Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Solicite informação sem compromisso Facceba - Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

  • Modalidade
    As aulas são assistidas de maneira presencial na sede da instituição.
  • Duração
    O curso é completo após 540 horas de aulas.
  • Certificado oficial
    Os formados no curso de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira recebem um diploma concedido pela FACCEBA.
  • Considerações
    O programa do curso permite aos professores de língua portuguesa uma especialização que os torne referência em ensino. Também dá aos críticos literários a possiblidade de avaliar com justiça, conhecimento e ética os textos e trabalhos. O curso é oferecido pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, com sede em Salvador.
  • Dirigido a
    Alunos graduados em faculdades de Letras ou profissionais da educação que queiram se habilitar em língua portuguesa. Também pode ser cursado por profissionais de áreas correlatas que queiram expandir seus conhecimentos da língua e da literatura brasileiras.
  • Área de atuação
    A pós graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira forma prossionais para trabalhar em duas áreas principais: como professores de português e críticos de literatura.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira - Presencial - Salvador - Bahia

  • Objectivos
    • Oferecer ao participante um conjunto de elementos teóricos, necessários, adequados e aplicáveis à realidade do intelectual que lida com textos e narrativas;
    • Preparar o estudante com ferramentas, exercícios, argumentos e mecanismos lógicos para o exercício da profissão tanto de professor de português quanto de crítico da literatura brasileira;
    • Formar sujeitos com interesses, habilidades e preparo para a pesquisa na área de idiomas, especialmente a língua portuguesa; e
    • Dotar o participante de capacidade crítica para idealizar, analisar e orientar a prosa em ensaios narrativos de ficção produzidos por alunos.
  • Titulação
    Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
  • Conteúdo
    Justificativa:
    Numa escola, pelo menos o professor de português deve ser o indivíduo-referência do idioma, e, apenas a graduação em Língua Portuguesa não é suficiente. No Brasil, tal profissional numa escola é atribuída a responsabilidade para idealizar as aulas e atividades relativas à linguagem, orientar os estudantes com respeito ao aprendizado, bem como a ter gosto por ler, escrever, imaginar e pensar livremente. Mais ainda, tal profissional é o sujeito que deve orientar a leitura, os autores, os gêneros literários, a categorias de textos, e também a alertar para os estilos e tipos de ensaios literários. Desse modo, este curso é importante porque ele treina os que já são professores a terem uma visão de conjunto de todo o idioma da língua portuguesa. Ele é indispensável ao crítico  literário porque dá a ele a ferramenta de que ele precisa para ser imparcial, justo e ético quando emite uma avaliação, um parecer ou um argumento sobre um ensaio literário. Ele é um curso útil porque forma as pessoas interessadas precisamente naquilo que elas mais necessitam: teoria, crítica, ferramentas, padrões, estilos entre outras habilidades do lidar com o texto narrativo. Ele é relevante para a profissão do professor porque por um lado lhe dá um status específico de perito na sua área, ao tempo em que faz brotar nele durante o curso as competências de que ele precisa para ser um profissional autônomo, suficiente e justo. Trata-se pois de um curso que foi idealizado tanto para aquele que se apaixonou pela ficção e pretende lecionar, como para aquele que já é pedagogo e necessita de uma formação sólida, consistente, completa e multidisciplinar para os seus afazeres. De modo semelhante, o curso também dá alento, incentivo e serve de base para os que desejam ingressar na seara romanesca, na poética e no lirismo, enfim na fantasia do imaginário e no inconsciente.

    Disciplinas:
    Metodologia da Pesquisa Científica    (45 h = 3 cr)
    Teoria da Literatura    (45 h = 3 cr)
    Análise Crítica Literária    (45 h = 3 cr)
    História da Literatura brasileira    (45 h = 3 cr)
    Hermenêutica de Textos                                                                                                                      (45 h =3 cr)
    Semiótica da Comunicação    (45 h = 3 cr)
    Semântica e Sintaxe do Português    (45 h = 3 cr)
    Fonologia, Fonética e Morfologia do Português    (45 h = 3 cr)
    Pensamento Crítico    (45 h = 3 cr)
    Linguagem e Estilística    (45 h = 3 cr)
    Laboratório de Ficção e de Entretenimento    (90 h = 6 c)
    Encontro de Orientação Monográfica    

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Gostaria de saber qual o tempo de conclusão do curso, se o curso envolve literatura contemporânea, pós contemporânea, gramática atual e extinta, análises dos assuntos, métodos aplicados, autores a ser estudados e modalidades de narrativas, etc. "

Andrea para Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Bahia

"Gostaria de conhecer a ementa da pós-graduação em língua portuguesa ou o programa do curso, período de inscrição, valor, se é presencial ou ead. Eu pretendo fazer uma pós no ii semestre deste ano. "

Leila para Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Bahia

"Gostaria de saber informações mais precisas sobre a pós em língua portuguesa, como duração, preço mensal, período que começa as inscrições e disponibilidade de dar continuidade com um mestrado na mesma área. "

Evany para Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Bahia

"Gostaria de saber se posso fazer um curso de pós-graduação cursando o ultimo semestre? Vocês podem me dar mais informações sobre o curso de metodologia do ensino do inglês e do português?"

Paula para Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

Bahia

Outro curso relacionado com literatura

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |