Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva

    Campus: Campo Grande
    Inscrições abertas

    Campus: Centro
    Inscrições abertas

    Objetivo

    Curso dirigido para as áreas educacionais ESPECIAL E INCLUSIVA, com o objetivo de instrumentalizar profissionais nos conhecimentos teóricos, necessários ao aproveitamento das potencialidades dos aprendentes, desde que respeitadas as capacidades e habilidades de cada um quando da atividade prática.
     
    Disciplinas

    1 - ARTE E LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR

    O Processo criativo na educação Especial. A construção de conhecimentos através da Arte otimizando o processo de INCLUSÃO : o lúdico, a brincadeira e a musica como facilitadores no processo da integração do aluno Especial no Grupo social. A arte e sua ação no desenvolvimento de habilidades e capacidades no processo de Inclusão.

    2 - AS TEORIAS PSICOPEDAGICAS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

    Conhecendo as teorias de Aprendizagem: objetivista, subjetivista, construtivista e sociointeracionista. Múltiplas inteligências. A nutrição e o aprendizado. Estímulos sensoriais e aprendizado. Auto-estima na educação Inclusiva. O acolhimento do Especial na Sociedade.

    3 - EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Ed. Especial e Ed. Inclusiva. Educação Especial e os Distúrbios de Conduta, as Dificuldades de Aprendizagem. Educação Especial e Múltiplas deficiências /Altas Habilidades .Transtornos invasivos de Desenvolvimento.

    4 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE JOVENS E ADULTOS E TECNOLOGIA ASSISTIVA

    Análise do contexto escolar: as turmas regulares da educação básica frente às necessidades educativas especiais dos alunos jovens e adultos que integram tal cenário. Adaptações curriculares. Ensino profissionalizante e mercado de trabalho : empregabilidade e Tecnologia Assistiva. Transformando o aprendente em cidadão. Auxilios para vida diária. Projetos para acessibilidade motora e recursos para otimizar o uso do computador. Órteses e Próteses. Auxilio para cegos e/ou visão subnormal. Auxilio para surdos ou com déficit auditivo. O Portal de ajudas técnicas do MEC.

    5 - LIBRAS

    Aspectos clínicos, educacionais, organizacionais e socioantropológicos da surdez. A inclusão da pessoa surda . Noções básicas de LIBRAS com vistas a uma comunicação funcional entre ouvintes e surdos.

    6 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    7 - POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

    A cidadania na legislação brasileira. A LDB e a inclusão. Os processos de inclusão. Os espaços de trabalho e de recreação nas políticas sociais.

    8 - PRINCIPIOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    Conceitos de inclusão na Educação Inclusiva. Adaptações curriculares para a escola inclusiva de educação infantil e de ensino fundamental. Relação escola e família no processo de inclusão.Adaptações curriculares.Avaliação na Educação Inclusiva. A importância da Informática como atividade complementar.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

     APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com educação especial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |