Pós-Graduação em Gestão Escolar

Solicite informação sem compromisso IBES - Instituto Brasileiro de Educação e Saúde

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Gestão Escolar - Presencial - Brasília - Brasília Distrito Federal

  • Objectivos
    Objetivo Geral



    Formar, em nível de especialização, gestores educacionais das escolas públicas e particular da Educação Básica e contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social.









    Objetivos específicos



    Qualificar os profissionais da educação para exercício e reflexão da gestão educacional.



    Direito a prestar concurso público para o cargo de Gestor/Diretor de escola pública; obter indicação para substituição nesse cargo; indicação para vice-diretor de escola; trabalhar em rede particular de ensino; assessorar os órgãos públicos de educação; ser pesquisador da área; trabalhar nos setores de RH de empresas; trabalhar com projetos em ONGs; criar e dirigir escola por conta própria, entre outras.



    Formar o especialista da educação que irá gerir escolas públicas ou privadas, e demais instituições educativas, responsabilizando-se pela coordenação, planejamento, acompanhamento, controle e avaliação da proposta pedagógico-administrativa dos diferentes espaços educativos.



    Proporcionar aos futuros profissionais uma visão sólida da educação básica e das instituições educativas escolares e não escolares, para uma atuação responsável, competente, com conhecimento da função e da tecnologia da comunicação e informação.



    Analisar as mudanças ocorridas no cenário pedagógico-administrativo das instituições educativas e refletir sobre as novas habilidades gerenciais exigidas para a gestão nesse processo, buscando as ferramentas e os requisitos necessárias.



    Favorecer a reorganização da escola pública, tornando-a mais democrática, dentro de um ambiente de trabalho equilibrado, dinâmico e aberto à socialização e à sociabilidade, no processo.



    Qualificar formuladores de políticas públicas sócio-educacionais.
  • Dirigido a
    Profissionais da Educação egressos dos cursos de licenciaturas das diferentes áreas do conhecimento: Letras, História, Geografia, Matemática, Biologia, Química, Educação Física e Pedagogia. Interessados em obter a formação de especialista em Gestão Educacional para atuarem na área da gestão do processo pedagógico-administrativo das diferentes instituições educativas.
  • Conteúdo
    Apresentação
         O cenário atual da educação escolar exige qualificação para o exercício de diferentes funções nas unidades escolares, destacando dentre elas a gestão. O exercício da gestão não é mais uma função meramente burocrática, mas é uma ação que exige articulação entre os saberes da escola, da comunidade e da administração. A gestão em instituições educacionais é uma atividade que complexificada, demanda então construir outro perfil.
        Frente às variadas perspectivas políticas e pedagógicas de redes publicas e particulares de ensino dos municípios da região, cuja dinâmica e interatividade traz para o campo da escola exigências sociais e pedagógicas diversas, acarretando à gestão educacional uma característica mutante e transitória. Este movimento gera a necessidade de uma formação diferenciada, que atenda às atuais perspectivas que marcam esta outra lógica de gestão educacional. A oferta deste curso vem ao encontro deste contexto.

    Disciplinas  
    - Metodologia e Técnicas de Pesquisa na Gestão Escolar 
    - Fundamentos Básicos e Pressupostos Éticos da Gestão Escolar
    - História e Epistemologia e Educação 
    - Gestão Educacional: Currículo, Programas e Funcionamento da Educação Básica 
    - Gestão Educacional: Legislações Federais, Estaduais, Municipais (Atribuições e  Funções) 
    - Pesquisa e Prática Pedagógica, Orientação e Supervisão Pedagógica
    - Psicologia da Educação 
    - Gestão das Relações com a Comunidade Escolar 
    - Gestão e Avaliação Educacional 
    - Gestão Financeira: Contabilidade  
    - Gestão Educacional: Estatística e Avaliação 
    - Gestão Educacional: Políticas Públicas 
    - Gestão Educacional: Seminários Especiais 
    - Gestão e Tecnologias - Informática 
    - Tendências Pedagógicas e Educação Inclusiva
    - Docência no Ensino Superior  
    - Trabalho de Conclusão de Curso


    Período das Aulas 
    Sábado das 8h às 18h e Domingo: 8h às13h 
    Aulas um final de semana por mês 


    Carga Horária 
    530h / 15 meses 



Outro curso relacionado com gestão escolar

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |