Pós-graduação em Psicomotricidade

Solicite informação sem compromisso AVM - Faculdade Integrada - Presencial

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Psicomotricidade - Presencial - Rio de Janeiro Capital - Rio de Janeiro

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Psicomotricidade

    Campus: Campo Grande


    Campus: Centro
    Inscrições abertas

    Objetivo

    O curso de PSICOMOTRICIDADE tem como objetivo ressaltar a importância da descoberta e ainda aprofundar o tema “integração do corpo, ação e emoção” na área educacional. Oferece subsídios para que os alunos possam organizar as habilidades motoras da criança através de atividades trabalhando gestos, as ações e posturas enquanto sistema.
     
    Disciplinas

    1 - EDUCAÇÃO PSICOMOTORA

    Condutas psicomotoras infantis. A expressão motora. Reeducação psicomotora. Deficiências psicomotoras. Conscientização da expressão motora: possibilidade para a melhoria das aptidões. A reeducação psicomotora.

    2 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

    Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

    3 - NEUROBIOLOGIA DO CONHECIMENTO

    Funções gerais do sistema nervoso: recepção de informações, interpretações, e elaboração das respostas. Noções da fisiologia do encéfalo: relações com os fatores biopsicosociais intrínsecos e extrínsecos do desenvolvimento humano. Desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e relacional. Reorganização e requilíbrio do sujeito ao meio ambiente.

    4 - PRÁTICAS DE JOGOS PSICOMOTOR

    Intervenções psicomotoras: relevância, necessidades e propósitos. Jogos e estímulos: funções e práticas usuais.

    5 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

    Introdução à Psicologia: conceito, princípios. Pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Freud. Infância, Adolescência, Vida Adulta e envelhecimento: conceitos, características.

    6 - PSICOMOTRICIDADE

    Psicomotricidade: conceitos, características e propósitos. A intervenção psicomotora no processo de aprendizagem. Aspectos funcionais: esquema corporal, lateralidade, organização e estruturação espaço-temporal, percepção, ritmo, equilíbrio, tônus, postura, memória, respiração, relaxamento. Aspectos relacionais : a comunicação, a expressão, a agressividade, a afetividade, o limite e a corporeidade.

    7 - PSICOMOTRICIDADE NA 3ª IDADE

    Educação psicomotora e terapia psicomotora: conceitos, características e propósitos. As contribuições da psicomotricidade para o público da 3º idade. Intervenções psicomotoras: possibilidade de reeducação.

    8 - TÉCNICA E AVALIAÇÃO PSICOMOTORA

    Avaliação do Indivíduo: prática fundamrntal no atendimento psicomotor. Esquema corporal : percepção global do corpo. Relaxação generalizada e segmentar. Coordenação geral estática e dinâmica. Equilíbrio: educação e treinamento. Ritmo : adaptação e intervenção. Relações têmporo-espaciais : orientação e estruturação.
    * O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

    APENAS PARA ALUNOS COM GRADUAÇÃO.

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

    Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
    Xerox da identidade
    Xerox do CPF
    Comprovante de residência (Xerox  ou Original no nome do aluno)
    1 foto 3x4 atual

    * Na Falta temporária de alguns documentos, a inscrição poderá ser efetuada condicionalmente.
    ** Cursos MBA e Complementação Pedagógica somente para ex-alunos do AVM.
     

Outro curso relacionado com psicologia do desenvolvimento

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |