Pós-graduação em Mediação de Conflitos com Ênfase em Família

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Mediação de Conflitos com Ênfase em Família - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Mediação de Conflitos com Ênfase em Família

    Campus: Centro
    Inscrições abertas

    Objetivo


    Capacitar profissionais a identificar e aprimorar habilidades para o exercício da mediação. Desenvolver a habilidade de analisar a estrutura do conflito. Intervir, a fim de construir junto com as partes, estratégias que possibilitem a interrupção da escalada do conflito. Dominar técnicas de negociação. Manejar as estratégias utilizadas em mediação.
     
    Disciplinas

    1 - ANÁLISE DOS CONFLITOS

    Definição de Conflito. Diferentes Formas de Conflitos. Tipos de Conflitos Familiares levados à Mediação. Análise do Conflito. Negociação de Conflitos.

    2 - ASPECTOS GERAIS DA MEDIAÇÃO

    História da Mediação. Áreas de Aplicação da Mediação. Outras Metodologias de Resolução de Conflitos: Negociação, Arbitragem e Conciliação. Preceitos Éticos da Prática da Mediação. Princípios da Mediação. O papel do Mediador. A Responsabilidade de um Mediador Familiar.

    3 - ASPECTOS PSICOLÓGICOS E SOCIAIS DA FAMILIA

    História Social da Familia. Novas Configurações Familiares. As Etapas do Ciclo vital da Família. Família de Origem x Familia Nuclear. Fronteiras de Comunicações Familiares. Conjugalidade x Parentalidade. Disfunção Conjugais e Parentais. Adaptações Culturais. conflitos Geracionais. O Divórcio. O Recasamento.

    4 - FUNDAMENTOS JURÍDICOS DA MEDIAÇÃO

    Disposições Gerais sobre a Mediação Civil. A Mediação Paraprocessual. A Mediação Judicial. O Direito de Família. O Lugal e a função da Informação Jurídica na Mediação. O Papel do Advogado na Mediação. O Projeto de Lei de Mediação em Trâmite do Congresso.

    5 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    6 - OS DIFERENTES MODELOS DE MEDIAÇÃO

    Tradicional (Escola de Harvard). O Modelo Transformativo (Folguer e Bush). O Modelo Circular Narrativo (Sara Cobb). Outras contribuições teóricas.

    7 - PROCESSO DE MEDIAÇÃO

    A Pré-Mediação. O Planejamento da Sessão. Iniciando a Mediação: Proferindo uma declaração de abertura. A Escuta Ativa do Mediador e das Partes. Reunindo informação: Organizando a discurssão; Identificando problemas; Identificando interesses; Reconhecimento e validação de sentimentos; Provocando mudanças. A utilização da Sessão Privada (Caucus). Produção de opções. Enfoque no futuro. Propondo perguntas para a resolução de conflitos. Construção e redação do acordo. Outros encaminhamentos.

    8 - SIMULAÇÃO E ESTUDO DE CASOS

    Aplicação teórica nos casos práticos. Dinâmicas com simulações de casos. Estudo de casos reais.

    9 - TÓPICOS ESPECIAIS EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

    Violência Doméstica e de Gênero. Problema de Adição e outras dependências. Conflito de Lealdades. Possíveis Casos de Síndrome de Alienação Parental.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

    APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.
     

Outro curso relacionado com orientação familiar

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |