Pós-Graduação em Jornalismo Cultural

Solicite informação sem compromisso Faculdade 2 de Julho

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Jornalismo Cultural

  • Modalidade
    O curso é dado presencialmente.
  • Certificado oficial
    Especialista em Jornalismo Cultural.
  • Considerações
    O Brasil é internacionalmente conhecido por ser um país cheio de cultura e, consequentemente, de eventos culturais em diferentes áreas, que vão desde a pintura, passando pelo teatro, música, até as manifestações culturais de cada região brasileira. A Faculdade 2 de Julho apresenta seu curso de Pós-Graduação em Jornalismo Cultural com a intenção de aprofundar ainda mais os conhecimentos dos alunos sobre essa área. O estudante verá temas sobre o que é uma notícia da área de cultura, qual o foco dar à matéria, como levar a cultura a todos os leitores e quais são as fontes para cada área da cultura.
  • Dirigido a
    Podem realizar este curso jornalistas formados.
  • Área de atuação
    O especialista pode trabalhar na revista Bravo e no jornal Folha de S. Paulo.

Comentários sobre Pós-Graduação em Jornalismo Cultural - Presencial - Salvador - Bahia

  • Objectivos
    Qualificar os profissionais para o exercício da crítica, da resenha, do comentário especializado em relação aos produtos culturais e identificar estes produtos dentro de um contexto social, político, econômico e educacional.



    Aperfeiçoar os jornalistas para o exercício do jornalismo especializado em cultura, bem como propiciar o conhecimento na área da docência no ensino superior.
  • Dirigido a
    Profissionais de Comunicação, especialmente jornalistas, interessados em aprofundar os conhecimentos na área de jornalismo cultural; outros profissionais de áreas afins, principalmente ligados ao tema da cultura, interessados em conhecer o fazer jornalístico.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Jornalismo Cultural
  • Conteúdo

    O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Jornalismo Cultural oferecido pelo Colegiado de Comunicação Social da Faculdade 2 de Julho foi concebido para atender à criação de um novo perfil do profissional que atua ou vai atuar nesta área. Para o mercado contemporâneo, este profissional deve ser capaz de atender à demanda dos meios de comunicação no tocante à identificação, produção, análise e disseminação de produtos culturais.

    O curso foi sistematizado de maneira a contemplar disciplinas que vão proporcionar uma visão abrangente com respeito à cultura, passando pelas áreas das artes, Filosofia, História, Antropologia, Teorias da Comunicação, objetivando instrumentalizar o pós-graduando no manejo dos conceitos que permeiam as diversas perspectivas analíticas da cultura na sociedade contemporânea.

    Assim, o curso pretende desconstruir a idéia equivocada de que cultura se resume à elaboração e divulgação de agendas de eventos, bem como análises incipientes de obras literárias ou artísticas. Nessa proposta também se busca romper com a concepção de que teoria e prática podem ser dissociadas, entendendo que ambas não se distam da prática profissional. Desta maneira, os diversos estudos propostos no âmbito da matriz curricular do curso de Jornalismo Cultural vislumbram fomentar o conhecimento teórico na área da cultura visando à utilização deste conhecimento no processo de identificação, produção, análise e disseminação de produtos culturais.

     

    Disciplinas

        * Análise Cultural
        * Cultura Brasileira
        * Estética e História da Arte
        * Linguagem e Teoria do Cinema
        * Metodologia da Pesquisa
        * Ética
        * Didática do Ensino Superior
        * Teorias Contemporâneas da Comunicação
        * Jornalismo Cultural

Últimas visitas ao curso

"Gostaria de obter mais informações sobre a pós-graduação em jornalismo cultural, tais como: quem é formada em letras pode fazer? Qual a duração, quanto custa, quando inicia-se a próxima turma e onde ficava e onde serão ministradas as aulas?"

Sandra para Pós-Graduação em Jornalismo Cultural

Bahia

"Eu sou formada em direito a 10 anos e agora quero fazer uma pós em jornalismo. Poderiam me passar algumas informações a respeito do assunto? "

Juliana para Pós-Graduação em Jornalismo Cultural

Bahia

"Gostaria de saber sobre a oferta do curso de jornalismo cultural e do esportivo disciplinas, horas, professores, cronograma, dias de aulas e valor da mensalidade(condições de pagamento)e sobre o dia de inicio das aulas. "

Taísa para Pós-Graduação em Jornalismo Cultural

Bahia

Outro curso relacionado com jornalismo

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |