Conteúdo
Nome do Curso: Psicopedagogia Institucional e Clínica
Unidade responsável: Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz - FACIBRA
Área de conhecimento: Psicologia e Pedagogia
Legislação pertinente: O curso enquadra-se nas exigências da Resolução CES/CNE n° 1, de 3 de abril de 2001, Parecer CES/CNE n° 908/98 e Parecer CNE/CES n° 617/99.
A resolução CES/CNE n° 1, se abril de 2001, estabelece normas para funcionamento dos cursos de pós-graduação e, dispõe:
• Os cursos de pós-graduação lato-sensu, podem ser oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições credenciadas para atuarem nesse nível educacional.
A FACIBRA, em atendimento às demandas de formação continuada de professores e profissionais da educação em diversas áreas de competência do Departamento de Pedagogia oferece curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica
Trata-se de um programa com características especiais, pois, muito além de atender às normas da resolução 12/83 do Conselho Federal de Educação, visa à formação do profissional: O psicopedagogo.
O programa de Pós-Graduação em Educação oferecido pela FACIBRA proporciona, aos profissionais que atuam na área da educação, a oportunidade de qualificação em Psicopedagogia institucional e clínica e desenvolver Projeto de Pesquisa com orientação de professores com titulação mínima de Mestre, obtida em curso credenciado.
Assim sendo, o curso estruturado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FACIBRA será ministrado por um corpo docente altamente qualificado, formado em sua maioria por mestres, doutores e especialistas que já atuam na Instituição e outros convidados especialmente para ministrar as disciplinas de natureza teórico-práticas de acordo com a sua especificidade e adequadas às propostas de formação observadas no curso.
JUSTIFICATIVA
A realidade da educação atualmente no país aponta para a necessidade de aperfeiçoamento de profissionais da área da educação, principalmente quando se considera o desequilíbrio entre o contingente dos que requerem um atendimento especializado e o contingente dos que estão aptos a prestá-lo. Procurando preencher esta lacuna a FACIBRA oferece possibilidade de qualificação para os profissionais que atuam na área da educação.
Os problemas de aprendizagem foram inicialmente pesquisados na área médica e tratados por educadores especializados. As instituições, universitárias preocupadas em oferecer formação para os professores que atuam na área de educação e que sejam qualificados para saberem lidar com os alunos que enfrentam dificuldades de aprendizagem, passam a oferecer, a partir da década de setenta, cursos de formação na área de psicopedagogia.
Atualmente, uma parcela significativa da população enfrenta dificuldades no processo de aprendizagem e requer esforços na busca da superação dessas dificuldades. O trabalho de prevenção e tratamento dos problemas de aprendizagem é fundamental. Porém, pressupõe uma determinada competência técnica que não faz parte da formação básica dos profissionais da área da educação. O Programa de Pós-graduação em Educação da FACIBRA propõe o curso de Especialização em Psicopedagogia com o intuito de fazer emergir, em cada participante, o profissional investigador que, ampliando seu repertório de possibilidades de atuação, venha a contribuir para o avanço necessário na área das dificuldades de aprendizagem de uma maneira mais ampla.
Uma outra razão para se investir na formação de psicopedagogos é a necessidade e importância do conhecimento científico sobre o assunto, pois, tanto o conhecimento, como os recursos tecnológicos da Psicopedagogia não são de domínio da área da Educação em geral.
Os avanços alcançados nas últimas décadas de pesquisa nacional na área da Psicopedagogia não eliminaram muitas das lacunas existentes no conhecimento científico, nem de modo particular o atraso em relação a valores, filosofia de atuação e políticas públicas para a área. Com certeza, dispomos de um conhecimento importante, porém, ainda insuficiente para embasar a continuidade de investigação científica, em busca da superação das lacunas existentes.
Podem ser muitas as razões que determinam o sucesso ou o fracasso escolar de uma criança ou jovem. Entre eles, podemos destacar os fatores fisiológicos e psicológicos e as condições pedagógicas e sócio-culturais.
O campo de conhecimento da Psicopedagogia utiliza-se da articulação de várias disciplinas como a Pedagogia, a Psicologia, a Neurologia, a Lingüística, a Psicomotricidade. Dessa forma, a criança é analisada em sua interação com a família, a escola e o meio social, nos aspectos cognitivo, emocional e pedagógico.
A Psicopedagogia, área de conhecimento interdisciplinar, tem como objeto de estudo a aprendizagem humana. É papel fundamental do psicopedagogo potencilizá-la e atender as necessidades individuais, no decorrer do processo.
O trabalho psicopedagógico pode adquirir caráter preventivo, clínico, terapêutico ou de treinamento, o que amplia sua área de atuação, seja ela escolar,orientando professores, realizando diagnósticos, facilitando o processo de aprendizagem.
A Psicopedagogia, enquanto área de atuação vem conquistando espaço no Brasil de forma marcante. As mais destacadas são os concursos públicos, que as prefeituras tem realizado com freqüência e que visam atender a uma demanda cada vez mais crescente, e os convênios, que abrem para o psicopedagogo um leque de possibilidades bastante grande no trato das questões ligadas à área.