Pós-graduação em Engenharia de Software

Solicite informação sem compromisso Universidade Católica de Brasília

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pedro Fernandez

Pedro Fernandez

Pós-graduação em Engenharia de Software

  • Modalidade
    O programa é oferecido presencialmente.
  • Duração
    A carga horária é definida pela Universidade Católica de Brasília.
  • Certificado oficial
    A Instituição outorga um certificado ao final do curso.
  • Considerações
    Gerenciar os projetos de software exige dos profissionais conhecimentos específicos e atualizados acerca dos conteúdos na área de informática. Para que os profissionais possam atuar com qualidade e eficiência é importante que o profissional se especialize constantemente na área e a pós-graduação em Engenharia de Software é um ótima alternativa aos que buscam aprodundar-se no tema.
  • Dirigido a
    O curso está voltado aos bacharéis em áreas focadas em tecnologia como ciências da computação, tecnologia da informação e temas correlatos.
  • Área de atuação
    Considerando o crescimento do setor o profissional pós-graduado em engenharia de software encontra diversas oportunidades para atuação no mercado em empresas focadas em tecnologia nos mais diversos segmentos.

Comentários sobre Pós-graduação em Engenharia de Software - Presencial - Asa Norte - Brasília Distrito Federal

  • Objectivos
    Qualificar profissionais que possuem graduação plena, visando instrumentalizá-los para o desenvolvimento e manutenção de software, segundo princípios, técnicas e métodos da moderna engenharia de software .
  • Dirigido a
    Profissionais da área de Tecnologia da Informação, Ciências da Computação, bem como profissionais de outras áreas afins que buscam conhecimentos em desenvolvimento de sistemas.
  • Titulação
    Especialista em Engenharia de Software
  • Conteúdo

    Componente Curricular
    Engenharia de Requisitos

    Engenharia de Requisitos no contexto da Engenharia de Software e do RUP. Técnicas de Levantamento e Análise de Requisitos. Especificação de Requisitos e Casos de Uso. UML aplicada à Engenharia de Requisitos. Gerenciamento de Requisitos: conceitos, técnicas e ferramentas. Engenharia de Requisitos no contexto dos modelos MPS.Br e CMMi.
     

    Gestão de Projetos Gestão de Projetos

    Gerenciamento estratégico, administração por projeto, gestão da integração, gestão do escopo, gestão do tempo, gestão dos recursos, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão do pessoal, gestão das comunicações, gestão dos riscos, gestão do suprimento. Gestão Iterativa Incremental de Projetos de Software: Fases e iterações; Artefatos; Workflows e Papéis e Responsabilidades. Gerência de Projetos no Contexto dos modelos MPS.BR e do CMMI.
     

    Melhoria de Processos de Software Melhorias de Processos de Software

    Processos de desenvolvimento de software: ciclo de vida de desenvolvimento de software, RUP. Modelos de Melhoria de Processos. Qualidade de Processo de Software: Modelos e Norma de processo de software.
     
     
    Gerência de Configuração de Software Gerência de Configuração de Software

    Conceitos Básicos da Gerência de Configuração (Baseline, Build, Branch, Merge, Check-in, Check-out, Repositório etc); Preparação, Identificação da Configuração, Controle da Configuração (Controles de Versão e Mudança), Auditoria e Revisão da Configuração; Planejamento da Gerência de Configuração; Implantação da Gerência de Configuração; Seleção de ferramentas de apoio à Gerência de Configuração; Gerência de Configuração no Contexto do RUP, MPS.Br e CMMi.
     
     
    Metodologia Científica Comunicação Científica *

    Senso Comum e Ciência; os princípios e a ética no âmbito da pesquisa científica: especificidades das ciências exatas. O projeto de pesquisa; escolha do assunto, revisão da literatura, delimitação do tema, elaboração do problema, objetivos e hipóteses, procedimentos e estrutura do projeto. A redação de artigos científicos, normas e estrutura, etapas de elaboração. Arquivos eletrônicos e a construção da bibliografia.
     
     
    Análise e Design OO Análise e Design OO

    Análise & Design OO no contexto do Processo Unificado. Princípios de Design OO. Realização de Casos de Uso baseado no padrão OOSE (Object Oriented Software Engineering). Utilização de Modelagem Visual para construção da Visão 4+1 da arquitetura de software (Casos de Uso, Visão Lógica, Visão de Implementação, Visão de Implantação e Visão de Processo).
     

    Manutenção e Reengenharia de Software Manutenção e Reengenharia de Software

    Tipos de manutenção. Problemas com Manutenção. Processos de Manutenção. Sistemas Legados. Engenharia Reversa e Reengenharia: conceitos, técnicas e ferramentas. Refactoring. Métodos ágeis e manutenção. Gerência de Conhecimento em Manutenção. Modelo de Maturidade em Manutenção de Software. Manutenção e MDA. Ferramentas de Apoio à manutenção. Análise de Código Fonte.
     

    Aquisição de Software Aquisição de Software

    Tipos de aquisição, formas de contratação, processo de aquisição, resultados esperados, ações fundamentais para garantir a qualidade dos serviços e produtos contratados (plano de aquisição, pedido de propostas, gestão do contrato). Aquisição de software no Contexto dos modelos MPS.BR e do CMMI.
     

    Qualidade de Software Qualidade de Software

    Conceito e relevância de Qualidade de Software. Testes, Verificação e Validação de Software. Garantia de Qualidade de Software no Contexto dos modelos MPS.BR e CMMI.
     
     
    Medição e Análise Medição e Análise

    Conceitos básicos: entidade, atributo, escalas e tipos de medidas. O processo de medição: GQM (Goal Question Metric), PSM (Practical Software Measurement) e ISO-15939. As métricas fundamentais (core metrics): Tamanho (FPA e UCPs) , esforço, duração, custo, progresso, qualidade do produto, processo. Análise: estimativas, análise de viabilidade, progresso (EVA), estabilidade do processo, desempenho, e capacidade. Medição e Análise no contexto dos modelos MPS.BR e CMMI.
     

    Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

     

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber se é possível me matricular na pós-graduação como aluno especial sem fazer parte do seu corpo discente, pois faço gestão em logística no campus i (ucb) e gostaria de me adiantar nas matérias da pós-graduação que desejo fazer. "

Rodrigo para Pós-graduação em Engenharia de Software

Brasília Distrito Federal

"Boa tarde, gostaria de obter as seguintes informações o curso de pós-graduação em engenharia de software: - carga horária - disciplinas / docentes - valor do curso - período do curso (duração) - quando inicia. "

Renata para Pós-graduação em Engenharia de Software

Goiás Estado

"Eu gostaria de ter algumas informações sobre pós-graduação em engenharia de requisitos de software. Qual o valor do curso, em quantas parcelas podemos dividir, o endereço da instituição. "

Amariles para Pós-graduação em Engenharia de Software

Brasília Distrito Federal

"Eu gostaria das seguintes informações: - qual é a duração do curso? - qual é o custo da mensalidade? - o curso é reconhecido pelo MEC? - as provas são presenciais? - há defesa em banca de artigo/tcc/monografia? "

Ricardo para Pós-graduação em Engenharia de Software

Minas Gerais

"Gostaria de saber sobre: 1. preço 2. duração 3. ementa dos cursos 4. pré-requisito, uma vez que minha formação é em física (graduação+mestrado+doutorado) na área de simulações numéricas e estatística e atualmente estou me dedicando a estudar java (desenvolvimento de sistemas). "

José para Pós-graduação em Engenharia de Software

Brasília Distrito Federal

Outro curso relacionado com engenharia de software

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |