Pós-graduação em Engenharia de Poços

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Centro

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Jiana Moro

Jiana Moro

Pós-graduação em Engenharia de Poços

  • Modalidade
    A Pós-graduação em Engenharia de Poços é ministrada presencialmente na sede do curso.
  • Duração
    A Pós-graduação em Engenharia de Poços é cursada em 12 meses, com uma carga horária de 384 horas/aula.
  • Certificado oficial
    Ao concluir a carreira com êxito, o aluno recebe um diploma da Pós-graduação em Engenharia de Poços.
  • Considerações
    A Pós-graduação em Engenharia de Poços, foi desenvolvida para responder à demanda crescente por profissionais especialistas na área. Na especialização serão abordados os principais temas que envolvem as modernas técnicas utilizadas na perfuração, completação e avaliação de poços de petróleo e gás. Conteúdos que permitirão aos profissionais atuar nos projetos de construção de poços de petróleo e operações realizadas nas sondas de workover. Como garantia de uma ótima formação a Universidade Veiga de Almeida, possui um corpo docente com profissionais especialistas no tema e experiências na área, trabalhando nas principais companhias de serviços e operadoras de petróleo.
  • Dirigido a
    A pós-graduação é indicada para engenheiros de diferentes áreas e profissionais com diploma de ensino superior, que contem com experiência na indústria de petróleo.
  • Área de atuação
    O profissional estará capacitado para trabalhar na indústria de petróleo em companhias que prestam serviço para as operadoras de petróleo, como por exemplo: Halliburton, Weatherford,Lupatech, Kvaerner, FMC, Schlumberger, Baker, entre outras.

Comentários sobre Pós-graduação em Engenharia de Poços - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE POÇOS

    Carga horária: 384 horas-aula (18 meses)

    Objetivos

    Objetivo Geral
    O curso visa dar ao estudante o conhecimento e a compreensão dos conceitos da Engenharia de Poços. Formar profissionais nas modernas técnicas utilizadas na perfuração, completação e avaliação de poços de petróleo e gás.

    O aluno egresso desta especialização terá capacidade para atuar diretamente nos projetos de construção dos poços de petróleo bem como nas operações realizadas nas sondas de workover. Este é o mercado na indústria de petróleo que mais absorve profissionais da área de engenharia através das companhias que prestam serviço para todas as operadoras de petróleo. Exemplos de companhias de serviços: Cameron, Lupatech, Kvaerner, FMC, Schlumberger, Baker, Halliburton, Weatherford, etc.

    Objetivos Específicos
    Ao concluir o curso, o profissional estará apto a:
    Identificar e classificar os equipamentos de sondas
    Aplicar os fundamentos de hidráulica de perfuração, desenvolver competências para o projeto de colunas de revestimentos, de perfuração e de produção;
    Desenvolver conhecimentos e habilidades que contribuam com a capacidade de gestão, tomada de decisão e aprimoramento de competências profissionais;
    Fornecer conhecimento em todo o processo de perfuração, completação, intervenção e teste de poços de petróleo e gás, bem como fornecer conhecimentos nas principais práticas de prospecção de petróleo;
    Capacitar profissionais para atuarem na área de equipamentos de perfuração, completação, submarinos e de superfície;
    Capacitar profissionais para atuarem nas áreas de engenharia de poço: perfuração, completação, intervenção e testes em poços de petróleo e gás onshore e offshore.
     
    Público-alvo

    Graduados em curso superior de engenharia (Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, de Petróleo, Eletrônica, Metalúrgica, Química e de Produção), reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação, e profissionais com formação em outras áreas com experiência na indústria de petróleo.
     
    Inscrição e Informações

    A inscrição só será validada após a apresentação dos documentos, na secretaria do curso. No ato da matrícula em nossa secretaria será cobrado o valor do investimento da primeira cota em forma de boleto bancário.
    Caso não haja abertura de turma por motivos previstos em contrato, os valores em nossa guarda, inclusive a taxa de inscrição, serão devolvidos de acordo com os processos internos previstos.
    Compareça à secretaria do campus escolhido o mais rápido o possível para garantir a sua vaga e apresente os seguintes documentos:
    - Cópia autenticada do diploma de graduação
    - Cópia simples da Identidade
    - Cópia simples do  CPF
    - Cópia simples do  Comprovante de residência
    - Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento
    - 1 foto 3x4


    Programa

    • FUNDAMENTOS DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO
    • GEOLOGIA E GEOFÍSICA (fundamentos de geologia de petróleo; fundamentos de geofísica de petróleo; subsídios de geologia aplicados à construção de poços: dados geológicos para a perfuração de poço; noções básicas de perfilagem a poço aberto)
    • RESERVATÓRIOS (escoamento em meios porosos; mecanismos de produção de reservatórios; recuperação secundária; estimativa de reservas; balanço de materiais; análise de curvas de declínio; testes de fluxo e crescimento de pressão; análise e interpretação de testes de formação; análise e interpretação de perfilagem de produção)
    • FUNDAMENTOS DE PERFURAÇÃO (equipes de perfuração embarcadas; tipos de poços; colunas de perfuração; cálculo de esforços em elementos tubulares; dimensionamento da coluna de perfuração;)
    • BROCAS E PERFURAÇÃO DIRECIONAL (tipos e características das brocas de perfuração; otimização de brocas; ponto econômico de interrupção da corrida de broca; técnicas de perfuração direcional; motores de fundo e turbinas; ferramentas de controle direcional; MWD/LWD)
    • REVESTIMENTO E CIMENTAÇÃO (pressão de poros e fratura; características e especificações de tubos de revestimentos de poços; projeto de assentamento das sapatas; operações de cimentação; características das pastas de cimento)
    • SEGURANÇA DE POÇO (equipamentos e procedimentos de controle de poço)
    • TÓPICOS AVANÇADOS EM PERFURAÇÃO (perfuração marítima; teste de formação TSR e coluna testadora - DST; perfuração no pré-sal; poços HPHT; geohazards; perfuração de zonas depletadas; underbalance drilling; casing drilling; novas tecnologias)
    • FUNDAMENTOS DE COMPLETAÇÃO (contextualizando o trabalho do engenheiro de completação; projeto de completação; seqüências operacionais de instalação; tempos e custos operacionais)
    • COMPLETAÇÃO DE RESERVATÓRIO (operações e projetos de controle de areia; fraturamento; acidificação)
    • COMPLETAÇÃO SUPERIOR (funções e especificação de componentes da coluna de produção/injeção; esforços e dimensionamento de elementos de completação; garantia de escoamento; seleção de materiais)
    • EQUIPAMENTOS SUBMARINOS (TH; BAP; ANM; ANMH; WOBOP; ferramentas de instalação; riser de completação)
    • TÓPICOS AVANÇADOS EM COMPLETAÇÃO (instalação a cabo de ANM; operações de light workover; conceito, embarcações e operações do tipo "riserless intervention"; completação inteligente; completação multilateral)
    • PRODUÇÃO (curvas de produção; surgência do poço; elevação artificial; gas-lift; bombeio centrífugo submerso; bombas de cavidades progressivas; processamento primário do petróleo)
    • ANÁLISE ECONÔMICA E GERENCIAMENTO DE PROJETOS (estudo de casos da área de engenharia de poços)


    Por que estudar na UVA?

    Porque a Universidade Veiga de Almeida está entre as melhores instituições privadas do país e a segunda melhor do Estado do Rio de Janeiro comprovado pela avaliação INEP/MEC/2009.

    Com 76 anos de existência e com um modelo de ensino vitorioso, a UVA tem como missão formar profissionais, oferecendo ensino de qualidade, estimulando e desenvolvendo pesquisa científica. Além de ter como objetivo contribuir para a formação do cidadão, e para isso, conta com uma equipe de docente bem preparada e alinhada com tudo o que acontece no mercado.

Outro curso relacionado com engenharia do petróleo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |