Pós-graduação em Gestão Estratégica com Ênfase em Gestão Ambiental - Online

Solicite informação sem compromisso EUNAPÓS

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Gestão Estratégica com Ênfase em Gestão Ambiental - Online

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Gestão Estratégica com Ênfase em Gestão Ambiental.

    O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica com Ênfase em Gestão Ambiental tem como objetivo Proporcionar os conhecimentos, necessários para gerir todos os aspectos relacionados com a gestão estratégica, desenvolver a capacidade de gestão em ambientes de constantes mudanças, desenvolvendo habilidades de negociação, liderança melhorando a performance profissional através da discussão e interiorização dos mais modernos conceitos de gestão. Reciclar e aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais de gestão e áreas afins.
    • Carga horária: 450 horas
    • Turmas disponíveis: 2016B (11/07/2016 a 09/07/2017)  
    O que vou aprender:
    • Ações Antrópicas e o Meio Ambiente - 45h
    Ementa: Sociedade e meio ambiente; ecossistemas urbanos, terrestres e aquáticos; ações antrópicas e a dinâmica de solos; qualidade da água nos ecossistemas; aspectos globais da poluição do ar.
    • Avaliação de Impacto Ambiental - 45h
    Ementa: Avaliação de impactos ambientais - conceitos e definições; Histórico; Impactos ambientais; Natureza dos impactos; Avaliação de impacto ambiental (AIA; Etapas do processo de AIA; Inicial ou triagem; Análises; Pós-aprovação; Seleção dos projetos; Definição do âmbito; Elaboração do EIA; Apreciação técnica do EIA; Pós-avaliação; Participação pública; Avaliação de impactos ambientais - base legal; Política nacional do meio ambiente; Sistema nacional do meio ambiente - SISNAMA; Instrumentos da política nacional do meio ambiente; Padrões de qualidade; Zoneamento ambiental; Licenciamento ambiental; Incentivos à Produção, instalação de equipamentos e novas tecnologias; Criação de unidades de conservação, tais como APA, ARIE e RESEX; Cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental; Instituição do RQMA - relatório de qualidade do meio ambiente; Prestação de informações relativas ao meio ambiente; Cadastro técnico federal de atividades potencialmente poluidoras; Licenciamento ambiental; Tipos de licença ambiental (abordagem no âmbito federal; Atividades ou empreendimentos sujeitos ao licenciamento ambiental; Avaliação do impacto ambiental (AIA) como instrumento da política; O ministério público e ação civil pública; Leitura complementar - a lei de recursos hídricos; Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989; Avaliação de impactos ambientais - métodos; Pedido de licenciamento ambiental; Procedimentos no pedido de licenciamento ambiental; Fases do licenciamento ambiental; Resolução nº 237, de 19 de dezembro de 1997; Termo de referência - Resolução CONAMA 001/86; Roteiro básico de termo de referência para EIA-RIMA; Estudos de impactos ambientais; Técnicas e metodologias de avaliação de impactos ambientais; Metodologias espontâneas (Ad Hoc; Metodologia de listagem (Check-List; Matrizes de interações; Redes de interações (Network; Metodologias Quantitativas; Modelos de simulação; Mapas de superposição (Overlay Mapping; Avaliação de impactos ambientais - aplicabilidade; Aplicabilidade da AIA; Saneamento básico; Usinas hidrelétricas ou pequenas centrais hidrelétricas (PCH; Desmatamentos; Projetos de transportes; Rodoviários; Aeroportos; Atividades agropastoris; Atividade de mineração; Usinas de álcool.
    • Business Intelligence - 45h
    Ementa: Vantagem competitiva com os sistemas de informação. Infraestrutura da tecnologia da informação. Segurança em sistemas de informação. Estrutura de um sistema de informação. Principais ferramentas de sistema de informações. Tipos de Informação. Questões éticas e sociais em sistemas de informação. Definição de BI. Competitive inteligence; infraestrutura tecnológica: portal, OLAP (on-line analytical processing), data warehouse, data minig, ciclo de atividades, dimensionamento em cubo. Análise de estratégia e desempenho do negócio. Tomada de Decisão.
    • Controladoria, Custos e Orçamentos - 45h
    Ementa: Contabilidade de Custos para a gestão de empresas, Ponto de equilíbrio, formação do preço de venda. Classificação de Custos. Critérios de rateio. Margem de Contribuição, Custos por absorção, Custo padrão, Custeamento direto e Custeio ABC. Análise crítica dos critérios de custeamento. Administração de Capital de Giro. Variações do CCL, Administração do Ativo e do Passivo Circulante. Alavancagem Operacional e Financeira. Fluxo de Caixa: balanços consecutivos, restrito e amplo, efetivo, operacional e incremental. Fontes de Recursos. Políticas de Financiamentos. Políticas de Investimentos. Políticas de Dividendos - Contabilidade de Custos para a gestão de empresas, Ponto de equilíbrio, formação do preço de venda. Classificação de Custos. Critérios de rateio. Margem de Contribuição, Custos por absorção, Custo padrão, Custeamento direto e Custeio ABC. Análise crítica dos critérios de custeamento.
    • Educação Ambiental - 45h
    Ementa: Elementos da história da educação ambiental; Institucionalização da EA no Brasil; Agenda 21; os estados unidos da América e o Protocolo de Kyoto; Ecologia; Biocombustível; Sustentabilidade ambiental; Proteção ambiental; Saúde pública e meio ambiente; Epidemiologia e educação ambiental; Educação ambiental formal; Educação ambiental e parâmetros curriculares nacionais (PCNs); Educação ambiental - uma visão interdisciplinar; A formação dos professores em educação ambiental; Elaborando a agenda 21 na escola; A implantação da educação ambiental no Brasil; A importância da educação ambiental.
    • Gestão de Pessoas e Clima Organizacional - 45h
    Ementa: A importância do estudo de Recursos Humanos na organização. Sistema de administração de RH. A moderna gestão de Pessoas. Gestão de pessoas em ambiente dinâmico e competitivo. Motivação e liderança. Trabalho em equipe. Recrutamento e seleção de pessoas. Treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações. Organização de pessoas. Avaliação e controle do desempenho humano. Administração de Cargos, Salários e Remuneração. Gestão Integrada de Benefícios e Recursos Sociais. Introdução à saúde ocupacional (Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho). Relações de trabalho, Sindicalismo e Negociação Coletiva de trabalho. O individuo e a organização. Processo de organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Ideologia. Visão abrangente das ciências do Comportamento. O indivíduo e os grupos na organização. Clima. Motivação. Mudança organizacional. Mudanças contínuas, planejadas e radicais. Novas tendências mundiais que afetam as organizações e a gestão de pessoas. Conceitos de cultura organizacional. Relação entre cultura e mudança organizacional.
    • Gestão Estratégica - 45h
    Ementa: Estratégia nas Organizações, Conceito de estratégia e decisão estratégica. O pensamento estratégico nas organizações. Escolas de estratégia. Diagnóstico do ambiente organizacional. Análise de SWOT. Posicionamento competitivo das empresas. Estratégias genéricas (Porter / Zacarelli e Fischmann) Cinco forças competitivas da indústria segundo Porter. Cadeia de valores e vantagem competitiva. Gestão da cadeia de suprimentos (Suplly Chain Management). Formulação e Implementação de Estratégia. Organização Estratégica.
    • Licenciamento Ambiental - 45h
    Ementa: Escopo de impacto ambiental (EIA/RIMA); Sistema de licenciamento; Competências do licenciamento; procedimentos para o licenciamento; documentos e estudos relacionados ao licenciamento ambiental. A Política Nacional do Meio Ambiente, seus instrumentos e o funcionamento do Sistema Nacional do Meio Ambiente -SISNAMA.
    • Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - 30h
    Ementa: Elaboração e Defesa do TCC em uma das seguintes modalidades: Artigo Científico; Monografia; Memorial descritivo; Estudo de caso; Relato de experiência. Seguindo normas técnicas da ABNT para produção de trabalhos científicos.
    • Trabalho de Conclusão de Curso - 60h
    Ementa: Estudos individuais e/ou em grupos com a finalidade de elaboração de trabalho interdisciplinar.

    Avaliação e Certificado:
     
    A avaliação dos alunos será por meio de um conjunto de ferramentas, que medirá o desempenho e aprendizagem do aluno:
    • Atividades: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 25 pontos).
    • Prova On-line: prova individual realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao final da disciplina. As questões da prova on-line são randômicas e aleatórias (valor: 20 pontos).
    • Prova Final: prova presencial individual, que abordará sobre todo o conteúdo do curso (valor: 55 pontos).
    A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova on-line da disciplina + Prova Final do curso) atinja a nota mínima de 70 pontos, conforme cálculo de nota.

    Como critério de arredondamento de nota e atribuições de pontos extras, a participação nas atividades de fórum e discussões em grupo será utilizada para definição de até 1 ponto na disciplina relacionada.

    No Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso.

    A emissão do certificado de conclusão do curso está condicionada ao cumprimento de todos os requisitos do curso, conforme prazos estabelecidos.

    O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso como modelo abaixo, após solicitação formal de sua emissão.

    Metodologia:
     
    Percebendo um ambiente organizacional em constante transformação e um mercado cada vez mais competitivo o curso foi concebido visando a preparação de profissionais especialistas, com conscientização do papel do cidadão no seio da sociedade contemporânea. No UNIS, o aluno está em sintonia com uma educação contemporânea, cujos pilares estão baseados em aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver junto.
    Por esse viés, entende-se como fundamentos metodológicos do curso:
    - Concepção do Aprendizado - caracterizado pela mudança de foco do ensino para a aprendizagem, em que o professor assume o papel de mediador do processo, enquanto o aluno assume um papel ativo, sendo capaz de assumir uma postura reflexiva, repensando a própria prática.
    - Integração entre disciplinas - busca-se no curso a integração entre os conceitos e disciplinas, visando uma aproximação teórica entre os diversos conteúdos abordados.
    - Aprendizagem significativa - por meio das dinâmicas trabalhadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, será buscado que o discente seja capaz de relacionar o conhecimento teórico com a prática, fazendo com que os mesmos tenham condições de assumir uma postura reflexiva frente os desafios oriundos do dia a dia.
    - Desenvolvimento de Atitude Científica - a articulação entre os diversos conteúdos do curso, com a metodologia de orientação para elaboração do Trabalho de Conclusão de Cursos - TCC, o aluno será capaz de desenvolver uma postura científica, tendo interesse na descoberta e resolução de problemas.
    - Interdisciplinaridade - será buscado por meio das atividades desenvolvidas uma postura interdisciplinar em que o aluno seja capaz de aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a conhecer. Nesse sentido, os conteúdos, serão trabalhados de forma interdisciplinar, como capazes de promover a relação da vivência do sujeito com os conteúdos abordados em sala de aula.
    - Fundamentos Didático-Pedagógicos - para alcançar todos os requisitos explicitados acima e em vista de garantir uma aprendizagem significativa, capaz de associar teoria e prática, serão considerados os seguintes fundamentos: abordagem pedagógica centrada no aluno; flexibilidade de opções de área de conhecimento e atuação; valorização do ser humano; ênfase na síntese e na multidisciplinaridade; base filosófica com enfoque na competência; vinculação entre teoria e prática; conteúdos trabalhados com dinamismo; avaliação coerente com as habilidades a serem desenvolvidas; abrangência na metodologia de ensino.

    Corpo Docente:
     
    O corpo docente é composto por:
    • Coordenador: É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.
    • Professor: É o responsével pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.
    • Tutor: É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.
    • Atendimento 1o nível: São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curso, acesso e demais dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.
    • Designer Instrucional: Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção os objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos, de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós-graduando.
    Instituição/MEC:
     
    Fepesmig – mantenedora do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS - surgiu do ideal de educadores que um dia sonharam transformar Varginha no maior centro educacional do Sul de Minas.A entidade não-governamental sem fins lucrativos foi criada em 1965 como Fundação Universidade do Sul de Minas(Decreto Estadual nº 8.496, de 15/7/1965), denominação alterada em 1974 para Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas(Lei Estadual nº 6.387, de em 17/7/1974).

    Sua criação se justificava pelo desejo por uma instituição de ensino superior que atendesse aos anseios não só da cidade, mas de toda a região do Sul de Minas.A primeira semente de uma universidade em Varginha foi lançada com o apoio da Mitra Diocesana da Campanha, participante do projeto político-cultural da Igreja Católica, que visava a combater o positivismo, o liberalismo político e dar à laicização do ensino e da cultura um cunho cristão.

    A história da Fepesmig está intrinsecamente ligada ao crescimento e desenvolvimento do Sul de Minas.Desde os primeiros passos, com a formação de professores através dos cursos de Licenciatura em História, Letras, Matemática e Pedagogia na Fafi e de engenheiros mecânicos e químicos na Fenva, a Fepesmig cumpriu honrosamente a sua missão diante da sociedade.

    Por meio do Decreto Estadual nº 41.371, de 22 de novembro de 2000, as faculdades mantidas pela Fepesmig passaram a constituir o Centro Universitário do Sul de Minas.O novo milênio foi marcado pelo rompimento das fronteiras do município, com a criação de unidades e cursos fora de sede.

    O Centro Universitário do Sul de Minas está credenciado, pela Portaria Ministerial nº 4385, de 15 de dezembro de 2005 e recredenciado pela Portaria Ministerial nº 547 de 03 de junho de 2015, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

    O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

     Documentação:

    1. Realize seu cadastro.

    2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;

    3. Envie os seguintes documentos:

        - Requerimento de Matrícula/Termo Adesão com firma reconhecida .
        - Cópia autenticada do diploma de graduação .
        - Declaração de Conclusão de Curso .
        - Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação .
        - Cópia autenticada de RG .
        - Cópia autenticada de CPF .
        - Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento .
        - Cópia autenticada de passaporte (quando estrangeiro).

    Observações:

    - Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação;

    - A confirmação de matrícula depende do pagamento da 1ª mensalidade;

    - O deferimento da matrícula está condicionado ao envio da documentação por parte do aluno e que, se não for recebida, o aluno não receberá a certificação.

    - Para ter a matrícula deferida, o aluno deve atender aos requisitos de ser graduado e ter colado grau antes do início da turma.

    Restrições:

    O curso destina-se aos profissionais da área de engenharia ambiental, administração, gestão ambiental, assim como outros profissionais de nível superior que atuam ou pretendem atuar nas áreas correlatas a Gestão.

    Encontro Presencial:

    Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.
    O UNIS em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório nas principais capitais brasileiras.

Outro curso relacionado com gerenciamento ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |