Pós-graduação em Qualidade e Produtividade - Especialização Lato Sensu - Online

Solicite informação sem compromisso EUNAPÓS

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Qualidade e Produtividade - Especialização Lato Sensu - Online

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Qualidade e Produtividade - Especialização Lato Sensu.

    Pós-graduação em Qualidade e Produtividade - especialização lato sensu
    O curso de Pós-graduação em Qualidade e Produtividade apresenta uma visão geral da Qualidade Total, Normas série ISO 9000, ISO 14000, QS 9000, Auditorias Internas, Certificação, ferramentas básicas da Estatística, automação e estratégias competitivas. Permitindo assim, o desenvolvimento de empreendimentos próprios com sistemas de qualidade e produtividade sem perder de vista a sustentabilidade. Garanta hoje a sua vaga.

    Carga horária: 450 horas
     

    O que vou aprender.

    Ferramentas de Sistemas de Produção Enxuta - 45h
    Ementa: Sistema de produção: A Empresa como sistema; JIT: O JIT; A lógica JIT; Os zeros do JIT; Produção JIT; Técnicas do JIT; Fornecimento JIT; Cálculo do número de cartões kanban; Teoria das restrições - gestão de gargalos: Conceitos; Os 10 mandamentos da TOC; O processo de gestão de gargalos; Gerenciando linhas e gargalos; Gestão de fluxos e lead times: Utilização dos recursos de produção; Redução do tempo de setup; Número máximo de lotes; Sistema a Prova de Falhas (Poka Yoke).

    Ferramentas e Gestão da Qualidade Total - 45h
    Ementa: Ferramentas Básicas: Brainstorming; Votação múltipla; Técnicas de grupo nominal; Diagramas de causa e efeito; Fluxogramas; Análise de campos de força; Matriz GUT; Coleta de dados; Folha de verificação; Estratificação; Diagrama e análise de Pareto; Histograma; Box-plot; Matriz 5W - 1H; Ferramentas gerenciais: Diagrama de seta; Diagrama KJ; A matriz em "T"; Pentagrama; Diagrama das relações; Diagrama de afinidades. Histórico e Conceitos Básicos; Dimensões e Definições de Qualidade; Qualidade do Produto, do Processo e da Organização; Clientes Internos e Externos; Estratégia da Empresa e a Qualidade Total; Qualidade e Produtividade; Nova Missão da Administração; Expoentes da Qualidade (Deming, Juran, Ishikawa...); Visões japonesa, americana, europeia e brasileira da Qualidade.

    Gestão da Qualidade em Projetos - 45h
    Ementa: O que é qualidade em projetos. Planejamento da qualidade. Qualidade de produto. Qualidade de processo. Qualidade do projeto. Garantia da qualidade. Controle da qualidade do projeto. Processo de auditorias e inspeções. Certificação. Técnicas e Ferramentas de Qualidade.

    Gestão de Pessoas e Clima Organizacional - 45h
    Ementa: A importância do estudo de Recursos Humanos na organização. Sistema de administração de RH. A moderna gestão de Pessoas. Gestão de pessoas em ambiente dinâmico e competitivo. Motivação e liderança. Trabalho em equipe. Recrutamento e seleção de pessoas. Treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações. Organização de pessoas. Avaliação e controle do desempenho humano. Administração de Cargos, Salários e Remuneração. Gestão Integrada de Benefícios e Recursos Sociais. Introdução à saúde ocupacional (Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho). Relações de trabalho, Sindicalismo e Negociação Coletiva de trabalho. O indivíduo e a organização. Processo de organização do trabalho frente aos novos modelos de gestão. Ideologia. Visão abrangente das ciências do Comportamento. O indivíduo e os grupos na organização. Clima. Motivação. Mudança organizacional. Mudanças contínuas, planejadas e radicais. Novas tendências mundiais que afetam as organizações e a gestão de pessoas. Conceitos de cultura organizacional. Relação entre cultura e mudança organizacional.

    Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso - 30h
    Ementa: Elaboração e Defesa do TCC em uma das seguintes modalidades: Artigo Científico; Monografia; Memorial descritivo; Estudo de caso; Relato de experiência. Seguindo normas técnicas da ABNT para produção de trabalhos científicos.

    Planejamento e Controle de Produção - 45h
    Ementa: O Novo Cenário da Administração de Materiais; Cadeia Cliente Fornecedor; ECR, SAC e Processo de Negociação; Seleção de Fornecedores; Indicadores de Desempenho; Logística e Armazenagem; Planejamento e Controle de Estoques através da cadeia de Suprimentos; MRP - Planejamento das Necessidades de Materiais; JIT no Supply Chain. Lote Econômico de Compras e Fabricação. MRP: Gestão de Informações. Demanda Dependente e Independente. Funcionamento do Sistema MRP. A Lógica do MRP. Técnica de Loteamento. Incertezas no MRP. MRPII-ERP: Gestão da Capacidade. Programação no MRPII. Racionalização e Expansão. Integração do MRP/MRPII na estrutura Empresarial. Confiabilidade, Manutenibilidade e Disponibilidade; Análise do Modo e dos Efeitos de Falha/Análise da Árvore de Falhas (FMEA/FTA); Desdobramento da Função Qualidade (QFD); Projeto com Tolerâncias Estatísticas; Engenharia Simultânea.

    Projetos de Qualidade: Seis Sigmas - 45h
    Ementa: Definição: Implementação da metodologia 6 Sigma; Seleção de Projetos; Medição: Definição de Projetos Seis Sigma; Análise exploratória de dados; Fluxograma e Mapeamento de Processos; Distribuições de Probabilidade; Medidas de desempenho; Matriz Causa e Efeito e QFD (Quality Function Deployment); Análise: FMEA (Failure Mode and Effects Analysis); Teste de hipóteses; Análise de variância; Melhoria (Improvement): Correlação e Regressão; Projeto de Experimentos; Metodologia de Taguchi; Análise de Misturas; Controle: Metodologia de Superfície de resposta; Controle Estatístico de Processos; Projeto 6 Sigma.

    Qualidade de Vida, Ética e Responsabilidade Social - 45h
    Ementa: Qualidade de vida na sociedade contemporânea: atores e papéis. Fatores de promoção da QVT. O papel da empresa na promoção da qualidade de vida. O gerenciamento da qualidade de vida no trabalho. Estratégias organizacionais para melhoria da qualidade de vida no trabalho. O papel do profissional de RH na organização e prática de programas de QVT. A moral e a ética: moral social e ética empresarial. A seriedade da ética na tomada de decisões. O Código de Ética como reflexo da Cultura Organizacional (missão e valores). Código de Ética Empresarial (características e aplicabilidade). Código de Conduta. Responsabilidade Social nos negócios (conceito e abrangência). A visão estratégica da Responsabilidade Social. Balanço Social como instrumento de análise da cidadania corporativa. O papel do Gestor de Pessoas na relação entre Ética e Responsabilidade Social.

    Sistemas e Metodologia de Gestão da Qualidade e Produtividade - 45h
    Ementa: Teoria de Sistemas; Normalização na Empresa e Sistema Brasileiro de Normalização; Normas série ISO-9000; Normas série ISO 14000; Normas série QS 9000/APQP/PPAP; Documentação e Estratégias de Implantação; Auditorias da Qualidade; Processo de Certificação. Programa 5S's (house keeping); Gerenciamento da Rotina; Gerenciamento Interfuncional (process management); Desdobramento de Políticas; Gestão à Vista; Aperfeiçoamento Contínuo (Kaizen); Avaliação de Programas da Qualidade (Prêmio Nacional, Modelo Referencial etc.); Qualidade em Serviços.

    Trabalho de Conclusão de Curso - 60h
    Ementa: Estudos individuais e/ou em grupos com a finalidade de elaboração de trabalho interdisciplinar.

    Avaliação e Certificado.

    A avaliação dos alunos será por meio de um conjunto de ferramentas, que medirá o desempenho e aprendizagem do aluno:
    • Atividades: tarefas avaliativas realizadas individualmente em cada disciplina (valor: 25 pontos).
    • Prova On-line: prova individual realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem ao final da disciplina. As questões da prova on-line são randômicas e aleatórias (valor: 20 pontos).
    • Prova Final: prova presencial individual, que abordará sobre todo o conteúdo do curso (valor: 55 pontos).
    A aprovação na disciplina se dá quando o somatório de pontos (Atividades + Prova on-line da disciplina + Prova Final do curso) atinja a nota mínima de 70 pontos, conforme cálculo de nota.

    Como critério de arredondamento de nota e atribuições de pontos extras, a participação nas atividades de fórum e discussões em grupo será utilizada para definição de até 1 ponto na disciplina relacionada.

    No Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá realizar a produção e defesa de um trabalho, nos moldes e normas científicas, conforme as normas específicas do curso.

    A emissão do certificado de conclusão do curso está condicionada ao cumprimento de todos os requisitos do curso, conforme prazos estabelecidos.

    O aluno aprovado receberá em sua casa o certificado impresso.

    Metodologia.

    Percebendo um ambiente organizacional em constante transformação e um mercado cada vez mais competitivo o curso foi concebido visando a preparação de profissionais especialistas, com conscientização do papel do cidadão no seio da sociedade contemporânea. No UNIS, o aluno está em sintonia com uma educação contemporânea, cujos pilares estão baseados em aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver junto.

    Por esse viés, entende-se como fundamentos metodológicos do curso:
    • Concepção do Aprendizado - caracterizado pela mudança de foco do ensino para a aprendizagem, em que o professor assume o papel de mediador do processo, enquanto o aluno assume um papel ativo, sendo capaz de assumir uma postura reflexiva, repensando a própria prática.
    • Integração entre disciplinas - busca-se no curso a integração entre os conceitos e disciplinas, visando uma aproximação teórica entre os diversos conteúdos abordados.
    • Aprendizagem significativa - por meio das dinâmicas trabalhadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, será buscado que o discente seja capaz de relacionar o conhecimento teórico com a prática, fazendo com que os mesmos tenham condições de assumir uma postura reflexiva frente os desafios oriundos do dia a dia.
    • Desenvolvimento de Atitude Científica - a articulação entre os diversos conteúdos do curso, com a metodologia de orientação para elaboração do Trabalho de Conclusão de Cursos - TCC, o aluno será capaz de desenvolver uma postura científica, tendo interesse na descoberta e resolução de problemas.
    • Interdisciplinaridade - será buscado por meio das atividades desenvolvidas uma postura interdisciplinar em que o aluno seja capaz de aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser e aprender a conhecer. Nesse sentido, os conteúdos, serão trabalhados de forma interdisciplinar, como capazes de promover a relação da vivência do sujeito com os conteúdos abordados em sala de aula.
    • Fundamentos Didático-Pedagógicos - para alcançar todos os requisitos explicitados acima e em vista de garantir uma aprendizagem significativa, capaz de associar teoria e prática, serão considerados os seguintes fundamentos: abordagem pedagógica centrada no aluno; flexibilidade de opções de área de conhecimento e atuação; valorização do ser humano; ênfase na síntese e na multidisciplinaridade; base filosófica com enfoque na competência; vinculação entre teoria e prática; conteúdos trabalhados com dinamismo; avaliação coerente com as habilidades a serem desenvolvidas; abrangência na metodologia de ensino.
    Corpo Docente.

    O corpo docente é composto por:
    • Coordenador: É o responsável pela estruturação do curso, observando as tendências de mercado, para que o corpo docente e o conteúdo das disciplinas estejam interligadas e coerentes com o aprendizado necessário do pós-graduando.
    • Professor: É o responsével pela elaboração da disciplina. Trabalha na estruturação do conteúdo, construção de atividades, objetos de aprendizagem, fóruns e avaliações. Também participa na disciplina em momentos síncronos com os alunos.
    • Tutor: É o auxiliar do professor, que atua diretamente na dinâmica da disciplina, atendendo os alunos na plataforma on-line, propondo as atividades, fóruns e estimulando a participação dos alunos no curso.
    • Atendimento 1o nível: São profissionais de nível técnico que dão o suporte de informações sobre o curso, acesso e demais dúvidas técnicas sobre as disciplinas. O atendimento é feito por e-mail, chat e telefone.
    • Designer Instrucional: Profissionais formados em diversas áreas do conhecimento, que atuam na construção os objetos de aprendizagem, desenho instrucional e formatação dos cursos, de forma que promova a interatividade e facilite a aprendizagem do pós-graduando.
    Instituição/MEC.

    Fepesmig – mantenedora do Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS - surgiu do ideal de educadores que um dia sonharam transformar Varginha no maior centro educacional do Sul de Minas.A entidade não-governamental sem fins lucrativos foi criada em 1965 como Fundação Universidade do Sul de Minas(Decreto Estadual nº 8.496, de 15/7/1965), denominação alterada em 1974 para Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas(Lei Estadual nº 6.387, de em 17/7/1974).

    Sua criação se justificava pelo desejo por uma instituição de ensino superior que atendesse aos anseios não só da cidade, mas de toda a região do Sul de Minas.A primeira semente de uma universidade em Varginha foi lançada com o apoio da Mitra Diocesana da Campanha, participante do projeto político-cultural da Igreja Católica, que visava a combater o positivismo, o liberalismo político e dar à laicização do ensino e da cultura um cunho cristão.

    A história da Fepesmig está intrinsecamente ligada ao crescimento e desenvolvimento do Sul de Minas.Desde os primeiros passos, com a formação de professores através dos cursos de Licenciatura em História, Letras, Matemática e Pedagogia na Fafi e de engenheiros mecânicos e químicos na Fenva, a Fepesmig cumpriu honrosamente a sua missão diante da sociedade.

    Por meio do Decreto Estadual nº 41.371, de 22 de novembro de 2000, as faculdades mantidas pela Fepesmig passaram a constituir o Centro Universitário do Sul de Minas.O novo milênio foi marcado pelo rompimento das fronteiras do município, com a criação de unidades e cursos fora de sede.

    O Centro Universitário do Sul de Minas está credenciado, pela Portaria Ministerial nº 4385, de 15 de dezembro de 2005 e recredenciado pela Portaria Ministerial nº 547 de 03 de junho de 2015, para oferecer cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, em total atendimento à Resolução CES/CNE nº 1, de 8 de junho de 2007.

    O Conselho Universitário de cada instituição, por meio de Portaria Interna é quem autoriza a oferta de cursos, e neste caso em parceria com o Portal Educação.

    Documentação.

    1. Realize seu cadastro.  Clique aqui para se cadastrar .
    2. Efetive o pagamento da taxa de inscrição;
    3. Envie os seguintes documentos:
    • Requerimento de Matrícula/Termo Adesão com firma reconhecida .
    • Cópia autenticada do diploma de graduação .
    • Declaração de Conclusão de Curso .
    • Cópia autenticada do Histórico Escolar da Graduação .
    • Cópia autenticada de RG .
    • Cópia autenticada de CPF .
    • Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento .
    • Cópia autenticada de passaporte (quando estrangeiro) .
    Observações:
    • Os documentos citados devem ser enviados via correio ou entregues diretamente na sede do Portal Educação;
    • A confirmação de matrícula depende do pagamento da 1ª mensalidade;
    • O deferimento da matrícula está condicionado ao envio da documentação por parte do aluno e que, se não for recebida, o aluno não receberá a certificação.
    • Para ter a matrícula deferida, o aluno deve atender aos requisitos de ser graduado e ter colado grau antes do início da turma.
    Restrições.

    O curso destina-se à profissionais de nível universitário com graduação plena tais como: Engenharia de Produção, Matemática, Administração de Empresas, Economia, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Gestão de Agronegócios, Engenharia Mecânica e áreas afins que tenham concluído curso superior e que busquem formação consistente na área de qualidade e produtividade de um modo geral e em estratégica organizacional. De forma geral, o curso está formatado para atender profissionais graduados em Curso de Ensino Superior que desejam aplicar a gestão da qualidade total e suas ferramentas para atingir o sucesso profissional e empresarial.

    Encontro Presencial.

    Durante a realização do curso de Pós-Graduação, os estudantes devem participar de um encontro presencial obrigatório, sendo esse ao final do curso, no momento da avaliação final e apresentação do TCC.

    O UNIS em parceria com o Portal Educação disponibiliza aos alunos locais para o encontro presencial obrigatório nas principais capitais brasileiras.

Outro curso relacionado com gestão de qualidade

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |