de aderência ao curso.

    Projeto Final

    Elaboração individual do Plano de Design Estratégico, apoiado em empresa colaboradora ou projeto empreendedor. Orientações voltadas ao grupo e também individuais, junto ao programa de estudo extra-sala para desenvolvimento, aprimoramento e conclusão.

Outro curso relacionado com desenho

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |