Pós-Graduação em Direito Processual Civil

Solicite informação sem compromisso IMED|Porto Alegre

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Direito Processual Civil

  • Modalidade
    A pós-graduação em Direito Processual Civil é ministrada presencialmente nas instalações da universidade.
  • Duração
    Ao final do curso o aluno terá cursado 420 horas.
  • Certificado oficial
    O especialista em Direito Processual Civil receberá diploma oferecido pela Faculdade Meridional IMED, após a conclusão do curso.
  • Considerações
    Com origem no ano de 2001, a IMED possui instalações em Passo Fundo/RS e Porto Alegre/MG. Em janeiro de 2011, a IMED ingressou no ranking, divulgado pelo MEC, das melhores instituições de ensino superior do Brasil. Através de uma metodologia envolvendo a teoria e a experiência prática, o curso objetiva a especialização e aperfeiçoamento do aluno graduado em Direito. Entre os renomados docentes que ministram as aulas se encontra o professor Daniel Francisco Mitidiero Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Adstrito em Direito Processual Civil nos cursos de graduação, especialização e mestrado da PUC/RS, ele faz parte do Grupo de Pesquisa Processo Civil e Estado Constitucional na mesma instituição. O professor tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior.
  • Dirigido a
    A pós-graduação em Direito Processual Civil é destinada aos bacharéis em Direito, juízes, candidatos à concurso público que necessite de maior aprofundamento na área.
  • Área de atuação
    O especialista em Direito Processual Civil poderá advogar, ministrar aulas e palestras, assim como se tornar funcionário público cujas funções estejam diretamente ligadas ao Direito Processual Civil.

Comentários sobre Pós-Graduação em Direito Processual Civil - Presencial - Porto Alegre - Rio Grande do Sul

  • Dirigido a
    Destina-se a bacharéis em direito, advogados, juízes, promotores, defensores públicos.
  • Conteúdo
    Apresentação do Curso:

    O curso e Pós-graduação em Direito Civil, Bancário e do Consumidor com Ênfase em Processo Civil, realizará uma reflexão crítica da lei 10.406 em consonância aos princípios estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, do Código de Defesa do Consumidor, averiguando as mudanças no institutos dos contratos, do consumidor e direito bancário.

    MODULO 1 - DAS RELAÇÕES JURÍDICAS CÍVEIS, DAS OBRIGAÇÕES E DOS CONTRATOS;

    MODULO 2 – DO DIREITO DO CONSUMIDOR;

    MODULO 3 – DO DIREITO BANCÁRIO;

    O primeiro módulo discutirá questões das relações jurídicas cíveis, das obrigações e dos contratos visando aprimorar a base teórica do curso.

    O segundo módulo analisará os direitos do consumidor e sua responsabilidade civil , bem como a defesa do consumidor em juízo.

    Já o terceiro módulo de Direito Bancário visa discutir questões que estão presentes no complexo ambiente do direito bancário. Analisar não só a especialidade dos bancos na atual conjuntura econômica, como também a aplicabilidade do Código do Consumidor às relações bancárias.

    Discute ainda a responsabilidade civil dos bancos e algumas questões controversas, tais como a falência dos bancos e o sigilo bancário.

    Direito Processual Civil- com ênfase no vigente CPC e no possível “novo” CPC em consonância aos princípios estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, averiguando as mudanças dos principais institutos no CPC atual e a grande modificação sistêmica do “novo” CPC.

    MODULO 1- O Direito Processual Civil: do Clássico ao Contemporâneo

    MODULO 2 – O Direito Processual Civil Atual: LEI No 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973.

    MODULO 3 – O Direito Processual Civil Futuro: O "novo" CPC

    O primeiro módulo discutirá questões do processo de conhecimento, executivo e cautelar do processo civil Clássico, envolvendo o estudo do processo Romano e Canônico, visando aprimorar a base teórica do curso.

    O segundo módulo analisará o processo de conhecimento, executivo e cautelar do processo civil atual e suas principais pontuações.

    Já o terceiro módulo visa discutir questões relevantes do processo de conhecimento, execução e cautelar do "novo" processo civil, visto a possível grandiosa modificação do sistema processual civil brasileiro.

    Objetivo geral

    Realizar através de debates, estudos doutrinários e análise jurisprudências uma atualização em Direito do Consumidor e Bancário, a partir do marco jurídico definido pela Constituição Federal de 1988, analisando as modificações advindas pelo Código de Defesa do Consumidor com abrangência no direito bancário, proporcionando o aperfeiçoamento teórico e prático dos profissionais do direito que atuam nesta área específica.

    Objetivos Específicos:

    Debater o Direito Civil brasileiro contemporâneo refletindo os conceitos e práticas de princípios e leis que regulamentam o exercício da jurisdição quanto às lides de natureza civil ampliando a abrangência do público alvo do curso tendo com ênfase direito do consumidor e bancário a partir do Direito Processual Civil. Debater o Direito Processual Civil brasileiro refletindo os conceitos e práticas no Proceso Civil atual.

    Possibilitar através de debates um estudo detalhado das leis no atualizada o âmbito civil e/ou possibilitam novas interpretações da legislação já existente, o que exige dos operadores desta área, constante atualização profissional.

    Realizar a atualização e discussão do novo código civil Lei nº 10.406/02, a partir do marco jurídico definido pela Constituição Federal de 1988, bem como as modificações advindas nos institutos das pessoas, das obrigações, dos contratos, da responsabilidade civil, do direito do consumidor e do direito bancário.

    Focar o profissional que atua ou pretende atuar no complexo ambiente do direito bancário. Dados e conteúdos básicos permitem não só discutir questões relevantes como também evitar ideias preconcebidas, de modo que se possam analisar as questões bancárias de forma ética e imparcial.

    Observar a relação entre o Processo Civil e a Constituição Federal, vislumbrando a aplicação dos princípios constitucionais, partindo do estudo dos princípios, passando pelo processo de conhecimento, execução e demais pontos das tutelas de urgências e outros pontos atualmente relevantes.

    Público alvo:

    O curso de Pós-graduação em Direito do Consumidor e Bancário destina-se a bacharéis em direito, funcionários públicos de instituições financeiras, advogados, professores universitários .

    Vagas

    Mínimo de 25 (vinte e cinco) e máximo de 40 (quarenta) vagas.

    Carga horária e duração

    390 horas (60min), sendo distribuídas em 336 horas de disciplinas específicas, 24 horas de Metodologia da Pesquisa e 30 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. 18 meses

    Metodologia

    O curso de Pós-graduação em Direito Civil, Bancário e do Consumidor com ênfase em Processo Civil é estruturado em torno da proposta metodológica pautada pelo esforço de renovação da dogmática jurídica brasileira, superando o isolamento estanque dos esforços teóricos de crítica e reflexão a respeito dos fundamentos dos institutos jurídicos do momento de recepção e conhecimento dos elementos técnicos do direito.

    A metodologia adotada pelos professores pressupõe interação sistemática da teoria jurídica do direito privado e processual civil com a experiência prática dos alunos, objetivando que os últimos sejam instigados como agentes em um processo de contínua requalificação profissional.

    O curso tem por escopo trazer aos profissionais da área jurídica uma releitura crítica da doutrina, da jurisprudência (STJ e STF) e da legislação em face, especialmente, da presença do novo Código Civil a partir de 2003 e inovações das leis posteriores e ênfase do consumidor e bancária, bem como pela análise das "novas" mudanças no Processo Civil.

    Tendo em vista o momento de elaboração do trabalho de conclusão de curso, no decorrer do curso os alunos contarão com 30 horas de metodologia da pesquisa que contribuirá na assistência quanto aos requisitos e procedimentos de elaboração do projeto monográfico, definição dos eixos temáticos e redação final do trabalho.

    A Faculdade Meridional ainda oferece a possibilidade de publicação de textos, artigos e papers na Revista Brasileira de Direito, inclusive os melhores trabalhos serão convidados para participar de um livro com ênfase em Direito Civil, publicação periódica destinada à divulgação científica dos trabalhos dos professores e alunos.

    A interdisciplinaridade deve ser um fator permanente no curso de especialização com a inclusão, na grade curricular, de uma série de disciplinas de outras áreas afins e que propiciem, cada uma delas, a sua apreensão do fenômeno jurídico, trazendo, dessa forma, um conjunto de visões diferenciadas. Nesse sentido, a busca de efetivar no curso de pós-graduação, um trabalho interdisciplinar levou, em especial, à elaboração, de forma cuidadosa, do ementário e da bibliografia, buscando propiciar uma visão interdisciplinar de seus conteúdos, incluindo uma conexão na forma de tópicos com o Curso de Graduação da IMED.

    Reconhece-se que a efetivação da interdisciplinaridade é um desafio difícil, pois exige que cada integrante do corpo docente tenha domínio não só de sua disciplina, mas também das demais. Tal condição mostra-se, na maioria das vezes, distante da realidade, em razão da formação jurídica tradicional ainda ser informada pela departamentalização dos saberes. Nesse sentido, a garantia do trabalho interdisciplinar decorre da escolha adequada e pertinente efetivada relativamente aos integrantes do corpo docente do curso.

    Documentos necessários para a matrícula

        Cópia do RG
        Cópia do CPF
        Cópia do diploma de Graduação
        Currículo Vitae.

    Corpo docente

    Prof. Me. Rennan Faria Kruger Thamay

    Prof. Me. Fabiano Koff Coulon

    Profª. Me. Simone Tassinari Cardoso

    Prof. Dr. Rafael de Freitas Valle Dresch

    Prof. Me. Roberto Sbravati (Desembargador)

    Prof. Me. Daniel Ustarroz

    Profª. Esp. Solange Conceição Iorio Guinteiro

    Profª. Dr. Vanessa Chiari Gonçalves

    Prof. Me. Dalvio Leite Dias Teixeira

    Prof. PhD. Carlos Alberto Álvaro de Oliveira

    Prof. Dr. Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard

    Prof. Me. Geraldo Cordeiro Jobim

    Prof. Dr. Pedro Joel silva da Silva

    Legenda

    Me. Mestre

    Dr. Doutor

    Dr* Doutorando

    PhD. Pós-Doutor

    Coordenação

    Prof. Me. Rennan Faria Kruger Thamay - Graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2007). Participou do CPM-AJURIS (Curso de Preparação à Magistratura Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul). É Especialista em Direito do Consumidor e Fundamentais pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). É Mestre em Direito Público pela UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e pela PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais) com pesquisas junto a PIU (Phoenix International University). É Doutorando em Direito pela UNLP (Universidad Nacional de La Plata) com estudos realizados também junto a PUC/RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Professor visitante/convidado da PIU (Phoenix International University). Professor do programa de pós-graduação da PUC/RS. Professor titular no IMED/CETRA/RS. Professor titular e coordenador do Direito Civil e Processual Civil do Retorno Jurídico/RS. Membro do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual). Membro Honorário da ABDPC (Academia Brasileira de Direito Processual Civil). Membro efetivo da comissão de acesso à justiça da OAB/RS. Membro efetivo do Grupo de Processos Coletivos da PUC/RS. Escritor da Revista de Processos Coletivos da PUC/RS e da RDS (Revista de Direito Social) com circulação nacional. Advogado, consultor jurídico e parecerista.


    Grade Curricular

    Teoria Geral do Direito Civil Constitucional e a Teoria das Relações Jurídicas
    Direito Contratual e das Espécies de Contratos
    Direito de Empresa e dos Títulos de Crédito
    Direito das Obrigações e da Responsabilidade Civil pela prestação de serviços bancários
    Direito do Consumidor e a Responsabilidade Civil, do produto e dos Serviços e a proteção contratual nas relações de consumo
    Bancos de dados e cadastros de consumidores e fornecedores e proteção penal do consumidor, defesa do consumidor em juízo
    Sistema bancário e interesse público, rede de proteção bancária e Juros bancários
    Teoria Geral do Processo: do Processo Civil Clássico ao Contemporâneo
    Processo de Conhecimento
    Processo Civil: Recursos
    Processo de Execução
    Tutelas de Urgência
    Seminário: Novo Código de Processo Civil
    Processo e Constituição
    Processo Coletivo
    Metodologia de Pesquisa
    Trabalho de Conclusão de Curso

    CARGA HORÁRIA TOTAL
    390 h/a

Últimas visitas ao curso

"Solicito informações acerto do investimento na pós graduação de direito processual civil e qual o endereço das aulas?"

Daniela para Pós-Graduação em Direito Processual Civil

Rio Grande do Sul

Outro curso relacionado com direito civil

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |