Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia

Solicite informação sem compromisso EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Alisson Soria

Alisson Soria

Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia

  • Modalidade
    O aluno cursará a Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia de modo presencial.
  • Duração
    São 360 horas de aula.
  • Certificado oficial
    O aluno receberá no final do curso o titulo de especialista em Enfermagem em Estomaterapia.uação em Enfermagem em Estomaterapia.
  • Considerações
    A Escola Bahiana possui um grande destaque tendo formado mais de 10.000 profissionais da área de saúde. Desde 1990, a estomaterapia vem ganhando espaço no Brasil, exclusivamente no campo da enfermagem. Porém, como é um campo relativamente novo, há poucas especializações na área reconhecidos pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST).
  • Dirigido a
    O curso está direcionado ao profissional com nível superior completo e que possui pelo menos dois anos de experiência clínica geral ou específica, na área de enfermagem.
  • Área de atuação
    Para quem deseja atuar nessa área, a empregabilidade está em alta. O profissional poderá atuar nas devidas áreas: - Clínicas médicas - Hospitais públicos ou particulares
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia - Presencial - Salvador - Bahia

  • Objectivos
    Capacitar o enfermeiro para a assistência de pessoas portadoras de estomas, incontinências anal e urinária, fístulas, drenos, cateteres e feridas agudas e crônicas, abrangendo os aspectos de prevenção, tratamento, reabilitação e elaboração de programas específicos na área de atuação. O curso desenvolverá atividades de assistência hospitalar, domiciliar e ambulatorial, ensino, pesquisa, administração, assessoria e consultoria em estomaterapia.
  • Dirigido a
    O candidato deverá, obrigatoriamente, possuir nível superior completo e possuir dois anos de experiência clínica geral ou específica, na área de enfermagem em estomaterapia.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia: Estomas, Feridas e Incontinências
  • Conteúdo

    A estomaterapia é uma especialidade nova no Brasil (instituída oficialmente em 1990) e exclusivamente de enfermagem. Com o crescimento e reconhecimento da especialização na área de saúde, associado ao crescente interesse dos enfermeiros na especialização, os números de cursos reconhecidos pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) ainda são em número insuficiente para o país. Salvador, como um a das principais cidades do Brasil e com um número significativo de faculdades de enfermagem locais e regionais, é um excelente pólo para formação de especialistas. A proposta deste curso é formar novos especialistas de acordo com as diretrizes da SOBEST e do “World Council of Enterostomel Therapists” (WCET) e, conseqüentemente, contribuir par a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem nesta área.

    CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

    Como ainda não dispomos do curso no estado da Bahia, os enfermeiros procuram outros estados para esta especialidade, porém, devido à distância e aos modelos adotados, os profissionais necessitam permanecer fora de sua região por um período prolongado, o que também se torna um empecilho. Hoje na Bahia existem apenas 12 enfermeiros estomaterapeutas, número ínfimo se comparado ao de outros estados como São Paulo, Fortaleza e Rio de janeiro, que hoje se somam a mais de 300 especialistas desta área, fato este que vem confirmar a necessidade de um curso de pós-graduação neste segmento.
    A SOBEST e as empresas que produzem e comercializam material médico-hospitalar para o tratamento de feridas, estomas e incontinências incentivam e tem grande interesse na abertura do curso na região.

    MÓDULOS

    MODULO I – Formação Profissional / Metodologia de Pesquisa / Didática / Ética e Bioética em Estomaterapia – 54 hs.
    MODULO II - Feridas – 108 hs.
    MÓDULO III – Estomas – 108 hs.
    MODULO IV – Incontinência Urinária e Anal – 90 hs.

    METODOLOGIA

    A metodologia de ensino / aprendizagem busca fortalecer a integração teoria e prática valorizando a experiência prévia do aluno, e priorizando a utilização de técnicas de ensino grupal ativas, através de estratégias que despertem a atenção, estimulem e mantenham o interesse e envolvimento da turma, com programas interativos como seminários, painéis, dramatizações, práticas de campo, estudos de caso, exercícios, simulações, entre outros, além dos recursos áudios-visuais pertinentes.
    A metodologia utilizada levar-se-á em conta os níveis de assimilação, buscando os padrões culturais do enfermeiro especialista. O módulo tem caráter teórico-prático, com abordagem oral e participação docente e discente.

    ATIVIDADES COMPLEMENTARES

    Visitas técnicas externas: as visitas técnicas externas são parte de uma estratégia que busca inter-relacionar, através da observação “in loco”, o conteúdo teórico administrado em sala de aula, com a observação da prática profissional existente no cotidiano de instituições de saúde públicas e privadas. Em cada visita, o professor preceptor deverá fornecer um roteiro com os principais pontos que serão observados pelo aluno, referenciando-os com itens dos programas das disciplinas do curso.
    Palestras: as palestras objetivam enriquecer os conteúdos das disciplinas curriculares, buscando contemplar temas que possam não estar sendo abordados em sala de aula, mas que sejam de interesse tanto para o campo da saúde, como para a formação geral do profissional e do cidadão. São proferidas, por autoridades reconhecidas no âmbito acadêmico e ou no mercado de trabalho

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber informações detalhadas sobre o curso de Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia, como: conteúdo, período de duração, pré-requisitos. "

Ana para Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia

Bahia

"Sou estudante de enfermagem, preciso conhecer mais sobre a Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia, pois desejo especializar-me de todas as informações possíveis, tipo: Valor da pós; Campo de atuação, Tempo de duração da especialização; Disciplinas; Quando começa turma; A partir de qual semestre o estudante de graduação pode entrar nesta especialização, entre outras informações relevantes sobre o assunto."

Lucileide para Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia

Bahia

"Pelo reconhecimento da competência e nível dos profissionais e cursos oferecidos pela instituição, há um enorme interesse meu e de alguns colegas em participar de cursos de pós-graduação da presente instituição. Porém percebi que os cursos de pós-graduação são oferecidos às sextas e sábados, o que pra nós seria um empecilho. Gostaríamos de saber se é possível a formação de turmas especiais que não seja aos sábados com uma certa quantidade de alunos?"

Ana para Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia

Bahia

"Sou enfermeira e já trabalho há muito tempo como feridóloga. Tenho especialização em desbridamento de feridas/sp e sempre quis fazer o curso de estomaterapia, mas como não posso sair de salvador, só estava esperando essa grande oportunidade. Por favor, gostaria de saber o valor; os dias da semana e horário de quando as aulas serão ministradas. "

Ana para Pós-Graduação em Enfermagem em Estomaterapia

Bahia

Outro curso relacionado com enfermagem

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |