Pós-graduação em Engenharia de Minas com Ênfase em Beneficiamento Mineral (convênio com a UFOP)

Solicite informação sem compromisso ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Jiana Moro

Jiana Moro

Pós-graduação em Engenharia de Minas com Ênfase em Beneficiamento Mineral (convênio com a UFOP)

  • Modalidade
    A Pós-graduação em Engenharia de Minas com Ênfase em Beneficiamento Mineral é presencial.
  • Duração
    A carga horária da pós-graduação é de 465 horas/aula, distribuídas em 3 semestres letivos.
  • Certificado oficial
    A instituição emitirá um certificado de pós-graduação lato sensu, para quem finalizar o curso com aprovação.
  • Considerações
    A Pós-graduação em Engenharia de Minas com Ênfase em Beneficiamento Mineral, é oferecida em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, por se tratar de uma instituição com longa experiência na área de Minas e excelentes professores que trabalham na área do ensino e da pesquisa. O objetivo principal dessa pós-graduação é formar profissionais capacitados para o uso de novas técnicas nas áreas de lavra e tratamento de bens minerais. Para garantir uma formação multidisciplinar e atualizada, serão realizadas aulas práticas em laboratório, teóricas, seminários técnicos, visitas técnicas, estudos de casos, desenvolvimento de projetos e outros.
  • Dirigido a
    O curso é dirigido a profissionais com formação superior, nas áreas de engenharias, química, geologia, ou que tenham formação em áreas afins e trabalham ou desejam trabalhar nessa área.
  • Área de atuação
    As áreas geográficas do país que contam com os principais empregadores, concentram-se nos estados de Minas Gerais, São Paulo, do Pará, de Goiás e da Bahia. Companhias de extração de petróleo e minérios ferrosos, também são as principais contratantes.

Comentários sobre Pós-graduação em Engenharia de Minas com Ênfase em Beneficiamento Mineral (convênio com a UFOP) - Presencial - Ouro Preto - Minas Gerais

  • Conteúdo
    PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE MINAS COM ÊNFASE EM BENEFICIAMENTO MINERAL

    Parceria Acadêmica:

    A ABM firmou parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto, que desde 1969, objetiva prover educação superior à sociedade, através do Departamento de Engenharia de Minas, o DEMIN que forma profissionais para o exercício de atividades tanto em instituições de ensino e/ou pesquisa quanto diretamente junto ao sistema produtivo.

    Objetivo:

    Habilitar profissionais técnicos para o desenvolvimento de novos procedimentos e técnicas nas áreas de lavra e tratamento de bens minerais, por meio de uma formação dirigida, multidisciplinar e multi-institucional. Reciclar profissionais que atuam para o setor mineral.

    Público-Alvo:

    Profissionais com formação superior (engenheiros, químicos, geólogos ou formação similar) exercendo funções em organizações e de prestação de serviços, que já trabalham ou que gostariam de trabalhar na indústria mineral sem ter a formação especializada. Também podem participar engenheiros de minas que buscam aperfeiçoamento, atualização ou reciclagem em tratamento de minérios.

    Estrutura Curricular:

    O curso tem duração de 18 meses e sua  metodologia de ensino envolve atividades como: aulas teóricas, aulas práticas laboratoriais, seminários técnicos, visitas técnicas, assistências extraclasse, estudos de casos e desenvolvimento de projetos entre outros.

    Carga Horária: 465 horas-aula distribuídas em 3 semestres letivos.

    Duração:
    18 meses distribuídos em 16 módulos
    Aulas quinzenais aos finais de semana:
    Sextas-feiras (18h as 22h10)
    Sábados (8h as 17h10) 

    Data de Realização: Nova turma prevista para agosto de 2013

    Matrículas abertas!
    *A data de início do curso estará sujeita à quantidade mínima de matrículas.
    Vagas: 30

    Local de Realização: Ouro Preto 
    Escola de Minas – Demin 
    Campus Universitário 

    Infraestrutura

    O Departamento de Engenharia de Minas da UFOP conta com salas equipadas com equipamento multimídia (retro projetor, data show e laptop), biblioteca com acesso livre ao portal de periódicos da CAPES e aos centros de informações do setor minerometalúrgico, laboratório de tratamento de minérios, laboratório de flotação, laboratório de propriedades de interface, laboratório de sistemas particulados, laboratórios de geotecnia, laboratório de computação cientifica conectado à internet.

    Certificado: Será emitido certificado de Pós-graduação Lato Sensu.

    A assiduidade fará parte da avaliação do aluno, que deverá ter freqüência mínima de 80% da carga horária ministrada com nota mínima de 60% para ser aprovado.

    As avaliações do aproveitamento dos participantes são obtidas por meio de provas e/ou trabalhos específicos de cada assunto ministrado e apresentação de monografia.

    O Processo Seletivo:

    O processo seletivo é baseado na análise do currículo do candidato e entrevista com coordenador do curso. Essa avaliação leva em consideração a experiência profissional do candidato e o atendimento aos pré-requisitos de formação para o curso (ser portador de diploma de nível superior ou tecnólogo).

     Inscrição: Para participar do processo seletivo, envie o formulário de inscrição preenchido e seu curriculo.


    Programa do curso:

    GEOLOGIA GERAL E  GEOLOGIA  DO BRASIL
    Aspectos gerais da fundamentação geológica para projetos minerais; formação e estrutura da Terra; minerais, cristais e rochas; rochas ígneas; rochas sedimentares; rochas metamórficas; alteração hidrotermal. Conceito de depósito mineral; modelo e classe de depósito; componentes de modelo descritivo; grupos de depósitos minerais; depósitos minerais nos ambientes tectônicos e no tempo geológico – épocas e províncias metalogenéticas do Brasil. Métodos de exploração geológica. Noções básicas de geoestatística. Amostragem de depósitos. Classificação de re cursos e reservas. Aulas práticas
    CARGA- HORÁRIA: 30 horas-aula- 2 finais de semana

    CARACTERIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINERAIS
    Conceitos básicos de minerais úteis de ganga, liberação, distribuição granulométrica etc.  Métodos de análise química aplicados a minerais, técnicas de identificação mineralógica e estudos de liberação e separações minerais.  Aula prática.
    CARGA-HORÁRIA: 45 horas-aula – 2 finais de semana

    PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS
    Introdução aos métodos estatísticos aplicados à experimentação tecnológica, Testes expeditos para avaliação preliminar de resultados. Técnica da Raiz de N. Técnica de Tukey, planejamento estatístico de experimentos: abordagem de Plackett-Burman, método fatorial a dois níveis, algoritmo de Yates, análise de resultados pelo método fatorial, teste t-Student, análise das interações e seu significado tecnológico, determinação do ponto experimental ótimo, Yates inverso, método de otimização pelo passo-ascendente. Metodologia Simplex para duas variáveis, análise de variança, aplicação do teste Fisher ao fatorial a dois níveis para validação de modelos estatísticos, Quadrados latinos, aplicação dos Métodos Estatísticos à Pesquisa Experimental em Mineração, Exemplos práticos de artigos científicos e dissertações desenvolvidas com base em abordagens estatísticas 
    Aplicação Minitab
    Seminários: os alunos matriculados na disciplina avaliarão a possibilidade de aplicação dos métodos estatísticos abordados na disciplina para o desenvolvimento experimental dos temas das suas dissertações e teses, através de seminários.
    CARGA-HORÁRIA: 45 horas-aula – 2 finais de semana

    NOÇOES GERAIS DO BENEFICIAMENTO MINERAL
    Conceitos básicos. Propriedades diferenciadoras  e limites granulométricos. Métodos de concentração e objetivos Principais etapas de preparação, concentração, separação sólido liquido, operações auxiliares. Exemplos de fluxogramas. Recuperação metalúrgica e recuperação de massas. Métodos de medir eficiência do processo. Teoria de amostragem. Balanço de materiais.  Controle regulatório e especialista. Referências Bibliográficas 
    CARGA-HORÁRIA: 30 horas-aula - 2 finais de semana

    CIRCUITOS DE FRAGMENTAÇAO
    Conceitos básicos. Fundamento e mecanismos de fratura. Energia de fragmentação e o conceito do índice de trabalho. Tipos de equipamentos de Britagem. Tipos de equipamento de moagem. Moinhos tubulares revolventes. Moagem autógena e semi-autógena. Modelagem matemática da comunição. Configurações típicas de circuitos de fragmentação. Controle regulatório e especialista. Prática industrial. Problemas de operação. Aula prática.
    CARGA-HORÁRIA: 30 horas-aula- 2 finais de semana

    CIRCUITOS DE PENEIRAMENTO E CLASSIFICAÇÃO
    Conceitos básicos. Imperfeição  e eficiência na  separação. Curvas de partição. Principais equipamentos: grelhas, peneiras vibratórias, b ana na, rotativas, alta freqüência. Classificadores espirais, hidrociclones para classificação e deslamagem.  Tipos de ciclone. Prática operacional e problemas normalmente encontrados.Controle automatizado dos processos. Aula prática.
    CARGA-HORÁRIA: 30 horas-aula- 2 finais de semana

    MÉTODOS DE CONCENTRAÇÃO GRAVÍTICA E SEPARAÇÃO MAGNÉTICA
    Métodos de Concentração Gravítica
    - Princípios de fluidodinâmica
    - Processos a meio-denso estáticos e dinâmicos
    - Concentração em meios-densos autógenos
    - Concentração magneto-gravimétrica
    - Concentração em jigues
    - Concentração em calhas e espirais
    - Concentração centríguda
    - Beneficiamento a seco
    - Plantas industriais
    Separação Magnética
    - Princípios de separação por força magnética
    - Ferromagnetismo, paramagnetismo e diamgnetismo
    - Magnetos e geração de campo magnético
    - Partículas submetidas à ação de campos magnéticos
    - Magnetos e geração de campo magnético
    - Partículas submetidas à ação de campos magnéticos
    - Classificação magnética
    - Separadores magnéticos
    - Variáveis operacionais
    - Separadores magnéticos
    - Classificação magnética- Classificação magnética
    CARGA-HORÁRIA: 30 horas-aula- 2 finais de semana

    MANEJO DE REJEITOS E ESTÉREIS DE MINERAÇÃO
    Plano diretor de mina para rejeitos e estéreis. Estéreis de mineração: caracterização geotécnica. Disposição de estéreis em pilhas. Elementos de projeto de pilhas: estabilidade; drenagem;construção. Rejeitos de mineração: caracterização geotécnica. Disposição de rejeitos: fenômenos físicos; balança de massas; Métodos de disposição: convencional: novas técnicas. Disposição convencional: estabilidade estrutura; tipo de contenções e layouts. Elementos de projeto de barragens convencionais. Elementos de projeto de barragens de rejeito. 'Liners' e coberturas (fechamento) de reservatórios de rejeitos. Aterros de resíduos perigosos classificação de resíduo; apresentação e projeto de aterro. Outros métodos de disposição: método subaéreo; disposição em lamas espessadas (TTD); disposição em pastas; cake; dry stacking.

    CARGA-HORÁRIA: 30 horas-aula- 2 finais de semana

    PROPRIEDADES DA INTERFACE
    Caracterização e métodos ana líticos das interfaces. Capilaridade e ângulo de contato. Interface líquido/gás: termodinâmica, filmes monomoleculares. Interface líquido/líquido: emulsões. Interface sólido/gás: isotermas. Interface sólido/sólido: atrição e lubrificação. Interface sólido/líquido: termodinâmica, formação de carga elétrica de superfície, teoria da dupla camada elétrica, medida do potencial zeta. Aplicações: flotação e agregação de minerais, espumação e processos
    CARGA-HORÁRIA:  45 horas-aula- 2 finais de semana

    FLOTAÇÃO
    Fundamentos teóricos da físico-química de interfaces. Princípios do processo. Reagentes de flotação, suas propriedades e mecanismos de atuação. Principais variáveis de processo.Células mecânicas e de coluna.  Operação e controle automatizados dos processos. Prática industrial: principais problemas, novos desenvolvimentos e tendências futuras.Aula prática.
    CARGA-HORÁRIA:  45 horas-aula- 2 finais de semana

    OPERAÇÕES  AUXILIARES
    Estocagem em silos.  Transportadores de correia, alimentadores e amostradores.  Pátios de estocagem, empilhamento e retomada. Drenagem em pátios. Espessadores : conceitos básicos, equipamentos,  reagentes floculantes e coagulantes, operação. Filtragem: mecanismos , tipos de equipamentos, reagentes, meios filtrantes, operação de filtros rotativos verticais a vácuo, esteira, discos. Variáveis de operação. Recuperação e recirculação d´água.  Bombeamento de polpas:  bombas, tubulações e acessórios. Transporte por mineroduto.  Problemas da operação. Controle automático dos processos. Aula prática.     
    CARGA-HORÁRIA:   30 horas-aula- 2 finais de semana

    METODOLOGIA CIENTÍFICA
    Metodologia de Pesquisa: uma visão geral. Tipos de Pesquisa. Métodos e  Técnicas de Pesquisa: definição e classificação. Redação acadêmica e normas da ABNT.  Elaboração de um pré-projeto de pesquisa para desenvolvimento posterior da monografia ou trabalho de conclusão de curso.
    CARGA-HORÁRIA: 15 horas-aula- 1 final de semana

    SEPARAÇÃO SOLIDO LIQUIDO
    Conceitos básicos. Fundamento e mecanismos de fratura. Energia de fragmentação e o conceito do índice de trabalho. Tipos de equipamentos de Britagem. Tipos de equipamento de moagem. Moinhos tubulares revolventes. Moagem autógena e semi-autógena. Modelagem matemática da comunição. Configurações típicas de circuitos de fragmentação. Controle regulatório e especialista. Prática industrial. Problemas de operação. Aula prática. Bibliográficas 
    CARGA-HORÁRIA: 45 horas-aula - 2 finais de semana

    SEMINARIO DE PESQUISA: APRESENTACAO DAS MONOGRAFIAS E  MOMENTO DE REFLEXÃO ' DE VOLTA PARA CASA'
    Neste módulo, ao final do programa, os alunos apresentarão um resumo
    de suas monografias. Um palestrante convidado falará sobre o futuro da mineração no Brasil e no mundo. Avaliação geral do programa.
    CARGA-HORÁRIA: 15 horas-aula - 1 final de semana

    Docentes – Coordenação 
    O corpo docente do curso de Beneficiamento Mineral é composto por professores da UFOP e de outras instituições como USP, UFMG,
    UFRGS, UFPE a maioria com formação em nível de doutorado no setor mineral.

    Coordenador
    Carlos Alberto Pereira, M. Sc., Dr.
    Docentes:
    Arthur Pinto Chaves, M. Sc., Dr.
    Carlos Adolpho Magalhães Baltar, M. Sc., Dr.
    Carlos Alberto Pereira, M. Sc., Dr.
    Carlos Hoffmann Sampaio, M.Sc., Dr.
    Crislayne Gloss Marão Alfagali, M. Sc., Doutoranda
    José Aurélio Medeiros da Luz, M.Sc., Dr.
    Leonardo Martins Graça, M. Sc., Doutorando
    Otávia Rodrigues Martins, Msc., Dra.
    Paulo Roberto Gomes Brandão, M.Sc., PhD
    Ricardo Augusto Scholz Cipriano, M.Sc., Dr.
    Waldyr Lopes de Oliveira Junior, M.Sc., Dr.

    INVESTIMENTOS:
    - Associado ABM e funcionário de empresa associada  - Valor: 20 x R$ 1.060,00
    - Associado ABM e/ou ex-aluno da UFOP - Valor: 20 x R$ 1.119,00
    - Não associado, mas funcionário de empresa associada  - Valor: 20 x R$ 1.119,00
    - Não associado - Valor: 20 x R$ 1.177,00

    Associe-se à ABM e usufrua de descontos especiais!

Outro curso relacionado com mineração

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |