Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia

Solicite informação sem compromisso FSDB - Faculdade Salesiana Dom Bosco

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Pablo Nieves

Pablo Nieves

Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia

  • Modalidade
    O curso é oferecido na modalidade presencial.
  • Duração
    O curso apresenta duração total de quatorze meses.
  • Certificado oficial
    Especialista em Metodologia do Ensino da Filosofia.
  • Considerações
    O curso de Pós Graduacao em Metodologia do Ensino da Filosofia da Faculdade Salesiana Dom Bosco-FSDB visa aprofundar os conhecimentos na área de Filosofia e dar bases metodológicas de ensino aos alunos do curso para que os mesmos possam atuar na Docência na área de Filosofia, contribuindo assim para uma educação de qualidade em instituições de ensino Públicas e Privadas. Essa especialização da FSDB acontece aos sábados, das 9 às 12 horas e das 14:00 às 17 horas.
  • Dirigido a
    O curso de Pós Graduacao em Metodologia do Ensino da Filosofia da FSDB é direcionado a Docentes e Graduados em Filosofia; Pedagogia; História e Sociologia.
  • Área de atuação
    O especialista em Metodologia do Ensino da Filosofia atuará na Docência da área de Filosofia em Instituições Educacionais de Ensino Públicas e Privadas, como também poderá realizar pesquisas.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Comentários sobre Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia - Presencial - Manaus - Amazonas

  • Objectivos
    Aprofundar a formação de professores de filosofia para o Ensino Médio e Fundamental, qualificando sua reflexão sobre a própria filosofia, contribuindo para o desenvolvimento da competência pedagógica necessária ao exercício docente, proporcionando um amplo referencial epistemológico e metodológico para que o ensino de filosofia cumpra seu papel interdisciplinar e transversal no contexto político, científico e pedagógico atual.



    Objetivos Específicos:



    * Processos e produtos elaborados pelas ciências contemporâneas que refletem profundamente sobre as questões articuladas em torno das teorias do conhecimento.

    * Compreender os processos de formação do pensamento filosófico contemporâneo e suas diversas linguagens que estabelecem desenhos que possibilitam desenhar perspectivas para pensar, agir e ser na contemporaneidade.

    * Reconhecer a articulação entre filosofia, cognição e transdiciplinaridade como elementos que constituem e contribuem para ampliação da compreensão da filosofia no campo dos estudos da mente e das neurociências.

    * Analisar o papel da ética na compreensão das formas de organizar os valores no interior da sociedade contemporânea e sua contribuição no espaço da escola e no campo do ensino.

    * Sistematizar conhecimentos no campo da filosofia da educação brasileira, especialmente preocupada com as questões éticas, políticas, estéticas e técnicas, como expressões de um modo particular de pensar a prática pedagógica e a educação no Brasil.
  • Dirigido a
    Docentes das redes pública e privada e/ou graduados em Filosofia; Pedagogia; Normal Superior; História e Sociologia.
  • Titulação
    Pós Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia
  • Conteúdo

    A Lei 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN preceituou que os conteúdos, as metodologias e o modo de avaliar o aluno devem convergir para que, ao concluir o ensino médio ele “demonstre, (...), o domínio dos conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania” (art. 36 § 1º, inciso III).

    Para tanto, o Conselho Nacional de Educação/CNE através das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) determinou que os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas devem “assegurar tratamento interdisciplinar e contextualizado para conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania” ( Art. 10 § 2º).

    Não se discute que na LDBEN/96 os conhecimentos de Filosofia e Sociologia possuem caráter de diretriz para as escolas de Ensino Médio uma vez que são tidos como “necessários ao exercício da cidadania”. E não se questiona, ainda, que nas DCNEM os conhecimentos de Filosofia e Sociologia contribuem para: a) o aprimoramento da pessoa humana com formação ética, crítica e autônoma intelectualmente; b) a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

    Todavia, a simples menção legal, ainda assim, genérica e reducionista, se limitava a exigir “conhecimentos de” sem a obrigatoriedade do oferecimento de Filosofia e Sociologia como componentes curriculares no Ensino Médio. Por esse motivo, muitos Estados da Federação não contemplavam em seus currículos o ensino de Filosofia; os Estados que optaram por inseri-lo em seu sistema de ensino e, consequentemente, em suas práticas educacionais faziam sem uma referência explícita em seus Projetos Políticos Pedagógicos.

    Para sanar esta lacuna, o CNE emitiu o Parecer 38/2006, de 07 de julho de 2006, tornando obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. Esse Parecer foi homologado pelo Ministério da Educação/MEC em consonância com a legislação acima referida, que diz: “as escolas que adotarem, no todo ou em parte, organização curricular estruturada por disciplinas, deverão ser incluídas as de Filosofia e Sociologia”.

    Em sintonia com a prática da maioria dos estados brasileiros, o Estado do Amazonas é um dos estados da federação que já incluiu o ensino de Filosofia e a Sociologia em seus currículos. Muitas escolas particulares de todo país, por seu lado, decidiram livremente a sua inclusão, inclusive com experiências de ensino filosofia desde a Educação Infantil.

    Essa inclusão é resultado de uma persistente mobilização de amplos setores ligados à educação que defendem a Sociologia e a Filosofia no contexto dos esforços de qualificação do Ensino Médio no Brasil.

    Nos dias de hoje, mais do que nunca, dias em que diariamente somos informados do assalto ao patrimônio público por parte de homens públicos e instituições que deveriam ser os guardiões do bem comum - com a grande possibilidade de impunidade - reitera-se a importância e o valor do ensino de Filosofia e da Sociologia nas escolas de Ensino Médio, quiçá desde a educação infantil, como forma de contribuir para a construção de um processo educacional consistente e de qualidade na formação humanística de nossos jovens que se deseja sejam cidadãos éticos, críticos, sujeitos e protagonistas de sua história pessoal e agentes engajados sócio-politicamente na construção de uma sociedade mais justa, pacífica e solidária.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Pessoas formadas em Administração com enfase em Marketing e Pós-graduação em Marketing Empresarial estão habilitadas a cursar a Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia? qual o valor da mensalidade? E a durabilidade do curso? Se a resposta for sim, qual a possibilidade de ministrar aulas? "

Laci para Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia

Amazonas

"Solicito me informarem o preço da Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia, bem como o tempo do curso e saber se posso participar desse curso visto que sou graduada em Contabilidade, mas faço o segundo período de filosofia na Ufam. "

Rosana para Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia

Amazonas

"Gostaria de saber qual o valor correspondente a Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia. "

Marly para Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia

Amazonas

"Gostaria de saber como funciona a Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia. "

Donaldo para Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia

Amazonas

"Tenho interesse em fazer a Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia e gostaria de ter informações do valor, quando as aulas começam, qual o turno e os dias em que as aulas são realizadas. "

Alexandra para Pós-Graduação em Metodologia do Ensino da Filosofia

Amazonas

Outro curso relacionado com filosofia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |