Pós-Graduação em Ergonomia e Ginástica Laboral

Solicite informação sem compromisso FANOR - Faculdades Nordeste / Campus Dunas

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Ergonomia e Ginástica Laboral - Presencial - Fortaleza - Ceará

  • Objectivos
    Ao final desse curso os profissionais estarão aptos, a partir da análise e avaliação sistêmica, a planejar, gerenciar e executar programas de ginástica laboral e de intervenção ergonômica na empresa. Neste sentido, eles serão capazes de estabelecer projetos e atividades que em seu conjunto possibilitem aumentar a capacidade produtiva, evitando o risco de acidentes e lesões ao trabalhador, incluindo elementos da produção e da organização do trabalho, do conforto e da acessibilidade ambiental e dos posicionamentos adequados à execução do trabalho que concorram para a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.
  • Dirigido a
    Profissionais de áreas afins à temática do curso como Profissionais da Educação Física, Fisioterapeutas, Administradores de Empresas, Arquitetos, Engenheiros de Produção, etc.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Ergonomia e Ginástica Laboral
  • Conteúdo

    DESCRIÇÃO GERAL
    O curso aborda o estudo dos aspectos científicos da intervenção profissional na empresa, relativos ao planejamento e intervenção ergonômica e da ginástica laboral considerando-os não só como capazes de interferir positivamente na produção, tanto quantitativa quanto qualitativamente, assim como e ao mesmo tempo, nos aspectos preventivos e terapêuticos da saúde do trabalhador e na melhoria da sua qualidade de vida.

    JUSTIFICATIVA
    A administração do stress na vida moderna, tendo como foco o trabalho, tem se mostrado uma ferramenta vital na administração empresarial, já que comprovadamente, a melhoria dos níveis de qualidade de vida, baseados na superação de situações críticas a partir da manutenção e crescimento no espaço profissional e de aspectos objetivos subjacentes como alimentação, moradia, transporte, ensino, saúde e se expressa hoje como fator diferencial entre as empresas, na busca por produtividade, competitividade, qualidade e desempenho, qualquer que seja o prisma considerado.

    Dentre as ferramentas utilizadas na conquista desses avanços quer na melhoria da produtividade, qualidade e desempenho da empresa, quer e, especialmente, no rendimento profissional e na qualidade de vida do trabalhador, a ginástica laboral tem ocupado lugar de destaque nos mais diversos segmentos industriais, comerciais e financeiros da empresa moderna que quer sobreviver e superar os desafios do presente e conquistar solidamente o futuro.

    Dados recentes do Ministério da Saúde mostram já indiscutivelmente essa verdade, relatando expressivos aumentos de produtividade com a respectiva redução de acidentes do trabalho, turnovers e faltas ao serviço, partir da introdução de programas de ginástica laboral nas empresas.

    Por outro lado, a Ergonomia tem como aliada, em relação de interdependência, a Ginástica Laboral no ambiente da empresa, juntas ampliando largamente as vantagens produzidas pela utilização de uma e outra isoladamente. Sua conceituação essencial se traduz na ciência capaz de conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador e não o contrário. Também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos preocupando-se, fundamentalmente, com a interface Homem - Tecnologia moderna, tornando-se indispensável para atender às exigências da concorrência cada vez mais acirrada da produção humana em todos os níveis.

    A breve e superficial análise do exposto, mesmo que não colocada sob a forma da avaliação de uma conjuntura que exija, inexoravelmente, uma postura empresarial que assuma e enfrente os desafios e a demanda de uma nova forma de organização e gestão do trabalho, como o caminho de uma produção cada vez mais competitiva, e ao mesmo tempo mais humana, impõe a necessidade da formação e qualificação de profissionais capazes de planejar e conduzir esse processo.

    É neste sentido que a Fanor – Faculdades Nordeste, compreendendo a importância do aprofundamento de estudos e pesquisas voltados para essa área, assim como de incorporar e assumir academicamente o papel de capacitar profissionais para essa intervenção, oferece o curso de pós-graduação lato sensu em Ergonomia e Ginástica Laboral.

    METODOLOGIA
    Aulas expositivas, seminários, dinâmicas de grupo, pesquisas bibliográficas, laboratórios, aulas práticas e vivências na empresa.

    MATRIZ CURRICULAR
    • Didática do Ensino Superior
    • Metodologia da Pesquisa Científica
    • Saúde e Qualidade de Vida do trabalhador
    • Tópicos de Cinesiologia e Fisiologia aplicados ao Trabalho e à Ginástica Laboral
    • Doenças do Trabalho
    • Fundamentos de Ergonomia
    • Psicologia Organizacional
    • Gestão de Carreira e Marketing Pessoal
    • Ginástica Laboral I
    • Metodologia de Intervenção e Gestão Ergonômica na empresa
    • Segurança do Trabalho, Legislação e Normatização
    • Sistemas de Produção e Organização do Trabalho
    • Conforto Ambiental e Acessibilidade no Trabalho –
    • Ginástica Laboral II
    • Elaboração de Projetos e Gestão de Programas em Ginástica Laboral
    • Avaliação Funcional na Empresa
    • Monografia

    INFRA-ESTRUTURA
    Salas de aula e Auditórios climatizados e instrumentalizados com Equipamentos multimídia e Computadores conectados à internet, Laboratórios, Biblioteca, Cyber, Área esportiva com Ginásio Poli esportivo, Campo de futebol, Piscina, Academia, Sala de Ginástica e Dança.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de informações a saber: - a grade do curso; - duração das aulas; - dias em que são lecionadas; - qual a distinção entre a pós "ergonomia e ginástica laboral" e "ginástica laboral"; - preço do investimento."

Ariane para Pós-Graduação em Ergonomia e Ginástica Laboral

Alagoas

Outro curso relacionado com ergonomia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |