Pós-Graduação em Gestão de empresas do setor Sucroalcooleiro

Solicite informação sem compromisso Estácio - Ourinhos

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Gestão de empresas do setor Sucroalcooleiro

  • Modalidade
    O aluno deve dedicar de forma presencial.
  • Duração
    O curso durará 380 horas.
  • Certificado oficial
    Ao final do curso, o aluno receberá o diploma de Especialista em Empresas Sucroalcooleiras.
  • Considerações
    Introduzir conceitos, metodologias e práticas modernas e eficazes de gestão agroindustrial é a meta deste curso de Pós-Graduação em Gestão de Empresas Sucroalcooleiras, que tem um enfoque especial no setor de produção e gerenciamento de empresas destinadas ao açúcar e ao álcool. A FAESO conta com docentes com títulos de doutores e mestres, além de propiciar estágios práticos e de pesquisa no setor sucroalcooleiro.
  • Dirigido a
    Graduados interessados em atuar no setor sucroalcooleiro.
  • Área de atuação
    O especialista pode trabalhar no sistema sucroalcooleiro em usinas de açúcar e álcool, ou também em empresas e indústrias relacionadas com a pesquisa de biocombustíveis.

Comentários sobre Pós-Graduação em Gestão de empresas do setor Sucroalcooleiro - Presencial - Ourinhos - São Paulo

  • Conteúdo
    DISCIPLINAS E EMENTAS PANORAMA ESTRATÉGICO DO AGRONEGÓCIO:
    Os novos cenários do agronegócio no Brasil e no mundo. As forças transformadoras da agricultura e da agroindústria nos anos recentes. O reposicionamento estratégico do agronegócio. Opções estratégicas possíveis para o Agronegócio. Consórcios, Cooperativas e Condomínios Rurais. Conglomerados competitivos e Clusters. Abertura dos mercados, estresse competitivo e integração comercial. Efeito das políticas públicas sobre a competitividade das agroindústrias brasileiras. Posicionamento Estratégico das agroindústrias no mercado internacional e no mercado interno. Comércio internacional agroindustrial. Negociações comerciais no agribusiness. Integração do agribusiness em negociações internacionais e defesa comercial.

    CENÁRIOS MACROECONOMICOS PARA O AGRONEGÓCIO:
    Política monetária, cambial e fiscal. Estudo dos fatores que determinam a competitividade das economias. Gestão estratégica das empresas e agribusiness. Estudos dos Cenários Econômicos Nacionais e Globais. Cenários Macroeconômicos e Decisões de Investimento. Fundamentos Econômicos do Comércio Internacional. Instrumentos de Política. Blocos Econômicos e Acordos Internacionais.

    O MEIO AMBIENTE NO SETOR SUCROALCOOLEIRO Política ambiental. Legislação ambiental. Planejamento. Riscos ambientais. Responsabilidade social. Tratado de Kyoto.

    GESTÃO ESTRATÉGICA EMPRESARIAL Visão Estratégica Empresarial e Industrial. Funções Gerenciais Básicas. O Planejamento Empresarial. Modelo de Administração Estratégica. Caracterização do Negócio. Avaliação do Ambiente de Negócios. Posicionamento Competitivo. Elaboração de Plano de Negócio.
    CADEIA PRODUTIVA SUCROALCOOLEIRA A sustentabilidade da cadeia produtiva. Seqüelas do modelo de controle e intervenção governamental. A agricultura energética. Os programas de biocombustíveis. O desafio da autogestão: álcool e açúcar. As negociações internacionais. Os regimes protecionistas no açúcar. As vantagens competitivas do sistema. Sistema Consecana:.Harmonização entre os elos da cadeia: preço pela qualidade e custo de produção na matéria prima. Distribuição e tributação. Corredores de exportação. Capital internacional, aquisições e joint-ventures. Desenvolvimento institucional do mercado de combustível.

    COMERCIALIZAÇÃO E VENDAS NO SETOR SUCROALCOOLEIRO Formação de preços e ferramentas para análise dos preços da cana, açúcar, álcool, bagaço e commodites ambientais. O Gerenciamento de vendas. Planejamento comercial. Como alcançar Excelência em Vendas. Hard Sell versus Soft Sell. Passos da Venda. Neurolinguistic Selling Approach. Segmentação de Canais, Clientes e Vendedores. Identificando o Perfil do Moderno Profissional de Vendas. Poder e Estilos de Liderança em Vendas. Venda Pessoal. Planejamento Territorial. Plano de Clientes. Produtividade de Vendas e Marketing Direto. endas e Marketing. Logística e Canais de Distribuição. Estudos de casos.

    LOGISTICA EMPRESARIAL Fundamentos de Logística. Logística nos processos da indústria de Açúcar. Modalidades de Transporte. Intermodalismo. Corredores. Sistemas de Armazenagem Nacional. Sistemas de Informação e Tecnologias de apoio para decisões logísticas. Descrição e Análise de Processos de Negócios. Arquitetura de Sistemas de Informações Integrados e Supply Chain Management. Sistemas Informatizados de Suprimento de Cadeias de Produção (SCM). Aplicações no Agronegócio. Estudos de Casos.

    ENGENHARIA ECONÔMICA Elementos de matemática financeira e suas aplicações na análise das principais operações financeiras existentes no mercado. Aplicação técnica para tomada de decisões de investimentos e de alternativas de financiamento. Formação de índices de preços, bolsas, atualização de valores no tempo. Estudos de casos.

    AVALIAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS AGROINDUSTRIAIS Análise Financeira e Econômica de Projetos Agroindustriais. Revisão de Conceitos de Matemática Financeira. Critérios de Investimento. Avaliação de Alternativas de Investimento. Análise de Sensibilidade (Incerteza e Risco). Introdução à Project Finance. Fontes de Financiamento. Estudo de Casos.

    SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Visão Sistêmica das Empresas. A Empresa como um Sistema de Informações Aberto. Gestão da Informação. A Informação e a sua Utilização nas Áreas de Planejamento, Controle e Execução. O Sistema de Informações Gerenciais e a Busca da Excelência. Soluções Informatizadas para o Fluxo da Informação (EIS - ESS - ERP - MIS - DSS).

    GESTÃO PESSOAS EM EMPRESAS DO SETOR SUCROALCOOLEIRO Ambiência e estratégia para comprometimento com metas e desafios para o negócio; Alinhamento de compromissos organizacionais e profissionais; Desenvolvimento de pessoas, com foco em comunicação e orientação para resultados; Gestão de processos, atitudes e habilidades de equipes; Força tarefa, dimensionamento e grupos de trabalho; Negociação com pessoas - produtos/resultados gerenciáveis; e Semi-autonomia e tomada decisão.

    GESTÃO DE CUSTOS DE EMPRESAS SUCROALCOOLEIRAS Custo agrícola e industrial. O Sistema de Custos. Custo Operacional Efetivo (COE)/ Custo Operacional Total (COT). Estudos dos Insumos e fatores de produção. Receita e Margem bruta e líquida. EBIT ( Earnings Before Interest Taxes) = resultado antes do imposto de renda e juros. NOPLAT ( Net Operation Profit Less Adjust Taxes) = resultado após imposto de renda e remuneração da terra. ROIC ( Return on Invested Capital). WACC ( Weight Average Capital Cost) . Giro do ativo. Estudos de Casos.

    MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA Ciência e pesquisa. Conhecimento científico. Planejamento de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa. Técnicas de Pesquisa. Normalização técnica e ética em pesquisa.

    METODOLOGIA O ENSINO SUPERIOR Comunicação em Educação. Motivação e aprendizagem. Teoria e prática na formação do educador. Ensino superior e seus objetivos. Planejamento de ensino. Metodologia do ensino. TOPICOS ESPECIAIS: Neste módulo serão apresentados e discutidos temas emergentes relacionados à área Sucroalcooleira, tais como: Gestão de Processos e Qualidade, Riscos do Agronegócios, Análise do Cenário Econômico, Ética e Responsabilidade Social, Tendência do Mercado e Legislação Previdenciária, etc.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber informações sobre a pós em gestão de empresas sucroalcooleiras, ano que vem concluo minha graduação em engenharia agronômica e pretendo me especializar nessa área. Gostaria de informações como: forma de ingresso, duração do curso, plano de curso, etc."

Juscélia para Pós-Graduação em Gestão de empresas do setor Sucroalcooleiro

Piauí

"Quero saber preço a funcionalidade do curso de pós-graduação no setor sucroalcooleira, sou graduada na faculdade de Uberaba em tecnologia em produção sucroalcooleira e quero fazer pós de comercio exterior."

Kênia para Pós-Graduação em Gestão de empresas do setor Sucroalcooleiro

Minas Gerais

Outro curso relacionado com administração de empresas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |