Pós-graduação em Libras

Solicite informação sem compromisso Unimonte

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Análisis de educaedu

Igor Moreira

Igor Moreira

Pós-graduação em Libras

  • Modalidade
    Curso ministrado presencialmente.
  • Duração
    Para concluir o curso é preciso assistir 360 horas-aula.
  • Certificado oficial
    Um diploma de Especialização Lato Sensu em Libras - Língua Brasileira de Sinais é oferecido ao aluno.
  • Considerações
    A Especialização Lato Sensu em Libras - Língua Brasileira de Sinais oferecida pela UNIMONTE se propõe a refletir sobre a atuação do Tradutor e Intérprete de Libras perante as mudanças e desafios atuais, relacionados ao ensino de pessoas portadoras de surdez. Na formação o participante será capacitado para atividades e práticas no que se refere a essa linguagem, no ambiente escolar, em casa ou no trabalho. O curso visa formar profissionais focados na acessibilidade de pessoas surdas em atendimento clínico, palestras, entrevistas, congressos e meio jurídico.
  • Dirigido a
    Formação dirigida a tradutores e intérpretes, professores e profissionais da área da educação (assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, supervisores, orientadores educacionais etc.)
  • Área de atuação
    Os cargos para essa profissão estão em ambiente escolar (orientação, supervisão,assistência).

Comentários sobre Pós-graduação em Libras - Presencial - Santos - São Paulo

  • Objectivos
    >> Promover uma reflexão crítica sobre o papel do Tradutor e Intérprete de Libras frente aos desafios contemporâneos pertinentes ao Processo de Ensino e Aprendizagem da pessoa surda;

    >> Capacitar profissionais para prática nos diversos contextos em que haja o contato com esse público e com a Libras, seja na escola, trabalho ou no ambiente familiar;

    >> Formar intérpretes de Libras como requisito de acessibilidade à comunicação nas diversas situações da pessoa surda: palestras, congressos, entrevistas de empregos, atendimento médico/clínico, esfera jurídica etc;

    >> Aprofundar a formação teórico-prática dos profissionais tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais/português;

    >> Analisar um panorama sobre as histórias, as políticas e as culturas surdas;

    >> Analisar os aspectos linguísticos relacionados à língua brasileira de sinais;

    >> Analisar os princípios éticos do profissional tradutor e intérprete de língua de brasileira de sinais/ português;

    >> Analisar os processos, as técnicas e estratégias de tradução e interpretação;

    >> Praticar os processos de tradução e interpretação (Língua Portuguesa & Libras e vice-versa).
  • Dirigido a
    >> Tradutores e intérpretes, professores e profissionais da área da educação (assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, supervisores, orientadores educacionais etc.) fluentes ou não na língua brasileira de sinais. E também profissionais que apresentam fluência em Libras e que trabalham com interpretação.

    Fora isso, empresas das mais diversas áreas que tenham que cumprir a Lei 8.213/91, que determina cotas mínimas de trabalhadores com algum tipo de deficiência para as empresas com 100 ou mais empregados.
  • Conteúdo
    Dirigido especialmente a alunos da Baixada Santista - estado de São Paulo

    O curso

    O decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta as leis de nº 10.436 e 10.098, em seu artigo 11, prevê a criação de cursos de Pós-Graduação de formação em Tradução e Interpretação de Libras – Língua Portuguesa.

    É urgente a formação de tradutores que realizem a ponte entre ouvintes e surdos em busca de uma interação positiva e produtiva. Formação esta que deve ser pautada por uma organização curricular inovadora, dinâmica e voltada ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes profissionais necessárias para o atendimento educacional, profissional e familiar do sujeito com deficiência auditiva/surdez.

    Desta forma, o curso de Libras e Educação de Surdos oferecido pela Unimonte vem atender a uma demanda cada vez mais ampla de profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos neste campo do saber.

    Diferenciais do Curso:


    >> 1/3 do curso totalmente prático (conversação);
    >> Aulas ministradas por dois instrutores, um ouvinte e outro surdo, de forma alternada ou simultânea, de acordo com a disciplina;
    >> Possibilidade de contratação e ampliação profissional condizente com a exigência legislativa;
    >> Atuação nos âmbitos educacionais nos níveis fundamentais, médio e superior como intérprete de Libras;
    >> Diferencial curricular para profissionais de atendimento ao público;
    >> Reconhecimento e fidelização profissional no mercado e aumento da empregabilidade;
    >> Ampliação da competência de identificação de oportunidades de mercado como treinadores de equipes no atendimento a surdos usuários da Libras.
    >> Experimentação prática das técnicas e ferramentas apresentadas no curso.
    >> Alta taxa de empregabilidade: possibilidade de gerenciamento de trabalhadores surdos incluídos por determinação da Lei de Cotas (nº 8.213/91), em empresas com 100 ou mais empregados;
    >> Corpo docente titulado e com expressão profissional no mercado de trabalho, bem como um projeto pedagógico construído na concepção modular, privilegiando competências e eixos temáticos de formação.

    Certificações Modulares:
    >> Aperfeiçoamento na Docência dos Níveis Fundamentais, Médio e Superior como intérprete de Libras;
    >> Especialização Lato Sensu em Libras - Língua Brasileira de Sinais.

    DISCIPLINAS :
    Módulo Prático

    Seminário de Integração; Libras e Conversação; Libras e Prática de Interpretação e Tradução; Leitura e Escrita do Signwriting: Uso e Classificadores na Libras; Prática de Interpretação em Libras; Libras e Linguística; Ética e Responsabilidade; Surdez, Ensino Médio e Ensino Superior; Metodologia da Pesquisa, Escola e Mercado de Trabalho.

    Módulo Teórico

    História da Educação e Cultura Surda; Aspectos Biológicos e Fisiológicos da Audição: Oralidade e Comunicação não-Verbal; Libras – Formação de Palavras e Aspecto Verbal; Fundamentos Históricos e Metodológicos da Inclusão; Desenvolvimento Cognitivo, Afetivo e Social do Surdo; Surdez, Educação Infantil e Ensino Fundamental; Legislação e Políticas Públicas em Educação Inclusiva; Orientação de Pesquisa.

Outro curso relacionado com educação especial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |