Pós-graduação em Docência para o Ensino Superior - Especialização Lato Sensu UNIS - Online

Solicite informação sem compromisso EUNAPÓS

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Docência para o Ensino Superior - Especialização Lato Sensu UNIS - Online

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Docência para o Ensino Superior - especialização lato sensu.

    O curso de Docência para o Ensino Superior apresenta o atual momento sócio-político, filosófico e ético e suas influências na universidade. O curso também explora os conceitos de interdisciplinaridade, teorias pedagógicas, processos didáticos na universidade e muito mais. Faça hoje a sua matrícula.

    Carga horária: 450 horas

    O que vou aprender:

    Avaliação da Aprendizagem - 45h

    Ementa: O conceito de avaliação da aprendizagem e as concepções pedagógicas. Distinção entre testar, medir e avaliar. Funções da Avaliação. Relação funcional entre objetivos e avaliação. Técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem.


    Concepção de Educação, Práticas Pedagógicas e Currículo - 45h

    Ementa: O estudo, análise e avaliação de teorias da educação, a fim de elaborar propostas educacionais consistentes e inovadoras. Filosofia e Educação. Filosofia: pressupostos e concepções de educação; teorias e práticas na educação brasileira. Reflexões e debates filosófico-educacionais. Compreensão do significado de currículo e sua evolução histórica na perspectiva das teorias tradicionais, críticas e pós-críticas. Construção de uma concepção mais ampla de currículo que envolve toda a dinâmica da escola, não somente no que se refere a conteúdos, objetivos, metodologias, avaliação como também às organizações do tempo e do espaço. Ressignificação do conhecimento por meio da interdisciplinaridade. Ensino por competências e habilidades.


    Didática e Metodologia no Ensino - 45h

    Ementa: Estabelecimento de Relações entre visões determinantes da postura didática do professor e concepções básicas, técnicas do ensino, o trabalho docente, a pedagogia e o ensino, planejamento, avaliação relação professor-aluno. Método do conhecimento X Método de ensino; Método de ensino - sob a visão da ótica teórico-metodológico e técnico-metodológico; Método de ensino na visão da Didática Teórica e Prática; Método de Ensino - da proposição formal à prática social; Método dialético; Escolhas de procedimentos de ensino; dimensão política da prática pedagógica.


    Fundamentos da Educação - 45h

    Ementa: O conceito de Filosofia. Filosofia e Educação. Concepções de homem. Os valores. Pressupostos epistemológicos da educação. Pressupostos políticos da educação. Pressupostos teóricos da educação e Concepções de educação: Teorias pedagógicas e a atuação dos educadores. Pedagogia dialética. Sociedade pós-moderna.


    Inclusão no Contexto das Instituições - 45h

    Ementa: Panorama histórico geral do atendimento às pessoas com necessidades especiais. Trajetória da Educação Especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: segregação/integração /inclusão. Políticas Públicas para Educação Inclusiva. Legislação Brasileira: o contexto atual. Atendimento Educacional Especializado, acessibilidade e adaptações curriculares.


    Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - 30h

    Ementa: Elaboração e Defesa do TCC em uma das seguintes modalidades: Artigo Científico; Monografia; Memorial descritivo; Estudo de caso; Relato de experiência. Seguindo normas técnicas da ABNT para produção de trabalhos científicos.


    Projetos na Educação Superior - 45h

    Ementa: A importância de se trabalhar com projetos na educação. Os projetos como curiosidade e interesse dos alunos. Múltiplas significações para as ideias e interesses. Elaboração de projetos.


    Relações Interpessoais na Universidade - 45h

    Ementa: Comportamento humano nas organizações. Vivências de dinâmicas de grupo. Condução de grupos. Subsídios teóricos para a sua formação enquanto profissional reflexivo. Aprimoramento do professor enquanto pessoa e enquanto ser de relações.


    Tecnologia e Educação - 45h

    Ementa: A inovação Tecnológica e os novos paradigmas educacionais: cognição humana. Aprendizagem cooperativa. Novas Tecnologias de comunicação e informação e a educação, visões epistemológicas e pedagógicas da tecnologia aplicada à educação. Tecnologia, Sociedade e Educação: a influência da tecnologia na sociedade moderna. O surgimento de uma nova cultura, uma nova organização social e a educação neste contexto de mudanças. Pressupostos pedagógicos para o da informática como ferramenta de ensino-aprendizagem. Modelos de utilização do computador na escola.


    Trabalho de Conclusão de Curso - 60h

    Ementa: Estudos individuais e/ou em grupos com a finalidade de elaboração de trabalho interdisciplinar.

    Avaliação e Certificado:

        Atividades: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 25 pontos).
        Prova On-line: prova individual realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao final da disciplina. As questões da prova on-line são randômicas e aleatórias (valor: 20 pontos).
        Prova Final: prova presencial individual, que abordará sobre todo o conteúdo do curso (valor: 55 pontos).


    A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova on-line da disciplina + Prova Final do curso) atinja a nota mínima de 70 pontos, conforme cálculo de nota.

    Como critério de arredondamento de nota e atribuições de pontos extras, a participação nas atividades de fórum e discussões em grupo será utilizada para definição de até 1 ponto na disciplina relacionada.

    No Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso.

    A emissão do certificado de conclusão do curso está condicionada ao cumprimento de todos os requisitos do curso, conforme prazos estabelecidos.

    O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso

    Metodologia:

    Percebendo um ambiente organizacional em constante transformação e um mercado cada vez mais competitivo o curso foi concebido visando a preparação de profissionais especialistas, com conscientização do papel do cidadão no seio da sociedade contemporânea. No UNIS, o aluno está em sintonia com uma educação contemporânea, cujos pilares estão baseados em aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver junto.
    Por esse viés, entende-se como fundamentos metodológicos do curso:
    - Concepção do Aprendizado - caracterizado pela mudança de foco do ensino para a aprendizagem, em que o professor assume o papel de mediador do processo, enquanto o aluno assume um papel ativo, sendo capaz de assumir uma postura reflexiva, repensando a própria prática.
    - Integração entre disciplinas - busca-se no curso a integração entre os conceitos e disciplinas, visando uma aproximação teórica entre os diversos conteúdos abordados.
    - Aprendizagem significativa - por meio das dinâmicas trabalhadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, será buscado que o discente seja capaz de relacionar o conhecimento teórico com a prática, fazendo com que os mesmos tenham condições de assumir uma postura reflexiva frente os desafios oriundos do dia a dia.
    - Desenvolvimento de Atitude Científica - a articulação entre os diversos conteúdos do curso, com a metodologia de orientação para elaboração do Trabalho de Conclusão de Cursos - TCC, o aluno será capaz de desenvolver uma postura científica, tendo interesse na descoberta e resolução de problemas.
    - Interdisciplinaridade - será buscado por meio das atividades desenvolvidas uma postura interdisciplinar em que o aluno seja capaz de aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a conhecer. Nesse sentido, os conteúdos, serão trabalhados de forma interdisciplinar, como capazes de promover a relação da vivência do sujeito com os conteúdos abordados em sala de aula.
    - Fundamentos Didático-Pedagógicos - para alcançar todos os requisitos explicitados acima e em vista de garantir uma aprendizagem significativa, capaz de associar teoria e prática, serão considerados os seguintes fundamentos: abordagem pedagógica centrada no aluno; flexibilidade de opções de área de conhecimento e atuação; valorização do ser humano; ênfase na síntese e na multidisciplinaridade; base filosófica com enfoque na competência; vinculação entre teoria e prática; conteúdos trabalhados com dinamismo; avaliação coerente com as habilidades a serem desenvolvidas; abrangência na metodologia de ensino.

    Corpo Docente:

    O corpo docente é composto por:

        Coordenador: É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.
        Professor: É o responsével pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.
        Tutor: É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.
        Atendimento 1o nível: São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curso, acesso e demais dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.
        Designer Instrucional: Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção os objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos, de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós-graduando.

    Instituição/MEC:

    Fepesmig – mantenedora do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS - surgiu do ideal de educadores que um dia sonharam transformar Varginha no maior centro educacional do Sul de Minas.A entidade não-governamental sem fins lucrativos foi criada em 1965 como Fundação Universidade do Sul de Minas(Decreto Estadual nº 8.496, de 15/7/1965), denominação alterada em 1974 para Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas(Lei Estadual nº 6.387, de em 17/7/1974).

    Sua criação se justificava pelo desejo por uma instituição de ensino superior que atendesse aos anseios não só da cidade, mas de toda a região do Sul de Minas.A primeira semente de uma universidade em Varginha foi lançada com o apoio da Mitra Diocesana da Campanha, participante do projeto político-cultural da Igreja Católica, que visava a combater o positivismo, o liberalismo político e dar à laicização do ensino e da cultura um cunho cristão.

    A história da Fepesmig está intrinsecamente ligada ao crescimento e desenvolvimento do Sul de Minas.Desde os primeiros passos, com a formação de professores através dos cursos de Licenciatura em História, Letras, Matemática e Pedagogia na Fafi e de engenheiros mecânicos e químicos na Fenva, a Fepesmig cumpriu honrosamente a sua missão diante da sociedade.

    Por meio do Decreto Estadual nº 41.371, de 22 de novembro de 2000, as faculdades mantidas pela Fepesmig passaram a constituir o Centro Universitário do Sul de Minas.O novo milênio foi marcado pelo rompimento das fronteiras do município, com a criação de unidades e cursos fora de sede.

    O Centro Universitário do Sul de Minas está credenciado, pela Portaria Ministerial nº 4385, de 15 de dezembro de 2005 e recredenciado pela Portaria Ministerial nº 547 de 03 de junho de 2015, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

    O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

    Documentação:

    1. Realize seu cadastro.

    2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;

    3. Envie os seguintes documentos:

        - Requerimento de Matrícula/Termo Adesão com firma reconhecida .
        - Cópia autenticada do diploma de graduação .
        - Declaração de Conclusão de Curso .
        - Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação .
        - Cópia autenticada de RG .
        - Cópia autenticada de CPF .
        - Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento .
        - Cópia autenticada de passaporte (quando estrangeiro) .

    Observações:

    - Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação;
    - A confirmação de matrícula depende do pagamento da 1ª mensalidade;
    - O deferimento da matrícula está condicionado ao envio da documentação por parte do aluno e que, se não for recebida, o aluno não receberá a certificação.
    - Para ter a matrícula deferida, o aluno deve atender aos requisitos de ser graduado e ter colado grau antes do início da turma.

    Restrições:

    Profissionais bacharéis, tecnólogos e licenciados em todas as áreas do ensino, que estão atuando ou desejam atuar no Ensino Superior.

    Encontro Presencial:

    Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.

    O UNIS em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório nas principais capitais brasileiras.

Outro curso relacionado com ensino superior

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |