Pós-graduação em Saúde Integrativa e Gestão de Qualidade de Vida

Solicite informação sem compromisso VP Centro de Nutrição Funcional

Para enviar a solicitaçao você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-graduação em Saúde Integrativa e Gestão de Qualidade de Vida - Presencial - São Paulo Capital - São Paulo

  • Conteúdo
    Pós-graduação em Saúde Integrativa e Gestão de Qualidade de Vida.

    Objetivos.

    Promover conhecimento teórico sobre o cuidado transdisciplinar e conhecer as práticas integrativas complementares como ferramentas indispensáveis para o tratamento integrativo de saúde centrado no paciente, além de capacitar os profissionais a atuarem sob um olhar holístico e proporcionar novas abordagens para auxiliar o cliente/paciente em seu processo de cuidados com a sua saúde.

    Apresentação.

    O cenário mundial de saúde aponta que a promoção de saúde e bem-estar requer cada vez mais um olhar transdisciplinar para ser efetivo. Por este motivo, os diversos profissionais de saúde (médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais) e a população em geral vem buscando incluir em suas atividades o cuidado multiprofissional e as práticas integrativas complementares para garantir o sucesso do tratamento e promover o conceito de saúde físico, mental, emocional e espiritual. 

    Vemos então a mudança no sistema de saúde onde o paciente é visto de forma holística e o centro dos processos, tornando-se um agente ativo em seu próprio processo de cuidados com a saúde. Este novo modelo de gestão de saúde e qualidade de vida reforça a importância da relação profissional e paciente/cliente, em que se estabelece uma parceria do profissional e seu cliente/paciente para a manutenção da saúde. Nesta parceria reúne-se profissionais de diversas áreas e formações, defendendo que a interdisciplinaridade é essencial para cuidar da pessoa.

    O curso de pós-graduação lato sensu em Saúde Integrativa e Gestão de Qualidade de Vida tem uma proposta inovadora e reforça a importância da visão holística dos cuidados com o indivíduo e os inúmeros benefícios à saúde.

    O curso foi idealizado por uma grande parceria entre a VP Centro de Nutrição Funcional e a Carevolution, empresas referência na área de Nutrição Funcional e Saúde e Bem-estar. O curso foi cuidadosamente criado com um grande diferencial em integrar as áreas de conhecimento que serão abordadas, capacitando o aluno a realizar este raciocínio de forma mais holística, trazendo uma efetividade ainda maior nos cuidados com o indivíduo. Além disso, cada módulo do curso foi cuidadosamente desenvolvido e é acompanhado pelo seu respectivo coordenador, profissional referência em sua área de atuação.

    Com carga horária total de 450 horas, o programa tem duração de 15 meses. As aulas são realizadas às sextas, sábados e domingos (1 final de semana ao mês).

    A quem se destina.

    Público geral com superior completo

    Data de início:

    29/03/2019

    Conteúdo Programático:

    SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL

    Estudo das principais abordagens para o cuidado com a saúde mental e emocional, considerando uma visão holística e integrativa da saúde. Ferramentas e conceitos inovadores como Mindfulness, Coaching de Saúde e Bem-Estar, Psicologia Positiva, Felicidade, Espiritualidade, Psicossomática, Empoderamento entre outros para promover o cuidado com as emoções e aumentar o bem-estar e equilíbrio da mente. Foco em mudança de comportamento, compreendendo seus processos e complexidades a fim de desenvolver estratégias mais eficientes para potencializar o engajamento, autocuidado e resiliência.

    SONO E ATIVIDADE FÍSICA

    Abordagem da Atividade Física como fator de prevenção de doenças e promoção de saúde, além do papel nas doenças cardíacas, metabólicas, degenerativas e no câncer.  O papel do exercício aeróbio, resistido e do alongamento na saúde física e mental. Como a atividade física pode ser uma importante intervenção na dor e nas alterações posturais e como o Pilates e a Reeducação Postural Global podem auxiliar nestes casos. No módulo de sono será abordado o que é e qual a função do sono. O que é cronobiologia. O papel do sono nos diversos sistemas do corpo humano: cardíaco, respiratório, metabólico, imune, gastrointestinal e osteomuscular. O que é privação e distúrbio de sono e as consequências que podem ser geradas no organismo, tanto na parte física como cognitiva (mental). Como avaliar de forma subjetiva e objetiva as queixas de sono. E como melhorar a qualidade de sono através da prática de exercício físico e das orientações sobre higiene do sono.

    NUTRIÇÃO FUNCIONAL

    Estudo dos princípios da Nutrição Funcional e sua aplicabilidade na relação do ser humano e ambiente, considerando a teia das inter-relações metabólicas. Modulação das doenças crônicas pela alimentação e aplicabilidade da terapia nutricional  baseada na antroposofia, veganismo, terapia Ayuverdica, terapia Yin e Yang. Relação dos alimentos na modulação do sono, alterações emocionais, e na otimização da prática esportiva.

    PRÁTICAS INTEGRATIVAS & COMPLEMENTARES

    Estudo da medicina transdisciplinar e capacitação em como realizar um modelo integrativo transdisciplinar. Identificar diferentes paradigmas que impactam o fenômeno da saúde.  Examinar a saúde como um fenômeno transdisciplinar, complexo e sistêmico. Introduzir princípios que contribuem para a estruturação do pensamento integrativo. Conhecer diversos sistemas e práticas integrativas e complementares.

    DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

    Cidadania, sociedade e responsabilidade socioambiental. Ética empresarial e profissional. Comunicação, equipes de trabalho e proposição de conhecimento nas organizações contemporâneas. Liderança, motivação e administração de conflitos para otimização do desempenho no trabalho.  Qualidade de vida no trabalho como competência estratégica. Empregabilidade e Empreendedorismo social. Ambiente mercadológico e marketing digital.

    FORMAÇAO PROFISSIONAL

    Metodologia da Pesquisa Científica e Desenvolvimento de TCC.

    Coordenadores.

    Alex Paubel Junger.

    Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC), Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC e Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social e Letras - Português/Inglês, com Especialização em Língua Portuguesa. Atualmente é professor vinculado a Graduação da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando na área de Orientação para Inovação, Comunicação e Ensino, com ênfase em Gestão do Conhecimento Organizacional, bem como Pesquisador/Professor Colaborador vinculado ao Stricto Sensu em Engenharia e Gestão da Inovação ofertado também pela Universidade Federal do ABC. Além de atuar como avaliador institucional do Ministério da Educação.

    Carolina Vicaria D'Aurea Kasabkojian. (Coordenadora do curso).

    Fisioterapeuta e Consultora em Saúde. Docente e Pesquisadora nas áreas de Medicina do Sono, Ortopedia (Anatomia, Biomecânica e Reabilitação) e Prevenção/ Promoção de Saúde. Mestre e doutoranda pela área de Ciências da Saúde – UNIFESP e Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Aparelho Locomotor no Esporte – UNIFESP; Especialista em Ortopedia e Traumatologia - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Fisioterapeuta – Universidade Católica de Santos; Formação em Reeducação Postural Global e Pilates Solo - Centro Paulista de Fisioterapia e Reeducação Postural.

    Raquel de Luna Antonio.

    Bacharel em Naturologia, Mestre e Doutora em Ciências, pós graduada em Fitoterapia e Acupuntura. É docente do Bacharelado em Naturologia da Universidade Anhembi Morumbi. Atua com Ayurveda há 14 anos, e integra na prática clínica a Medicina Chinesa, plantas medicinais e trabalhos corporais, com foco em estilo de vida e educação em saúde.

    Sharon S. S. Feder.

    Sócia & Diretora Administrativa na Carevolution LTDA. Colunista da Revista Cloud Coaching, com o artigo mais lido no mês de Março 2017 e Abril 2018 e capa da revista de Abril 2017 e Maio 2018. Psicóloga formada pela Brown University (EUA). Especialista em Estudos Brasileiros pela Brown University (EUA). Certificação Internacional em Health and Wellness Coaching pela Wellcoaches (EUA). Treinada no Modelo Transteórico de Mudança Comportamental pela Pro-Change Behavior Systems Inc. Treinada em Medicina de Estilo de Vida pelo Institute of Lifestyle Medicine (EUA). Gestão de Empresa Familiar (FGV-SP). Contabilidade e Finanças para Administradores não Financeiros (FGV-SP). 

    Valéria Cristina Provenza Paschoal.

    Nutricionista. Mestre na área de Nutrição e Pediatria pela UNIFESP – EPM. Editora Científica da Revista Brasileira de Nutrição Funcional. Coordenadora científica e docente convidada dos cursos de Nutrição Clínica Funcional da Universidade Cruzeiro do Sul. Diretora da VP Centro de Nutrição Funcional. Autora e colaboradora dos livros da Coleção Nutrição Clínica Funcional publicados pela VP Editora. Coordenadora da Comissão Científica do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional(IBNF). Membro do The Institute for Functional Medicine -USA. Nutricionista da CSA Brasil (Community Supported Agriculture - Comunidade que Sustenta a Agricultura). Nutricionista do Projeto Angico do Cerrado. Membro do conselho consultivo da CNTU (Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados).

    Procedimentos de Matrícula.

    Necessário realizar a inscrição no site da VP Centro de Nutrição Funcional e no da Universidade Cruzeiro do Sul. Para a efetivação da matrícula, os documentos abaixo deverão ser entregues ao colaborador da VP no primeiro dia de aula.

    • 1 foto 3x4 recente (escrever, no verso: o nome completo do aluno)
    • Cópia autenticada do RG (tem que ter o SELO original do Cartório)
    • Cópia autenticada do CPF (tem que ter o SELO original do Cartório)
    • Cópia autenticada do CERTIDÃO DE NASCIMENTO ou de CASAMENTO (tem que ter o SELO original do Cartório)
    • Cópia simples do COMPROVANTE de pagamento da taxa de inscrição
    • Cópia autenticada do DIPLOMA DE GRADUAÇÃO: frente e verso (com SELO original do Cartório)
    • Obs: RG e CPF não podem ser substituídos por Carteira de Habilitação!

    O instituto de Ensino & Pesquisa VP é referência na área da Saúde e oferece cursos de pós-graduação há mais de 15 anos. Atualmente está presente em 23 cidades com mais de 10.000 profissionais formados em todo Brasil inseridos em grandes centros médicos, hospitais, clínicas, clubes e empresas que atuam na área da saúde. Corpo docente constituído de doutores, mestres e especialistas com extensa experiência prática e científica! 

Outro curso relacionado com ciências sanitárias (várias)

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |