Pós-graduação em Gestão Contábil

Solicite informação sem compromisso UNITAU Universidade de Taubaté

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão Contábil - Presencial - Taubaté - São Paulo

  • Objectivos
    Pretende-se o enriquecimento profissional voltado para Gestão Contábil, desenvolvimento da capacidade dos alunos de avaliar quantitativamente os contextos nacional e internacional, com base em critérios econômico-financeiros, administrativos e contábeis modernos possibilitando a transferência do aprendizado para o contexto no qual estão inseridos;Capacitar profissionais para o exercício de funções contábeis através do ensino/aprendizagem de métodos qualificativos, de técnicas empresariais, de aspectos de engenharia econômica e financeiraAtualizar profissionais que já estejam exercendo funções de executivo e gerentes contabilidade em mercado financeiro, através da iniciação acadêmica neste novo cenário econômico de globalização em que a economia brasileira começa a ingressar com magnitude significativa.Apresentar um conjunto coerente de disciplinas técnicas quantitativas e qualitativas cobrindo basicamente as dimensões mais importantes do tema: analise de entendimentos dos registros contábeis e financeiros; planejamento contábil e financeiro e elementos da auditoria e controladoria.
  • Dirigido a
    Empresários, executivos e profissionais de nível superior que pretendam se especializar e/ou atualizar em finanças e controladoria, conforme os objetivos expostos. Também se aplicam a profissionais de diversas áreas, não-especialistas, que terão a oportunidade de participar, questionar e compreender os pontos críticos da gestão financeira e contábil na atualidade.
  • Titulação
    Especialista em Gestão Contábil
  • Conteúdo

    Disciplinas:

    - Contabilidade Financeira e Gerencial:

    - Estudar os princípios básicos de Contabilidade, para analisar as diversas situações em que o patrimônio de uma empresa possa se apresentar. Com base nesses conhecimentos, fazer análises financeiras e econômicas e melhorar o gerencimento empresarial.

    - Contalidade Empresarial e Societária:

    - Consolidar os conhecimentos de Contabilidade básica e abordar assuntos específicos que requeiram tratamento especial, visando à compreensão adequada para elaboração e interpretação dos demonstrativos contábeis; Possibilitar uma visão abrangente e completa de todos os elementos constituintes do patrimônio e de suas variações, conforme estipulado pela Lei das Sociedades por Ações, complemento por instruções e pareceres de organismos públicos regulatórios;
    Capacitar o aluno para o gerenciamento de sistemas contábeis empresariais,tanto em sua abordagem legal/societária quanto na gerencial.

    - Gestão Econômica, Financeira e Orçamentária de Empresas:

    Apresentar, de forma compreensiva e sistematizada, a teoria financeira, para que o pós-graduando possa avaliar as decisões de investimento, financiamento e de põlítica de dividendos da empresa, objetivando maximizar a riqueza do acionista; Desenvolver uma explicação da teoria, conceitos, instrumentos e técnicas que ajudem o estudante a tomar decisões econômicas e financeiras razoáveis e compatíveis com a realidade.
    Apresentar os elementos essenciais de um amplo programa de planejamento e controle de resultados através de um tratamento exaustivo dos fundamentos conceituais.

    - Análise de Custos:

    Apresentar e discutir os principais sistemas, instrumentos, métodos e modelos de decisão baseados nos custos para otimização da rentabilidade empresarial; Demonstrar os pontos fortes e fracos dos métodos e sistemas;
    Possibilitar a investigação do novo ferramental analítico para o problema dos custos em ambiente globalizado e crescentemente competitivo.

    - Análise de Balanços para Controle Gerencial:

    Desenvolver os principais fundamentos para a análise e estrutura de balanços e demonstrações contábeis/Financeiros;
    Proporcionar, dentro de uma sequência lógica e racional, a aplicação dos principais conceitos técnicos e as determinações legais fundamentais a realidade das atividades empresariais.

    - Auditoria:

    Elaborar o planejamento dos trabalhos de auditoria e as formas de como implementa-las nas atividades empresariais; Fornecer uma visão prática e teórica da auditoria contábil. Toda a exposição de procedimentos é seguida de um exemplo concreto. Desse modo, é possível obter uma visão abrangente das demonstrações financeiras e dos cuidados perante a auditoria de cada uma delas;
    Apresentar aos participantes o própósito da auditoria e capacita-los a desempenhar essa função.

    - Controladoria:

    Apresentar os principais instrumentos e ferramentas que o controller deve utilizar, bem como o sistema integrado de informações gerenciais. Mostra metodologias práticas de planejamento estratégico; Enfocar o papel do controller, o Sistema Integrado de Informações e o conceito de accountability. Oferece ainda uma visão sistêmica da empresa e aborda a questão do Modelo de Gestão.
    Abordar a importância do controller e sua contribuição para que a informação produzida seja relevante para o processo de mudanças que as organizações estão vivenciando.

    - Perícia Contábil:

    Definir o que é e a que se presta a perícia contábil. Cuida da elaboração do trabalho pericial contábil. É feito um diagnóstico positivo das possibilidades de desenvolvimento da perícia contábil no país; Permitir ampla visão das finalidades e das formas de atuação das perícias em geral e oferece o embasamento doutrinário-institucional da Perícia Contábil;
    Enfatizar os requisitos éticos e educacionais do perito contábil e a sistematização das técnicas periciais e normas existentes.

    - Sistema de Informações Contábeis e Financeiras:

    Introduzir a tecnologia da informação que tem possibilitado enorme avanço na estruturação dos Sistemas de Informações Contábeis à disposição das empresas. Para que os profissionais e acadêmicos da área consigam o desempenho máximo dos sistemas de contabilidade, é necessário profundo conhecimento tanto da ciência contábil quanto das possibilidades abertas pela tecnologia de informação; Apresentar os fundamentos para a estruturação do Sistema de Informação Contábil e seus subsistemas, com ênfase em sua integração na empresa dentro de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial. O foco central é o processo de análise para a decisão de implantação de um Sistema de Informação Contábil que atenda todas as necessidades informacionais da empresa, tanto para os aspectos societários e legais, como para os aspectos gerenciais;
    Análise do relacionamento dos sistemas de informações gerenciais, com ênfase nos aspectos humanos e na utilização dos recursos de informática, para atender à missão da empresa.

    - Tópicos Especiais de Contabilidade e Finanças:

    Discutir as determinações econômicas, tecnológicas e políticas que fizeram do aumento da competitividade a variável mais importante da economia neste final de século; Introduzir os novos princípios de gestão de mercados globalizados, sob competição de alto impacto, conforme desenvolvimentos recentes dos Negócios;
    Apresentar os principais tópicos relacionados com a Contabilidade e Globalização.

    - Didática e Metodologia do Ensino Superior I:

    Reconhecer a importância que a abordagem científica tem para o desenvolvimento do conhecimento; Aplicar as normas para preparação e apresentação de trabalhos científicos;
    Planejar apresentações orais e/ou escritas em público.

    - Didática e Metodologia do Ensino Superior II:

    Reconhecer a utilidade dos conceitos pedagógicos na sua prática profissional; Caracterizar os componentes essenciais de um plano de ensino, transpondo-os para situações de sua área de atuação; Identificar os fatores que favorecem e os que bloqueiam as atividades de um grupo;
    Planejar apresentações orais e/ou escritas relativas a sua área de atuação;

    - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC):

    Trabalho a ser elaborado pelo pós-graduando com tema referente aos objetivos do curso. A monografia será avaliada por uma banca examinadora composta conforme normas da UNITAU.




    Instituto Educere

    O Instituto Educere, parceiro da Unitau, visando ao desenvolvimento do profissional do Vale do Paraíba, oferecerá 303 bolsas parciais de estudos, conforme descrito na tabela abaixo.

    Percentual da bolsa* - Número de bolsas
    • 85% - 1 Bolsa
    • 70% - 1 Bolsa
    • 50% - 1 Bolsa
    • 30% - 300 bolsas
    * O percentual da bolsa de estudos será aplicado sobre o valor mensal do curso, de R$ 303,00 (trezentos e três reais), não cumulativo com outros descontos.

    As bolsas de 85%, 70% e 50% serão concedidas aos 3 primeiros classificados no processo seletivo, de acordo com a nota obtida na prova de redação descrita no item 4.4. As 300 bolsas de 30% serão concedidas aos 300 primeiros inscritos que forem aprovados no processo seletivo.

    Nos casos de empates serão utilizados os seguintes critérios para desempate:
    1. Data de inscrição no processo seletivo, ficando mais bem classificado quem aquele que tiver efetuado a inscrição antes dos demais;
    2. Permanecendo o empate, será utilizada a idade, ficando mais bem classificado o candidato mais velho;
    3. Permanecendo o empate, será realizado sorteio.
    Só concorrerão às bolsas de estudos os candidatos que participarem do processo seletivo dos dias 13, 14 ou 15 de dezembro de 2012, por meio da realização da prova de redação.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber os assuntos de mestrado/pós graduação na área contábil que a Unitau possui. Eu sou formada em ciências contábeis com mba em gestão estratégica e inteligência em negócios e me interesso em realizar mestrado nesta instituição. "

Jussara para Pós-graduação em Gestão Contábil

Minas Gerais

"Preciso saber se o curso da Unitau e lato ou stricto sensu, quando será oferecida as inscrições e o valor da mensalidades. "

Roberto para Pós-graduação em Gestão Contábil

São Paulo

"Preciso saber do valor financeiro e plano de pagamento para pós em gestão contábil e se possível gostaria de obter informações sobre pós em fiscal/contábil. "

Celia para Pós-graduação em Gestão Contábil

São Paulo

Outro curso relacionado com contabilidade

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |