Pós-Graduação em Patrimônio Material e Imaterial na Educação

Solicite informação sem compromisso FAMOSP - Faculdade Mozarteum de São Paulo

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Patrimônio Material e Imaterial na Educação - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Objectivos
    Objetivo geral: oferecer aos pedagogos, arte-educadores, músicos e profissionais da área de humanas, subsídios teóricos, metodológicos e práticos para o desenvolvimento e aplicação de atividades pedagógicas em escolas e outros espaços culturais; formar profissionais capazes de articular conceitos fundamentais sobre a cultura brasileira com foco principal no patrimônio material e imaterial, sua utilização na educação e a importância de sua valorização visando a identidade nacional.



    Objetivos específicos: estudar a importância da valorização do patrimônio material e imaterial para os estudos transversais na educação; entender a identidade nacional através do estudo das etnias do povo brasileiro; contextualizar a história do brasil através dos processos utilizados durante a colonização, referendando a importância de negros e índios para a nossa identidade nacional; capacitar os alunos sobre a lei nº 10639/2003 que propõe estudos sobre os afro-descendentes.
  • Dirigido a
    O curso de pós-graduação em patrimônio material e imaterial da cultura brasileira desta IES pretende formar um educador cuja preparação se dará por meio de uma formação teórico/prática e de pesquisa.

    Considerando que a cidadania deve ser trabalhada através de conceitos de valorização da cultura no campo da educação formal e não formal.

    Considerando que as pesquisas na área da cultura, principalmente dos afro-descendentes durante muitos e muitos anos foram baseadas na transmissão oral.

    Considerando que a cultura brasileira é um grande caldeirão, primeiro pela extensão territorial, depois pela miscigenação racial que nos formaram e em terceiro pela falta de políticas públicas que valorizem o patrimônio material e imaterial.

    Considerando finalmente que o professor é o grande interlocutor que deverá liderar todo esse processo de conhecimentos, o curso em questão desta IES preocupa-se com a formação de profissional capaz de mudar os paradigmas até hoje impostos por projetos mal concebidos, leis mal aplicadas e conceitos deturpados da cultura brasileira.
  • Conteúdo
    Informações Gerais:Na elaboração da grade do curso, levamos em consideração a relação direta entre a teoria e a prática, bem como a inter-relação entre as disciplinas propostas, pressupondo-se que na parte da manhã todas as aulas serão eminentemente teóricas e na parte da tarde, parte prática com “cases” e vivências sobre os patrimônios material e imaterial, visitas, debates e outras técnicas que possam levar os alunos a reflexões sobre o foco principal do curso e sua aplicação na educação.- Na disciplina Iniciação à Pesquisa de Campo o aluno será levado à pesquisa direta das manifestações que já foram apresentadas durante o curso, ficando já nessa oportunidade a definição do trabalho que será elaborado como TCC.- A disciplina Aproveitamento de Folclore será a oportunidade em que os alunos tomarão contato com os grupos parafolclóricos e sua importância para a educação.- Na disciplina Música Folclórica e sua Utilização na Cultura Erudita será o momento de discussão das obras de Villa Lobos, Francisco Mignone, Lorenzo Fernandes, Waldemar Henrique, Hekel Tavares, Guerra Peixe e outros que buscaram no folclore inspiração para a sua produção musical.- As demais disciplinas tratam de assuntos pertinentes ao curso em questão.

Últimas visitas ao curso

Solicitar informação à Instituição

"Estou interessada em saber essa especialização é possível ver a matriz com as disciplinas? "

Mary para Pós-Graduação em Patrimônio Material e Imaterial na Educação

Goiás Estado

"Gostaria de informações completas sobre a pós em patrimônio imaterial. "

Gilmara para Pós-Graduação em Patrimônio Material e Imaterial na Educação

Minas Gerais

"Por favor solicito informações(com valores e duração) sobre o curso de patrimônio material e imaterial na educação. "

Elione para Pós-Graduação em Patrimônio Material e Imaterial na Educação

São Paulo

"Gostaria de saber o valor do curso de pós-graduação em patrimônio material e imaterial na educação e qual a data prevista para inscrição? "

Isabella para Pós-Graduação em Patrimônio Material e Imaterial na Educação

São Paulo

"Gostaria de informação sobre o curso de pós-graduação de patrimônio material e imaterial na educação. "

Andrea para Pós-Graduação em Patrimônio Material e Imaterial na Educação

São Paulo

Outro curso relacionado com administração educativa

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |