Pós-graduação em Psicologia Jurídica

Solicite informação sem compromisso CPG Centro de Pós-graduação

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Análisis de educaedu

Ricardo di Buono

Ricardo di Buono

Pós-graduação em Psicologia Jurídica

  • Modalidade
    O curso é realizado de maneira presencial.
  • Duração
    A duração do curso é de 520 horas-aula.
  • Certificado oficial
    Após o curso o egresso recebe o título de Especialista em Psicologia Jurídica.
  • Considerações
    O curso de Pós-Graduação em Psicologia Jurídica tem como foco a especialização do profissional ao exercício e atuação na área Criminal, Cível, Familiar e Administrativa. Durante o curso o aluno é levado a familiarização e ao aprofundamento de conhecimento da Legislação Nacional e seus impactos com a prática da Psicologia Jurídica. As disciplinas são atualizadas e completas, a fim de formar profissionais qualificados e capacitados para o exercício da função, onde os mesmos serão questionados com relação aos laudos, pareceres, relatórios e psicodiagnósticos durante as implicações jurídicas-legais. O aluno também será capacitado para trabalho com pesquisas que envolvam processos psicológicos e de comportamento com implicações jurídicas, visando o combate e prevenção de crimes e violência.
  • Dirigido a
    O curso é destinado a graduados em Psicologia.
  • Área de atuação
    O egresso poderá atuar em pesquisas e a serviço da Justiça Pública.

Comentários sobre Pós-graduação em Psicologia Jurídica - Presencial - Uberlândia - Minas Gerais

  • Conteúdo

    Pós Graduação
     

     Introdução

    A psicologia jurídica, é uma vertente de estudo da Psicologia, consistente na aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócio-jurídicos dos crimes e quanto a personalidade da Pessoa Natural e seus embates subjectivos. Por esta razão, a Psicologia Forense tem se dividido em outros ramos de estudo, de acordo com as matérias a que se referirem.
     Objetivo:

    • Fornecer ao profissional da psicologia noções jurídicas básicas, necessárias para os diversos tipos de atuação desse profissional no campo jurídico;
    • Propiciar conhecimento teórico atualizado e experiências práticas de avaliação psicológica e de atendimento psicológico, com ênfase na atuação como perito nas áreas cível, criminal, familiar e administrativo, e como clínico na área de atendimento às vítimas da violência;
    • Titular como especialista o profissional que atua ou pretende atuar nesta área e iniciá-lo na prática da docência do ensino superior e na prática da pesquisa.
     Publico Alvo:

    Graduados em Psicologia.
     Duração do curso:

    360 horas/aula;
    18 módulos (01 final de semana por mês).
     Corpo docente:

    Rosival Barbosa Lagares - CRP 09/239
    Graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Preside a Comissão Própria de Avaliação. Doutor em Psicologia. Coordenador acadêmico do IPES - Instituto de Planejamento e Adm. de Ensino e Eventos Ltda. É Psicólogo Especialista em Psicologia do Trânsito. Atua na área de Psicologia Jurídica, atuando principalmente na graduação, pós-graduação lato sensu e supervisão de estágio.
     

    Rosival Barbosa Lagares - CRP 09/239

        * Graduação e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Preside a Comissão Própria de Avaliação. Doutor em Psicologia. Coordenador acadêmico do IPES - Instituto de Planejamento e Adm. de Ensino e Eventos Ltda. É Psicólogo Especialista em Psicologia do Trânsito. Atua na área de Psicologia Jurídica, atuando principalmente na graduação, pós-graduação lato sensu e supervisão de estágio.

    Alvino Augusto de Sá - CRP 06/524

        * Doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
          (1986).
        * Atuação em Criminologia.
        * Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Brasil.

    Rodolfo Petrelli - CRP 09/239

        * Doutorado em Psicologia pela Universitá Pontíficia Salesiana Roma, Itália (1989).
        * Atuação em Psicologia Social, com ênfase em Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo.
        * Professor titular da Universidade Católica de Goiás, Brasil
          Isabel Pereira de Sousa.

    Mardonio Pereira da Silva

        * Bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2001) e "licenza" (mestrado) em Filosofia - Universita Pontificia Salesiana- Roma/Itália (1995). Atualmente é professor adjunto na Pontificia Universidade Católica de Goiás.

    Isabel Maria de Souza

        *

          Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1987) , graduação em Direito pela Universidade Católica de Goiás (1993) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de filosofia, ciências e letras de Nova Iguaçu (1989) , especialização em Direito Constitucional pela Superintedência da Academia de Polícia Civil de Goiás (1994) e mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2004) . Atualmente é Professora assistente da Universidade Católica de Goiás e Assessora Jurídica da Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Tem experiência na área de Direito.

    Viviane Teles Ribeiro Pina

        *

          Concluiu o mestrado em psicologia pela Universidade Católica de Goiás em 2004. Atua como psicóloga técnica extensionista da PUC Goiás desde 2000, bem como exerce atividades docentes no campo da psicologia forense e desenvolve treinamento e consultoria para empresas por meio dos cursos de extensão da PUC Goiás.


        *

          Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1970), graduação em Filosofia - Convento dos Dominicanos (1964), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975) e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984).

    Marilene de Almeida Marodin

        *

          possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1971) , especialização em - Curso de Especialização em Dinâmica de Grupo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972) , especialização em Curso de Especialização em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1975).

    Onofre Guilherme dos Santos Filho

    Orion Tadeu de Amorim
     

    Para obter o certificado final do programa, o participante deverá ser aprovado nos trabalhos e ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso e no trabalho de conclusão de curso. Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

        * Aproveitamento de mínimo 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7.0 em cada uma das disciplinas;
        * Freqüência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
        * Entrega do trabalho de conclusão do curso.

     

    Diciplinas:

    1 PSICODIAGNÓSTICO DE RORSCHACH
    2 PSICODIAGNÓSTICO DE RORSCHACH
    3 PSICODIAGNÓSTICO DE RORSCHACH
    4 FILOSOFIA DO DIREITO
    5 PSICODIAGNÓSTICO DE RORSCHACH
    6 PSICODIAGNÓSTICO DE RORSCHACH
    7 PSICODIAGNÓSTICO DE RORSCHACH
    8 DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL
    10 DIREITO MATERIAL E PROCESSUAL
    11 FUNDAMENTOS DA PERICIA PSICOLÓGICA FORENSE
    12 PSICOPATOLOGIA
    13 PSICOPATOLOGIA
    14 MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA JURÍDICA
    15 CRIMINOLOGIA
    16 MEDIAÇÃO
    17 DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
    18 VITIMOLOGIA
    19 PERÍCIA PSICOLÓGICA FORENSE

Outro curso relacionado com psicologia - forense

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |