Pós-graduação em Método Pilates de Condicionamento Físico e Reabilitação

Solicite informação sem compromisso CEPECS - Centro de Estudos e Pesquisas e Consultoria de Saúde

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Método Pilates de Condicionamento Físico e Reabilitação - Presencial - Belo Horizonte - Minas Gerais

  • Objectivos
    Os atuais cursos de capacitação/aperfeiçoamento na técnica do Método PILATES de Condicionamento Físico e Reabilitação, estruturados e ministrados com seriedade e competência, permitem o desenvolvimento das competências e habilidades para uma atuação com foco na imediata aplicabilidade profissional. Em tais cursos, na sua grande maioria, a abordagem acadêmica é realizada de uma forma horizontalizada, exigindo um aprimoramento mais constante através da participação em diversos cursos mais específicos e avançados. O curso de pós-graduação lato sensu no Método PILATES de Condicionamento Físico e Reabilitação visa assegurar ao aluno a verticalização do conhecimento – um maior aprofundamento – ultrapassando às expectativas tanto do aprimoramento profissional, mas também e principalmente quanto ao aprimoramento acadêmico. A criação do Curso de Especialização lato sensu no Método PILATES de Condicionamento Físico e Reabilitação, originou-se da escassez de profissionais e docentes para atuarem nesta área e do desejo de permitir a continuidade dos conhecimentos adquiridos pelos alunos na graduação em Fisioterapia. Os conceitos teóricos serão desenvolvidos através da prática, por meio de estudos de casos clínicos e aulas práticas ambulatoriais, ministradas por fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde, com a intenção de se reforçarem as parcerias em ambiente multidisciplinar beneficiando alunos, docentes, profissionais outros, pacientes e a própria Instituição. O curso se destina exclusivamente a fisioterapeutas que pretendam ingressar nesta área. COORDENADORA TÉCNICA: Patrícia Padrão Holman dos Santos Fisioterapeuta Pós Graduação em Fisioterapia Dermato Funcional pela Universidade Gama Filho. Certificação em PILATES pelo CGPA
  • Estágios
    As aulas práticas serão realizadas nos ambulatórios do CEPECS. Serão ministradas durante 04 semanas , segundo a seguinte periodicidade: duas semanas a cada 07 meses de curso, de segunda feira à sexta feira, no horário de 08h às 18h, O curso prático ambulatorial terá carga horária de 196 horas/aula, com extensa prática dos exercícios. Para melhor assimilação do método, no primeiro momento da carga horária, as práticas do Método de Pilates de Condicionamento Físico e Reabilitação serão realizadas nos próprios alunos. Após este treinamento, os alunos, sob a supervisão de preceptores, farão atendimentos a pacientes. Os graduando serão divididos em grupos de 06 a 08 pessoas e trabalharão em caráter de rodízio.
  • Dirigido a
    graduados em Fisioterapia.
  • Titulação
    Especialista em Método Pilates de Condicionamento Físico e Reabilitação
  • Conteúdo

    EIXO METODOLÓGICO
     
     
    METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA:  
    EMENTA: Fundamentos de filosofia da ciência. Métodos e técnicas de pesquisa em saúde. Prática em Saúde Baseada em Evidências. Estrutura de projeto científico. Normas e técnicas de elaboração de projeto cientifico. Produção de artigo científico e monografias. Os diferentes estudos na pesquisa em saúde: revisão sistemática com metanálise, ensaio clinico randomizado, estudos de acurácia, caso-controle.
    Seminários de apresentação de TCC.

    EIXO DE FUNDAMENTAÇÃO

    INTRODUÇÃO – Iniciação Teórica do Método Pilates de Condicionamento Físico e Reabilitação: Apresentar o Método Pilates, seu criador, os princípios e os objetivos do método, além de descrever o Histórico da técnica.

    ANATOMIA FUNCIONAL/PALPATÓRIA: Fornecer aos alunos uma revisão completa da Anatomia Funcional e da Anatomia Palpatória das  estruturas musculares, tendinosas e ósseas.

    CINESIOLOGIA / CINESIOTERAPIA/AVALIAÇÃO POSTURAL –  Interpretação de Diagnóstico por Imagens; Tratamento/Conduta através do Método Pilates: Elucidar aspectos importantes da Cinesiologia Humana. Preparar o profissional para atuar com eficiência durante a prática da Avaliação Física e Postural e na elaboração de Plano de Tratamento/Condutas.

    FISIOTERAPIA APLICADA A ORTOPEDIA: Apresentar aos alunos as principais patologias do sistema músculo-esquelético. Fornecer aos alunos um sólido e profundo conhecimento sobre os vários temas relacionados a estas lesões.

    BIOMECÂNICA DO MOVIMENTO HUMANO: Apresentar ao aluno uma abordagem qualitativa e quantitativa dos conceitos físicos envolvidos na Biomecânica. Oferecer conceitos básicos da biomecânica do movimento humano.
     
    FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: Elucidar e discutir com os alunos  a Fisiologia do Exercício Humano e aspectos relacionados (nutrição, gasto energético, condicionamento físico, Oxigenação e hidratação).

    FISIOTERAPIA APLICADA A NEUROLOGIA: Avaliação, diagnóstico e tratamento das principais disfunções Neurológicas em mulheres, homens, crianças e adolescentes. O uso da Cinesioterapia específica para tratamento das disfunções neurológicas. Contribuições do Método Pilates ao tratamento.
     

    FISIOTERAPIA APLICADA AO SISTEMA CARDIOVASCULAR: Propiciar a avaliação, diagnóstico e tratamento das principais patologias cardíacas. Avaliar as contribuições do Método Pilates na prevenção das patologias cardiovasculares.

    EIXO DE ESPECIALIZAÇÃO


    MÉTODO PILATES –  MAT ( EXERCÍCIOS NO SOLO ), NOS DIVERSOS APARELHOS: Apresentar aos alunos os  conceitos, objetivos e  indicações dos exercícios. Realizar a demonstração dos exercícios. Ensina-los a conhecer os exercícios que devem ser realizados.
     

    MÉTODO PILATES UTILIZANDO OS DIVERSOS ACESSÓRIOS (Bola Suíça, Rolo, Theraband, Magic Circle): Apresentar aos alunos os  conceitos, objetivos e  indicações dos exercícios. Realizar a demonstração dos exercícios. Ensina-los a conhecer os exercícios que devem ser realizados nos diversos acessórios.

    ASSUNTOS COMPLEMENTARES

    ASPECTOS ÉTICOS, JURÍDICOS E LEGAIS: Discutir a relação do profissional de saúde e paciente.  Apresentar os direitos e deveres de ambos.

    MARKETING E GESTÃO – Mercado de Trabalho: Apresentar aos alunos como realizar uma avaliação do diagnóstico do mercado de trabalho em  Fisioteraperapia. 

    EMPREENDEDORISMO: Proporcionar aos alunos noções básicas de empreendedorismo. Como montar seu prórprio negócio.

    MÉTODO PILATES DE CONDICIONAMENTO FÍSICO E REABILITAÇÃO NAS POPULAÇÕES ESPECIAIS: IDOSO, GESTANTE, ADOLESCENTE, CRIANÇA: Apresentar aos alunos os diversos aspectos físicos e clínicos, seu condicionamento e limitações físicas.
    Proporcionar condições para a prática do método preventivamente e, também, como forma de tratamento às diversas populações especiais.

    MÉTODOS COMPLEMENTARES/ ALTERNATIVOS PARA TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO: Apresentar aos alunos os diversos métodos globais de reeducação muscular: RPG, GDS, método de Cadeias Musculares, Meziéres, Beziérs, Iso-Strechting, Método KLEINVOGELBACH. Mostrar ainda o tratamento da dor pélvica em pacientes com Osteopatia e técnicas de reeducação sensório-motoras.

    EMENTA DAS PRÁTICAS AMBULATORIAIS I, II, III, IV: Treinamento de todos os exercícios já apresentados aos alunos durante o período anterior ao módulo prático. Atendimento clínico aos pacientes, com anamnese, exame postural, formulação de hipóteses diagnósticas, solicitação de exames complementares e/ou consulta clínica por médico correspondente, quando necessário e indicação, prescrição, orientação aos pacientes. Encaminhamento de pacientes quando necessário.

    CRITÉRIO DE SELEÇÃO: O processo seletivo é organizado pela Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Assessoria de Processos Seletivos através de análise de currículum vitae.

    O processo seletivo é organizado pela Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Assessoria de Processos Seletivos através de análise de  currículo.

    SISTEMAS DE AVALIAÇÃO: Para aprovação o aluno deverá ter média igual ou superior a 70% das avaliações, através de provas escritas e práticas, apresentação de trabalho científico e/ou relato de caso, monografia ao final do curso.

Últimas visitas ao curso

"Gentileza enviar informações sobre o curso,se este que tem 4 etapas e o mais completo em Pós-graduação em Método Pilates de Condicionamento Físico e Reabilitação. Pois gostaria de fazer o mais completo. "

Josiane para Pós-graduação em Método Pilates de Condicionamento Físico e Reabilitação

Minas Gerais

Outro curso relacionado com fisioterapia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |