Pós-graduação em Psicologia Jurídica

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Psicologia Jurídica - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Psicologia Jurídica

    Campus: Centro

    Inscrições abertas

    Objetivo

    Instrumentalizar e promover a reflexão crítica sobre a inserção da psicologia nas questões aplicadas à justiça e ao direito. Promover a interlocução entre a Psicologia, o Direito e o Serviço Social nas questões referente à guarda, adoção. Atos infracionais, crimes, entre outras matérias.
     
    Disciplinas

    1 - ADOÇÃO

    A adoção na história. Adoção e produção subjetiva. Sujeito de direito e sujeito do desejo no processo de adoção. Processo judicial de adoção na perspectiva dos direitos humanos. O ECA, a Lei Nacional de Adoção (LNA) nº 12.010/09 e a equipe interprofissional na Preparação Psicossocial e Jurídica. Os destinatários e as demandas de trabalho na adoção.

    2 - ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI

    O cenário social produzido após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8069/1990). História da Tutela Estatal: infância e juventude brasileiras do final do século XIX aos dias atuais. O cargo de Psicólogo do Poder Judiciário do Rio de Janeiro e as intervenções diante da temática. As complexidades da escuta psicológica: o adolescente em conflito com a lei no Estado do Rio de Janeiro e seus atravessamentos institucionais.

    3 - CRIMINOLOGIA E VITIMOLOGIA

    A criminologia como ciência : conceito, método, objetivos e funções. Evolução histórica da criminologia: da fase empírica às tendências atuais. O crime: abordagem criminológica, o tipo penal e seus principais aspectos. O delinqüente : abordagens penal e criminológica. A vítima : a vitimologia como ciência. Criminalidade: tipos, causas e perspectivas.

    4 - FAMÍLIAS E PODERES

    A família moderna nas sociedades ocidentais. A família no contexto brasileiro. As relações entre lei, disciplina e sexualidade. A transformação das formas de conjugalidade e das representações de infância e juventude. A atuação do psicólogo em Varas de Família.

    5 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    6 - POLÍTICAS SOCIAIS E PRÁTICAS INSTITUCIONAIS

    Proporcionar o desenvolvimento crítico através da reflexão das práticas institucionais nas políticas públicas voltadas para ações de inclusão social.

    7 - VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

    Tipos de violência doméstica : abuso sexual, violência física, negligência e violência psicológica. A violência doméstica e a legislção : o Estatuto da Criança e do Adolescente. As ações dos Conselhos Tutelares, das Varas da Infância e da Adolescência, das ONGs, dos abrigos diante da violência doméstica. Medidas preventivas para a violência doméstica. Tratamento psicológico dos agentes envolvidos em situação de violência doméstica: abordagem psicanalítica.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

     APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.

Outro curso relacionado com psicologia - forense

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |