Pós-graduação em Psicopatologia Sexual e Terapia Sexual

Solicite informação sem compromisso CEPECS - Centro de Estudos e Pesquisas e Consultoria de Saúde

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Psicopatologia Sexual e Terapia Sexual - Presencial - Belo Horizonte - Minas Gerais

  • Objectivos
    Formar especialistas com conhecimento adequado e aprofundado em psicopatologia sexual e atendimento à clínica da sexualidade humana, capazes de promover o desenvolvimento adequado da sexualidade humana nas diferentes fases da vida e de atender adequadamente àqueles que possuam transtornos nesta área. Promover e desenvolver o estudo da sexualidade humana. Habilitar profissionais de psicologia e medicina com instrumentos técnico-teóricos em sexualidade, psicopatologia sexual e técnicas de terapia sexual. Proporcionar à população atendida por estes profissionais conhecimentos atualizados na área da sexualidade. Formar profissionais com conhecimento interdisciplinar em sexualidade. Promover o desenvolvimento de profissionais com capacidade de reflexão e posicionamento científico ante aos tabus e preconceitos sexuais da sociedade. Evitar as conseqüências sócio-comportamentais da ignorância sexual e promover um impacto positivo no desenvolvimento emocional e físico da população atendida. Subsidiar a família, o governo e as instituições na educação sexual, no atendimento psicológico e médico e no entendimento da sexualidade. Promover um atendimento técnico e humanizado aos pacientes com transtornos sexuais e de gênero.
  • Dirigido a
    O curso se destina a médicos e psicólogos interessados em adquirir conhecimentos e formação em clínica contemporânea com foco na sexualidade.
  • Titulação
    Especialista em Psicopatologia Sexual e Terapia Sexual
  • Conteúdo

    CONCEPÇÃO DO PROGRAMA


    O programa se constitui em três blocos principais.

    O primeiro bloco, constituído dos estudos anátomo-fisiológicos da resposta sexual humana, do desenvolvimento da sexualidade na infância e adolescência e dos aspectos filosóficos, psicológicos e antropológicos da sexualidade.


    O segundo bloco trata dos transtornos da sexualidade, sua abordagem atual e seu tratamento e de temáticas atuais daquilo que denominamos de configurações contemporâneas da sexualidade.

    O terceiro bloco trata de aspectos mais específicos da terapia sexual e da incursão social da sexualidade, como a relação da mídia e a família com os novos comportamentos sexuais, por exemplo.


    Psicólogos e médicos, altamente qualificados, atuam em diversas áreas do comportamento, visto que a sexualidade é multidimensional. Pretende-se atingir uma visão holística e renovada do tema e uma nova forma de trabalhar dos profissionais envolvidos.
     
    COORDENADORIA TÉCNICA


    RAMON LUIZ BRAGA DIAS MOREIRA
    Médico pós-graduado em Sexologia e Mestre em Psicologia Social pela UFMG.
    Coordenador do Ambulatório de Sexologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; Coordenador do Departamento de Sexologia da Maternidade Odete Valadares da Fundação Estadual Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG).


    MARIA BERNADETE BIAGGI: psicóloga e psicanalista; mestre em psicanálise pela Universidade de Milão e coordenadora do Instituto Biaggi de Psicanálise Brasil - Itália de Belo Horizonte.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
     A metodologia inclui aulas teóricas, dinâmicas de grupo, estudo de casos, oficinas, recursos de psico-dramatização, análise de situações-problemas e debates com especialistas convidados e personagens.
    1-metodologia científica e introdução à monografia.
    2-seminário integração e introdução ao estudo da sexualidade
    3-teorias do erotismo, aspectos históricos e psico-filosóficos da sexualidade humana (2)
    4-desenvolvimento da sexualidade na infância. aspectos psicanalíticos do desenvolvimento sexual infantil. comportamento sexual na infância
    5-anatomia e fisiologia da resposta sexual. neurofisiologia da sexualidade humana.
    6-sexualidade na adolescência
    7-o desejo sexual e a terapia sexual dos transtornos de desejo sexual e de orgasmo feminino e masculino
    8-transtornos dolorosos que afetam a sexualidade (dispareunia, vaginismo, dermatológicos, etc.). psicoterapia sexual e tratamentos médicos.
    9-psicoterapia sexual e tratamento médico dos transtornos de excitação sexual masculino e feminino
    10-sexualidade e terapia sexual de pacientes com patologias orgânicas e psiquiátricas
    11-sexualidade e terapia sexual em pacientes homossexuais, transexuais e com transtornos de gênero.
    12-sexualidade, psicanálise e psicoterapia sexual nos pacientes parafílicos, perversos e neo-sexuais. novos conceitos de clínica contemporânea da sexualidade.
    13-psicoterapia, terapia sexual e atendimento especializado de pacientes vítimas de violência sexual e de gênero
    14-ética em sexualidade, terapia sexual na terceira idade, relacionamento profissional-paciente, transferência e contratransferência.
     


Outro curso relacionado com terapia sexual

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |