Pós-Graduação em Jornalismo Científico

Solicite informação sem compromisso Faculdade 2 de Julho

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Jornalismo Científico

  • Modalidade
    Curso realizado na modalidade presencial.
  • Certificado oficial
    Especialista em Jornalismo Científico
  • Considerações
    O jornalismo é uma área que está diretamente ligada a novidades. Por isso, a área de Jornalismo Científico mostra as novas descobertas em todos os aspectos que Ciência abrange, desde novas interações celulares à expansão do universo. A Faculdade 2 de Julho desenvolveu este curso de Pós-Graduação em Jornalismo Científico com o objetivo de qualificar profissionais que já trabalham ou que querem trabalhar com Jornalismo Científico. O curso abordará os valores-notícia da área, assim como quais são as melhores fontes especialistas no assunto e como realizar a cobertura de fatos científicos.
  • Dirigido a
    O curso pode ser realizado por todas aquelas pessoas com diploma de jornalistas.
  • Área de atuação
    O profissional poderá ocupar cargos em lugares como UNB e Estadão.

Comentários sobre Pós-Graduação em Jornalismo Científico - Presencial - Salvador - Bahia

  • Objectivos
    Qualificar os profissionais para a elaboração das notícias e dos comentários especializados em relação às descobertas científico-tecnológicas e identificar os efeitos destas descobertas dentro de um contexto social, econômico e educacional.



    Aperfeiçoar o jornalista para a prática do jornalismo científico especializado através da ampliação das suas relações com a ciência e o saber científico, bem como propiciar o conhecimento na área da docência na educação superior.
  • Dirigido a
    Profissionais de Comunicação, especialmente jornalistas, interessados em aprofundar os conhecimentos nesta área; outros profissionais de áreas afins, principalmente ligados aos estudos das ciências e das pesquisas científicas, interessados em conhecer o fazer jornalístico.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Jornalismo Científico
  • Conteúdo

    O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo Científico oferecido pelo Colegiado de Comunicação Social da Faculdade 2 de Julho é dirigido a jornalistas, comunicólogos, cientistas, tecnólogos e gestores da ciência e tecnologia que desejam conhecer as técnicas do jornalismo, da divulgação e da comunicação científica e tecnológica. Para o mercado contemporâneo, este profissional deve ser capaz de atender à demanda dos meios de comunicação no tocante à identificação, produção, análise e disseminação de informação tecnológica e científica, com seriedade e rigorosidade.

    O curso foi sistematizado com disciplinas que vão proporcionar as informações, os elementos de análise e as experiências práticas suficientes para conhecer a teoria e as características principais da atividade, aportando o conhecimento dos principais métodos e ferramentas necessários para o exercício profissional no manejo dos conceitos científicos, para sua divulgação na sociedade contemporânea. Transitando pelas áreas da Filosofia, da História e das Teorias da Comunicação, o curso pretende desconstruir a idéia equivocada de que o jornalismo científico é divulgar notícias de saúde ou é uma atividade desenvolvida nos âmbitos restritos das Universidades e Institutos. Nessa proposta, também se busca romper com a concepção de que o cientista é um profissional que sempre, ou quase sempre, é o que detém a verdade e o conhecimento certo da realidade.

    Os estudos propostos na matriz curricular deste curso intencionam fomentar o conhecimento teórico e facilitar a utilização deste conhecimento pelo profissional no exercício da sua atividade de comunicador de modo a permitir uma ação pautada na ética e nos princípios morais que devem reger a comunicação também nesta área do conhecimento humano, apresentando conteúdos de interesse público e que atenda aos anseios da sociedade.

    Disciplinas

        * Ciência, tecnologia e sociedade;
        * Cognição jornalística e processamento da informação;
        * Docência para a Educação Superior;
        * Filosofia, história e sociologia da ciência;
        * Biotecnologia: seu impacto na alimentação e na saúde;
        * Jornalismo científico e as fontes de informação em jornalismo científico;
        * Jornalismo científico e a educação científica;
        * Jornalismo e comunicação em saúde;
        * Linguagem e literariedade em jornalismo científico;
        * Metodologia do Trabalho Acadêmico;
        * Técnicas do jornalismo científico;
        * Teorias Contemporâneas da Comunicação.

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de saber o tempo que leva a pós graduação? Quais são os dias de aula e o valor parcial e total do curso? "

Izana para Pós-Graduação em Jornalismo Científico

Bahia

"Gostaria de saber o valor do curso, pois, vou concluir minha graduação em letras e gostaria de ingressar na área de comunicação. "

Adriana para Pós-Graduação em Jornalismo Científico

Bahia

Outro curso relacionado com jornalismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |