Pós-Graduação em Gerontologia Interdisciplinar

Solicite informação sem compromisso Universidade Veiga de Almeida - Campus Tijuca

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Gerontologia Interdisciplinar - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Gerontologia Interdisciplinar.


    Próxima turma:

    Dias e Horários:

    Campus Tijuca:  Início dia 13 de junho de 2015.
    Campus Cabo Frio: Início pdia 7 de novembro de 2015. 
    Campus Tijuca: Sábados (duas vezes ao mês), das 8h às 17h.
    Campus Cabo Frio: Sábados (duas vezes ao mês), das 8h às 17h.


    Carga horária: 480 horas-aula (15 meses).


    Objetivos:

    O curso de pós-graduação em Gerontologia Interdisciplinar visa qualificar profissionais para o exercício desta área, além de capacitar para a prática docência e pesquisa em Gerontologia, através da divulgação e contribuição para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos - metodológicos que contemplem o caráter heterogêneo ao envelhecimento.

    O curso baseia-se na concepção científica da Gerontologia Interdisciplinar como áreas multidisciplinares que visam a compreensão e a explicação do envelhecimento e da maturidade no curso da vida, propiciando oportunidade e motivação a diferentes profissionais em darem continuidade a sua educação formal. Está no mercado desde 2001 e já formou mais de 200 alunos. Tem como enfoque a questão interdisciplinar do envelhecimento humano. É composto por 26 módulos, com aulas presenciais, perfazendo 360 h/a e carga horária complementar, perfazendo 120 h/a.
     


    Diferenciais UVA:

    Apresenta um grupo multidisciplinar de profissionais que atuam no mercado de trabalho diretamente com idosos há vários anos. Oferece também a possibilidade de os alunos atuarem junto ao idoso, pois o mesmo dispõe de carga horária complementar que deverá ser cumprida através de atividades voltadas para o atendimento aos idosos, bem como participação em eventos científicos, favorecendo uma visão ampla sobre o envelhecimento humano.
     


    Público-alvo:

    Professores, psicólogos, médicos, enfermeiros, profissionais de educação física, dentistas, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, advogados e outros profissionais que tenham interesse em atuar com idosos.
     


    Matrícula:

    Informações:

    A matrícula só será validada após a apresentação dos documentos, na secretaria do curso. No ato da matrícula em nossa secretaria, será emitido o boleto bancário no valor do investimento da primeira cota para pagamento imediato.

    Caso não haja abertura de turma, o valor será restituído, de acordo com os motivos previstos em contrato.

    Compareça à secretaria do campus o mais breve possível e apresente os seguintes documentos para matrícula:

    • Cópia autenticada do diploma de graduação (ou cópia e original)
    • Cópia Identidade
    • Cópia CPF
    • Cópia comprovante de residência
    • Cópia simples de certidão de casamento ou nascimento
    • Duas fotos 3X4

    Invista em você!



    Coordenação Geral:

    Profa. Maristela Poubel Araújo

    Formação acadêmica:

    Mestrado em Sexologia. Especialização em Dependência Química e Outros Transtornos Compulsivos. Especialização em Sexualidade Humana. Licenciatura e Bacharelado em Psicologia. Formação em Gestalt Terapia. Professora Universitária. Psicóloga. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia (UVA).

    Experiência profissional:

    Psicóloga Clínica (CRP 05/26133); Gestalt Terapeuta, Professora Universitária. Atua nas seguintes áreas: Psicogerontologia e Metodologia da Pesquisa Científica. Coordenou o Projeto Atividade Física na Terceira Idade na UNIVERSO.



    Programa:

    Disciplinas:

    • Antropologia do Corpo
    • Gerontologia Social
    • Epidemiologia do Envelhecimento
    • Biologia do Envelhecimento
    • Neuropsicobiologia do Envelhecimento
    • Ética e Gerontologia
    • Psicogerontologia
    • Geriatria Fundamental e Preventiva – Interdisciplinar
    • Aspectos da Nutrição de Idosos
    • Envelhecimento Ativo e Promoção da Saúde do Idoso - Interdisciplinar
    • Ergonomia e Envelhecimento
    • Avaliação Funcional no Idoso - Interdisciplinar
    • Metodologia da Pesquisa Científica
    • Seminário de Trabalho de Conclusão de Curso
    • Práticas e Eventos (120h)



    Investimento:

    Campi Tijuca e Cabo Frio
    Mensalidade
    18 parcelas de R$ 404,00*



    Política de Incentivo:

    - Ex-alunos formados pela UVA têm 20% de desconto.
    - Professores e funcionários da UVA têm 30% de desconto.
    - Empresas conveniadas com a UVA têm 20% de desconto.
    * Os descontos não são cumulativos e têm validade a partir da 1ª cota.
    ** Serão considerados ex-alunos somente aqueles que tiverem concluído efetivamente algum curso e apresentarem o certificado (original ou cópia autenticada) da Universidade Veiga de Almeida.
    *** Para pagamento à vista o acréscimo de 10% de desconto, com o total do benefício não podendo ultrapassar 30%.



    Docentes:

    Profa. Ana Paula Medeiros Menna Barreto


    Formação Acadêmica: Mestrado em Nutrição Humana (UFRJ). Especialização em Nutrição Hospitalar (USP). Especialização em Terapia Nutricional (SBNPE). Graduação em Nutrição (UFRJ). Coordenadora e Professora do Curso de Graduação em Nutrição (UNESA). 

    Prof. Antônio Gil Castilheiras Neto


    Formação Acadêmica: Mestre em Ciências da Atividade Física (UNIVERSO). Especialista em Reabilitação Cardíaca (UGF). Graduação em Educação Física (UNESA). Sócio-diretor da HEALTH IT System. Consultor técnico da Rede A!Body Tech de Academias. Coordenador do Curso de Especialização em Treinamento Funcional Aplicado a Performance e a Grupos Especiais (UNIVERSO). Professor Universitário (UNIVERSO). 
    Experiência Profissional: Sócio-diretor da HEALTH IT System. Consultor técnico da Rede A!Body Tech de Academias. Coordenador do Curso de Especialização em Treinamento Funcional Aplicado a Performance e a Grupos Especiais (UNIVERSO). Professor Universitário (UNIVERSO). 

    Profa. Carla Patrícia Guimarães:


    Formação Acadêmica: Doutorado em Engenharia de Produção (UFRJ). Mestrado em Educação Física (UFF). Graduação em Licenciatura em Educação Física e Desportos (UFRJ). Professora Universitária (UNIPLI). Membro Colaborador (World Engineering Anthropometric Research). 
    Experiência Profissional: Professora Universitária e Profissional de Educação Física (UFRJ) 

    Prof. Edmundo de Drummond Alves Júnior:


    Formação Acadêmica: Doutorado em Educação Física (UGF). Mestrado em Educação Física (UFF). Graduação em Educação Física (UFRJ). Diploma de Estudos Aprofundados (Dea) Histoire Civilisations et Sociétés - Université Rennes 2 Haute Bretagne (1994). Professor do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (UFF). Coordena o Grupo de Pesquisa Envelhecimento e Atividade Física (GPEAF). Coordena o Grupo de Pesquisa Esporte Lazer e Natureza (GPELN). Coordena a rede CEDES de pesquisas (UFF). Responsável Técnico pelo Projeto Vida Saudável em Niterói e São Gonçalo (PELC). Professor Universitário (UFF). 
    Experiência Profissional: Profissional de Educação Física (UFRJ) 

    Prof. Francisco Carlos Guimarães Robbs:


    Formação Acadêmica: Especialista em Cardiologia (PUC/RJ). Especialização em Medicina Desportiva (PUC/RJ). Especialização em Medicina do Trabalho (FTESM/RJ). Especialização em Geriatria e Gerontologia (UVA). MBA em Gerência de Saúde (FGV). MBA em Gestão de Serviços de Saúde (UFF). Especialização em Gestão Empresarial (FGV). PÓS-MBA em Negociação (FGV). Graduação em Medicina (FSM). Gestor do Setor de Auditoria Médica da Diretoria de Saúde (MAER). 
    Experiência Profissional: Gestor do Setor de Auditoria Médica da Diretoria de Saúde (MAER). 

    Profa. Maristela Poubel Araújo:


    Formação Acadêmica: Mestrado em Sexologia. Especialização em Dependência Química e Outros Transtornos Compulsivos. Especialização em Sexualidade Humana. Licenciatura e Bacharelado em Psicologia. Formação em Gestalt Terapia. Professora Universitária. Psicóloga. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Geriatria e Gerontologia (UVA). 
    Experiência Profissional: Psicóloga Clínica (CRP 05/26133); Gestalt Terapeuta, Professora Universitária. Atua nas seguintes áreas: Psicogerontologia e Metodologia da Pesquisa Científica. Coordenou o Projeto Atividade Física na Terceira Idade na UNIVERSO. 

    Profa. Paula de Castro Nunes:


    Formação Acadêmica: Doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pelo consórcio interinstitucional: UFF, UFRJ, UERJ e ENSP/FIOCRUZ (PPGBIOS). Mestrado em Saúde Coletiva / Epidemiologia (UFF). Especialização em Docência em Ensino Superior (UGF). Graduação em Fisioterapia (UNESA). Tutora do Curso de Aperfeiçoamento em Bioética Aplicada às Pesquisas Envolvendo Seres Humanos (ENSP/Fiocruz, CONEP). Docente do Curso Técnico de Vigilância em Saúde da Escola Politécnica em Saúde (ENSP-Fiocruz). Tutora do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS (CDG-SUS/RJ). Membro do Grupo de Estudos de Gestão e Ensino em Saúde-GEGES - ISC-PROPP-UFF (GP CNPq). 

    Profa. Paula Mendes Lacerda:


    Formação Acadêmica: Pós-doutoranda no (PPGAS/MN/UFRJ). Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social (UFRJ). Mestre em Ciências Humanas e Saúde (UERJ). Bacharel em Ciências Sociais (UERJ). 

    Prof. Rogério de Miranda Pfaltzgraff-Lima:


    Formação Acadêmica: Neurologista INDC/UFRJ). Especialista em Geriatria Clínica (Hospital Pró-Cardíaco). Graduação em Medicina (UNIRIO). 

    Prof. Serafim Fortes Paz:


    Formação Acadêmica: Doutorado em Educação (UNICAMP). Mestrado em Serviço Social (PUU/RJ). Graduação em Serviço Social (UFF). Professor Universitário (UFF). Vice-Coordenador e Líder de pesquisa (NUPPESS/UFF). Coordenador da Pesquisa Envelhecimento, Gerações, Memória e Cidadania (FAPERJ, CNPq/PROPP-UFF). Coordenador do Projeto de Extensão Cidadania do Idoso: Protagonismo, Participação e Direitos (NUPPESS/UFF). Representante da ESS/UFF no Fórum Permanente da Política Nacional e Estadual do Idoso do Rio de Janeiro. Membro da Coordenação Nacional do Fórum Nacional Permanente da Sociedade Civil pelos Direitos da Pessoa Idosa. Organizador dos Encontros Nacionais de Fóruns Permanentes da Sociedade Civil da Pessoa Idosa. 
    Experiência Profissional: Professor universitário e assistente social. 

    Profa. Viviane Marques da Silva Neves:


    Formação Acadêmica: Mestrado em Fonoaudiologia Profissionalizante (UVA). Especialista em Neurofisiologia. Graduação em Fonoaudiologia. Coordenadora da Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar (UVA). Professora Universitária (UVA). Tutora e Preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde (Hospital Universitário Gafreé Guinle). Chefe da Equipe de Fonoaudiologia (Hospital Espanhol). Presidente do Projeto Terceira Idade Saudável. Chefe da Empresa FONOVIM Fonoaudiologia Neurológica Ltda.



    Certificado:

    Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências (Resolução CNE/CES nº 1/07):
    Aproveitamento de no mínimo 70% (média igual ou superior a 7 em todas as disciplinas).
    Freqüência mínima de 75% da carga horária de cada disciplina.
    Apresentação do trabalho de conclusão do curso.



    Informações adicionais:

    1. É reservado à Universidade o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de inscritos.
    2. A indicação dos professores é de responsabilidade da coordenação, que poderá subsitituí-los a qualquer tempo e a critério exclusivo da mesma.



    Iniciação Científica:

    A Pesquisa é desenvolvida na UVA dentro de suas áreas de competência, tendo como objetivo a aplicabilidade dos seus resultados. A produção científica é estimulada na busca de investigações e soluções dentro de um espírito de contribuição e transformação de produtos que representam inovação, competitividade e novos conhecimentos científicos em benefício da sociedade.

    A iniciação científica é uma forma de estimular, em todos os cursos de graduação, as potenciais carreiras acadêmicas e científicas de seus alunos

Outro curso relacionado com gerontologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |